revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #89 - Outubro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do Dossiê: Espiritualidade

Há uma grande confusão quando se fala sobre Espiritualidade. A maior, talvez, seja a analogia direta com religião. Luiz Eduardo Berni em seu artigo diz que muitos creem que a religião seja a mãe da espiritualidade, enquanto outros pensem o contrário.

Este dossiê que agora apresento, e convido a uma leitura calma e cuidadosa, pode trazer grandes reflexões e a uma reestruturação da forma como você faz a costura entre suas crenças, religião e espiritualidade.

A ideia deste tema nasceu de uma conversa com o amigo Gustavo Boog. Ele, que há um bom tempo havia proposto e assinava os artigos da coluna “Mais velhos, mais sábios”, em dado momento, pediu um tempo. Pouco depois, disse que gostaria de criar e escrever uma outra coluna que tratasse de espiritualidade. Não demorou para a ideia de um dossiê sobre o tema surgir e Gustavo ficou muito feliz em coordená-lo.

Gustavo convocou um grande time para que pudéssemos pensar espiritualidade de uma forma técnica, humana, integral e abrangente.

Luiz Eduardo Berni faz uma análise sensacional das relações históricas da espiritualidade, religião e a Psicologia. Este artigo está aberto. Para ler basta um cadastro grátis. Clique AQUI.

Gustavo Boog em seu artigo mostra como a espiritualidade pode se integrar positivamente às organizações e seus profissionais quando apoia a busca por propósito e transcendência. Este artigo está aberto.  Para ler basta um cadastro grátis. Clique AQUI.

Floriano Serra, fala sobre “Qualidades Espirituais”. Ele diz que o título da ocupação do indivíduo serve de identificação ou classificação da sua prática, mas não da qualidade do seu desempenho, da sua essência. Da mesma forma, ele traz esta reflexão para a espiritualidade.

Jair Moggi aborda a espiritualidade e os ciclos de vida numa perspectiva do processo de Coaching.

Dr. Sérgio Marcus Pinto Lopes volta o olhar para a relação da espiritualidade com a religião e as formas do ser humano lidar com o que transborda o racional.

Fechando o dossiê, Valéria Silveira Wagner, mostra que já temos todos os recursos de que precisamos para nos conectarmos, em primeiro conosco mesmo, e mostra vários caminhos.

Que desfrutem desta obra maravilhosa feita com muito carinho a várias mãos.

Abraços, Luciano Lannes

Artigo publicado em 05/10/2020
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Imunidade à Mudança

Caro leitor, embarcar nesta jornada de reflexão, conhecimento e entendimento da abordagem do 'Immunity to Change', será sem dúvida um convite para você abrir as janelas do seu potencial e abraçar o novo, desembaçando, talvez, seus óculos para enxergar muito mais longe e de forma ampliada. Depois de muito estudo, prática e entendimento deste conceito, a metáfora que uso para ilustrar... leia mais

5 minutos

Talentos e Pontos Fortes

Sejam bem-vindos a esta edição especial sobre Talentos e Pontos Fortes! Em tempos tão desafiadores como o que estamos vivenciando, conscientizar-se de que você tem talentos únicos e que pode progredir muito mais se aprimorar os seus pontos fortes impacta positivamente no seu bem-estar, felicidade e autoeficácia. Na necessidade de reinvenção, muitos buscam copiar os outros, ao invés de... leia mais

7 minutos

Editorial - Ed. 87

Caros leitores, Já faz um bom tempo que Dulce Soares entrou em contato comigo para trocar ideias e ver algumas possibilidades. Filha de pai português e mãe brasileira, hoje reside em Portugal e coordena o Comité da Comunidade de Coaching em Língua Portuguesa da ICF Portugal Papo vai, papo vem, mês entra, mês sai, e aí veio a ideia de um dossiê falando sobre o Coaching em países de... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium