N o novidade que o contexto social em que as organiza es est o inseridas est mudando numa velocidade grande est mais complexo do que nunca e mais incerto do que nunca O Mundo VUCA Vol til Incerto Complexo e Amb guo exige novas capacidades para organiza es l deres e times lidarem com o novo normal Recentemente me deparei novamente com o conceito de Learning Organizations que em portugu s significa Organiza es que Aprendem e fiquei reflexiva sobre qual o papel daqueles que fazem interven es seja com a inten o de desenvolvimento humano ou organizacional seja para auxiliar l deres e organiza es Vale lembrar a diferen a entre os diferentes papeis Consultor Normalmente faz um diagn stico para verificar pontos de melhoria e prop e solu es que gerem resultados Facilitador A partir de um desenho de estrutura e com um objetivo definido promove atividades para constru o de solu es projetos entendimentos e alinhamentos no grupo Professor Transfere conhecimento para um grupo de pessoas considerando sua expertise ou conhecimento adquirido Coach Auxilia na descoberta de capacidades e compet ncias visando um melhor desempenho em fun o de um objetivo espec fico Com a globaliza o o avan o da tecnologia a conex o entre as pessoas e organiza es torna-se um desafio constante Como poss vel incorporar novos conhecimentos e despertar o aprendizado constante como uma habilidade organizacional Antes de seguir vamos relembrar o que significa Organiza es que Aprendem Peter Senge define Organiza es que Aprendem como organiza es nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam em que se estimulam padr es de pensamentos novos e abrangentes a aspira o coletiva ganha liberdade e as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas Vale lembrar tamb m que importante que esse olhar esteja presente em todos os n veis da organiza o pois com a rapidez das mudan as e sendo essas uma constante a afirma o somos todos...