icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #82 - Março 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Coach como promotor de aprendizagem organizacional

N o novidade que o contexto social em que as organiza es est o inseridas est mudando numa velocidade grande est mais complexo do que nunca e mais incerto do que nunca O Mundo VUCA Vol til Incerto Complexo e Amb guo exige novas capacidades para organiza es l deres e times lidarem com o novo normal Recentemente me deparei novamente com o conceito de Learning Organizations que em portugu s significa Organiza es que Aprendem e fiquei reflexiva sobre qual o papel daqueles que fazem interven es seja com a inten o de desenvolvimento humano ou organizacional seja para auxiliar l deres e organiza es Vale lembrar a diferen a entre os diferentes papeis Consultor Normalmente faz um diagn stico para verificar pontos de melhoria e prop e solu es que gerem resultados Facilitador A partir de um desenho de estrutura e com um objetivo definido promove atividades para constru o de solu es projetos entendimentos e alinhamentos no grupo Professor Transfere conhecimento para um grupo de pessoas considerando sua expertise ou conhecimento adquirido Coach Auxilia na descoberta de capacidades e compet ncias visando um melhor desempenho em fun o de um objetivo espec fico Com a globaliza o o avan o da tecnologia a conex o entre as pessoas e organiza es torna-se um desafio constante Como poss vel incorporar novos conhecimentos e despertar o aprendizado constante como uma habilidade organizacional Antes de seguir vamos relembrar o que significa Organiza es que Aprendem Peter Senge define Organiza es que Aprendem como organiza es nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam em que se estimulam padr es de pensamentos novos e abrangentes a aspira o coletiva ganha liberdade e as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas Vale lembrar tamb m que importante que esse olhar esteja presente em todos os n veis da organiza o pois com a rapidez das mudan as e sendo essas uma constante a afirma o somos todos...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de... leia mais

20 minutos

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado. Ao... leia mais

9 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A articulação das dimensões e competências da ICF

Muito se escuta falar das competências da International Coach Federation - ICF, mas ainda que este seja um tema muito discutido, insisto na necessidade de lançar luz sobre este assunto, pois em minha opinião, a compreensão do encadeamento das competências incrementa significativamente a atuação de um coach, especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial, que foi o que... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium