Origens do coaching executivo
O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço.
Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que ganhou força a questão de como tornar os investimentos em desenvolvimento mais efetivos. Abordagens personalizadas de suporte a líderes começaram a ser adotadas como estratégia para otimizar o desenvolvimento de habilidades adaptativas para o trabalho. Assim nasceu o coaching executivo.
O que é coaching executivo?
É uma relação formal de trabalho entre um cliente executivo e um coach profissional. O foco do trabalho é apoiar o cliente a melhorar sua performance em sua posição atual e pode envolver tópicos subjacentes em que o coaching é bastante eficiente, tais como mudança de hábitos e comportamentos, desenvolvimento de competências, ampliação de consciência para a tomada de decisão, identificação e desconstrução de modelos mentais que já não são úteis, melhoria de satisfação pessoal, etc.
Como as empresas têm usado coaching executivo?
Listo, a seguir, algumas das situações mais comuns em que o coaching executivo é aplicado: