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Edição #44 - Janeiro 2017

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Criando uma cultura de Coaching: Coaching Interno

Plano de Fundo

Em 2011, eu fui convidada para liderar o desenvolvimento de uma estratégia de cultura de Coaching Interno em uma grande organização do setor público no Canadá. O objetivo era criar uma cultura de Coaching, onde funcionários teriam acesso a serviços de Coaching e onde os líderes adotariam um estilo de liderança de Coaching. A oportunidade surgiu com o resultado de uma decisão estratégica para apoiar líderes ao terem as conversas necessárias para melhorar o desempenho.

A estratégia imperativa para um programa de Coaching Interno

A menos que você possa ligar Coaching Interno a uma estratégia imperativa, você irá lutar com um apoio sistêmico; ele poderá ser visto como outra linha de negócio. O melhor posicionamento é vinculá-lo a uma mudança de cultura – uma cultura de Coaching para apoiar o negócio e o desenvolvimento dos funcionários. No nosso caso, tratou-se de desenvolvimento de liderança para que o público fosse melhor atendido. Isto é o que Sinek enquadra como “Comece com um por quê”.

Para criar a estratégia de Coaching, nós entrevistamos os interessados chave em todos os níveis da companhia, para entender onde estavam as oportunidades e as questões. Nós também realizamos uma análise das organizações do setor público e aprendemos que havia apenas uma organização que havia capacitado alguns funcionários para treinar em 10% do seu tempo, ou ao mesmo tempo em eles realizavam seus trabalhos principais. Nossa pesquisa no Reino Unido e na Austrália indicou que houve alguns estudos de caso, então nós entrevistamos sobre criar culturas de Coaching, tais como Dr. Peter Hawkins da Universidade de Manchester (Reino Unido) e Natalie Ashdown (Austrália). Havia poucos livros e artigos escritos na época em que formamos nossas opiniões, no entanto, culturas de Coaching estavam começando a emergir como uma estratégia de desenvolvimento nas corporações.

É importante assegurar que a estratégia de Coaching apoie a mudança de cultura desejada ao nível mais alto e que apoie o negócio diretamente. Nós adotamos a definição de (uma) cultura de Coaching de Thomas Crane. Ele diz que uma cultura de Coaching está presente quando:

“... todos os membros da cultura destemidamente se engajam em conversas sinceras e respeitosas... sem restrições por relatar relacionamentos, sobre como podem melhorar suas relações de trabalho e o desempenho individual e do trabalho coletivo. Todos aprenderam a valorizar e usar o feedback eficientemente, como uma ferramenta poderosa de aprendizado para produzir desenvolvimento pessoal e profissional, relações de trabalho altamente confiáveis, melhoria contínua do desempenho no trabalho e crescente satisfação do cliente.”

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