revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate
Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do dossiê: Action Learning: Quando o Mundo se Encontra no Brasil

Olá! Estou novamente aqui com vocês, e confesso que escrever este dossiê traz uma emoção ainda maior que a anterior. Se coordenar a edição 149 foi especial, estar à frente desta edição 150 é simplesmente mágico – e não apenas por ser um marco para a Revista Coaching Brasil, mas pelo momento histórico que estamos vivendo. Mais uma vez, agradeço ao Luciano Lannes pela confiança... leia mais

7 minutos

Aprender com o problema: o diálogo entre métodos e o poder do Action Learning

Vivemos em um tempo em que os desafios se multiplicam com velocidade sem precedentes. Nas organizações, nas equipes e até nas relações pessoais, a necessidade de resolver problemas tornou-se um elemento central da vida contemporânea. Para muitos líderes, o desafio não é apenas “encontrar a solução”, mas compreender como as pessoas aprendem, colaboram e evoluem a partir dos... leia mais

14 minutos

Action Learning: Uma Mentalidade para Resolver Problemas e Enriquecer o Trabalho em Equipe

Ao ouvirem o termo Action Learning, muitas pessoas pensam em uma metodologia estruturada, com sessões formais, cronômetro na mão e papéis definidos para cada integrante do grupo. De fato, essa abordagem — desenvolvida por Reg Revans e amplamente difundida em ambientes corporativos e acadêmicos — pode ser bem eficaz quando aplicada com consistência e seriedade. Mas será que o... leia mais

10 minutos

O problema por trás do problema

Em quase todas as sessões de Action Learning que conduzo, observo o mesmo fenômeno: o problema inicial apresentado pelo cliente se transforma ao longo da sessão. Ele começa trazendo algo que o incomoda, normalmente descrito em termos de sintomas: “minha equipe não se engaja nas reuniões”, “não estou atingindo minhas metas de vendas”. Mas, à medida que as perguntas se sucedem, o... leia mais

13 minutos