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Edição #45 - Fevereiro 2017

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O papel do gestor no Processo de Coaching de Três Pontas

Da contratação à avaliação final.

“Os líderes dentro de uma organização são o elo primordial interferente no desempenho da mesma; tidos como identificadores e comunicadores de valores coletivos, asseguram recursos para as pessoas internamente e ouvem a maior parte do tempo, pois são modeladores e defensores de culturas voltadas para o desempenho.”
(A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES - Ângela Maria Furtado Arruda; Evangelina Chrisóstomo e Sárvia Silvana Rios)

Desde o século XX vários autores ver­sam, são unânimes e apontam como uma das principais competências de um líder a de Desenvolver Pessoas. Na metodologia empregada, a par­ticipação do gestor é fundamental, principalmente quando a sugestão de buscar esta intervenção parte da em­presa em conjunto com o profissional.

A partir disto, o profissional Coach é convidado a conhecer esta organi­zação. Estes encontros servem para que se observe e levante informa­ções onde se possa identificar as ca­racterísticas da empresa, do negócio, segmento e situação atual, dada a im­portância que esta “leitura” tem para o andamento do trabalho. Como diz Kets De Vries (2013):

“Além de atentar para os processos psicodinâmicos, deveríamos também observar as organizações de um modo mais sistêmico, ou seja, como organis­mos que são modelados e impulsiona­dos pelos próprios elementos específi­cos de que são compostos.”

Identificar o conhecimento que o gestor tem em relação àqueles que compõem sua equipe, sua visão sobre gestão de pessoas, a contribuição das pessoas na área e os comportamen­tos que precisam ser desenvolvidos. Todas estas informações também nos serão de muita utilidade no sucesso da intervenção. Nesta etapa inicial ouviremos o que motivou a indicação do profissional para o processo, ao que chamamos de demanda. O coach pode contribuir fazendo questiona­mentos para entender, da maneira mais objetiva possível, que atitude e onde ela está impactando. Observar o quanto e o que está sendo dito é coerente com aquilo que é observa­do e reconhecido. Pelo gestor e pelo futuro coachee. Entender o que é es­perado do profissional a partir do pro­cesso de coaching. Identificar experi­ências deste gestor em processo de mudanças comportamentais. Como as mudanças são percebidas nesta organização, existe apoio, tolerância, entre outros, para aqueles que dão os primeiros passos rumo ao novo? Que tipo de relação gestor X colaborador está posta ali? Passamos também a reconhecer as fortalezas ou fraque­zas desta gestão:

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