Coaching e mentoring s o nomes modernos para pr ticas de ensino e aprendizagem antigas N o precisamos chover no molhado para explicar suas origens mas n o podemos deixar de lembrar que a profiss o que mais se aproxima desses m todos a de professor educador Talvez o professor moderno pelas circunst ncias do pr prio contexto e da necessidade de uniformiza o do processo de ensino e aprendizagem em alguns contextos tenha se afastado desses modelos ao priorizar mais conte do e teoria em detrimento da singularidade de um relacionamento mais humano e de proximidade com o aprendiz Tratar de coaching e mentoring na universidade voltar a um lugar que nunca dever amos ter deixado resgatando uma forma o mais humana em equil brio com conte do e pr ticas que beneficiam e amplificam ambos aprendiz e educador Neste artigo pretendo mostrar alguns exemplos de Coaching e Mentoring aplicado em cursos de p s-gradua o em universidades internacionais Esclare o ao leitor que n o fiz qualquer contato com as Institui es citadas baseando este artigo em informa es coletadas nos portais das pr prias institui es e outras fontes N o me surpreendeu saber que principalmente o Mentoring desfruta de um enorme valor na forma o dos alunos e integra o de novos colaboradores pesquisadores ou n o dessas institui es al m de demonstrarem modelos bem consolidadas e amplamente divulgados em seus portais Nas institui es pesquisadas o Mentoring tem sido visto como um processo fundamental para a aplicabilidade transfer ncia e integra o do conhecimento acad mico para a vida profissional do aprendiz Exemplos Brit nicos Para a Universidade de Leicester o Mentoring um papel cr tico e de responsabilidade assumida por um funcion rio experiente que concorda em ajudar construir um relacionamento e facilitar o crescimento profissional de um ou mais colegas O mentor um amigo de carreira Mentoring pode sugerir o patroc nio de um colega j nior por um colega s nior ou ser visto como uma rela o entre iguais em que algu m ajudado a desenvolver-se por um membro de seu grupo de pares O relacionamento de Mentoring n o cr tico e confidencial visando dar ao aprendiz a confian a e a capacidade de enfrentar os desafios atuais e futuros no trabalho ou em rela o ao trabalho N o julgador pois distinto do gerenciamento de desempenho ou avalia es anuais e tem no seu cora o o indiv duo em vez dos objetivos da institui o N o para desafiar qualquer autoridade e nem uma rela o de autoridade Na Universidade de Cambridge o termo Mentoring interpretado de diferentes maneiras e usado de forma intercalada com Coaching Ambos podem ser sobre o compartilhamento de reas espec ficas de especializa o e conhecimentos que o aprendiz precisa bem como sobre o seu desenvolvimento Os dois processos podem ocorrer na mesma sess o e para simplificar preferem utilizar o termo Mentoring para cobrir todos os processos envolvidos no suporte ao aprendiz No contexto da Universidade de Cambridge o...