Da contratação à avaliação final.
“Os líderes dentro de uma organização são o elo primordial interferente no desempenho da mesma; tidos como identificadores e comunicadores de valores coletivos, asseguram recursos para as pessoas internamente e ouvem a maior parte do tempo, pois são modeladores e defensores de culturas voltadas para o desempenho.”
(A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES - Ângela Maria Furtado Arruda; Evangelina Chrisóstomo e Sárvia Silvana Rios)
Desde o século XX vários autores versam, são unânimes e apontam como uma das principais competências de um líder a de Desenvolver Pessoas. Na metodologia empregada, a participação do gestor é fundamental, principalmente quando a sugestão de buscar esta intervenção parte da empresa em conjunto com o profissional.
A partir disto, o profissional Coach é convidado a conhecer esta organização. Estes encontros servem para que se observe e levante informações onde se possa identificar as características da empresa, do negócio, segmento e situação atual, dada a importância que esta “leitura” tem para o andamento do trabalho. Como diz Kets De Vries (2013):
“Além de atentar para os processos psicodinâmicos, deveríamos também observar as organizações de um modo mais sistêmico, ou seja, como organismos que são modelados e impulsionados pelos próprios elementos específicos de que são compostos.”
Identificar o conhecimento que o gestor tem em relação àqueles que compõem sua equipe, sua visão sobre gestão de pessoas, a contribuição das pessoas na área e os comportamentos que precisam ser desenvolvidos. Todas estas informações também nos serão de muita utilidade no sucesso da intervenção. Nesta etapa inicial ouviremos o que motivou a indicação do profissional para o processo, ao que chamamos de demanda. O coach pode contribuir fazendo questionamentos para entender, da maneira mais objetiva possível, que atitude e onde ela está impactando. Observar o quanto e o que está sendo dito é coerente com aquilo que é observado e reconhecido. Pelo gestor e pelo futuro coachee. Entender o que é esperado do profissional a partir do processo de coaching. Identificar experiências deste gestor em processo de mudanças comportamentais. Como as mudanças são percebidas nesta organização, existe apoio, tolerância, entre outros, para aqueles que dão os primeiros passos rumo ao novo? Que tipo de relação gestor X colaborador está posta ali? Passamos também a reconhecer as fortalezas ou fraquezas desta gestão: