Existem dois tipos diferentes de metas:
a meta de resultado: seu destino final, para onde você está apontando
a meta de processo: sua jornada, como você chegará lá.
Joseph O'Connor
A melhoria do desempenho organizacional é revelada por meio do alcance de metas. Por sua vez, o desenvolvimento da liderança consiste no alicerce para os resultados advindos das metas. Antecedendo o desenvolvimento de competências para o alcance de metas, entram em cena alguns pressupostos básicos:
O primeiro é a análise da trajetória do líder, que consiste na identificação da lacuna entre a visão de futuro do líder e a sua situação e competências atuais. Esta análise tem como objetivo central identificar pontos que possam influenciar no desempenho futuro e que devem ser considerados no plano de ação de desenvolvimento.
Com a prática dessa análise, o plano de ação será factível e sustentável e mitigará problemas decorrentes da falta de planejamento.
O segundo, o entendimento da visão de futuro, que indica clareza e determinação para alcançar os resultados pretendidos.
O terceiro, a consideração da dinâmica interpessoal composta por sentimentos, valores, atitudes e padrões comportamentais
O quarto é o plano de ação. Neste contexto, será feita a análise da lacuna de desempenho e as bases para o alcance da visão de futuro. Aparecerá ainda a decisão de rever a visão ou mobilizar novos recursos para o seu alcance. Em seguida, haverá a elaboração do plano de autodesenvolvimento, contemplando a identificação da missão pessoal no papel da liderança ou a missão organizacional.
O quinto pressuposto, por fim, apresenta o foco no equilíbrio da trilogia pessoas, processos - resultados. Isso significa que o desenvolvimento de líderes e o alcance de metas organizacionais, por meio do coaching executivo, prioriza habilidades de pensamento humanizado, processual, sistêmico e estratégico.