icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #45 - Fevereiro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O papel do gestor no Processo de Coaching de Três Pontas

Da contrata o avalia o final Os l deres dentro de uma organiza o s o o elo primordial interferente no desempenho da mesma tidos como identificadores e comunicadores de valores coletivos asseguram recursos para as pessoas internamente e ouvem a maior parte do tempo pois s o modeladores e defensores de culturas voltadas para o desempenho A IMPORT NCIA DA LIDERAN A NAS ORGANIZA ES - nbsp ngela Maria Furtado Arruda Evangelina Chris stomo e S rvia Silvana Rios Desde o s culo XX v rios autores ver sam s o un nimes e apontam como uma das principais compet ncias de um l der a de nbsp Desenvolver Pessoas Na metodologia empregada a par ticipa o do gestor fundamental principalmente quando a sugest o de buscar esta interven o parte da em presa em conjunto com o profissional A partir disto o profissional Coach convidado a conhecer esta organi za o Estes encontros servem para que se observe e levante informa es onde se possa identificar as ca racter sticas da empresa do neg cio segmento e situa o atual dada a im port ncia que esta leitura tem para o andamento do trabalho Como diz Kets De Vries Al m de atentar para os processos psicodin micos dever amos tamb m observar as organiza es de um modo mais sist mico ou seja como organis mos que s o modelados e impulsiona dos pelos pr prios elementos espec fi cos de que s o compostos Identificar o conhecimento que o gestor tem em rela o queles que comp em sua equipe sua vis o sobre gest o de pessoas a contribui o das pessoas na rea e os comportamen tos que precisam ser desenvolvidos Todas estas informa es tamb m nos ser o de muita utilidade no sucesso da interven o Nesta etapa inicial ouviremos o que motivou a indica o do profissional para o processo ao que chamamos de demanda O coach pode contribuir fazendo questiona mentos para entender da maneira mais objetiva poss vel que atitude e onde ela est impactando Observar o quanto e o que est sendo dito coerente com aquilo que observa do e reconhecido Pelo gestor e pelo futuro coachee Entender o que es perado do profissional a partir do pro cesso de coaching Identificar experi ncias deste gestor em processo de mudan as comportamentais Como as mudan as s o percebidas nesta organiza o existe apoio toler ncia entre outros para aqueles que d o os primeiros passos rumo ao novo Que tipo de rela o gestor X colaborador est posta ali Passamos tamb m a reconhecer as fortalezas ou fraque zas desta gest o Est presente nesta rela o uma comunica o clara O gestor compartilha informa es inerentes ao funciona mento da rea Existe a pr tica de feedba ck A oportunidade de me lhoria a ser trabalhada no...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium