icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #115 - Dezembro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdu o medida que as organiza es lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necess ria para superar a concorr ncia as compet ncias dos l deres necess rias para desenhar e gerenciar essa mudan a evolu ram t o rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transi es necess rias para serem l deres eficazes O uso de estrat gias de desenvolvimento organizacional como disciplina distinta da gest o de recursos humanos tamb m estimulou o estado atual da necessidade e do apetite para coaching de grupo e de equipe se por nenhuma outra raz o que n o a escalabilidade a fim de colher os benef cios do coaching individual e executivo que as empresas agora valorizam em uma escala maior Embora o conceito e a defini o de desenvolvimento organizacional n o sejam novos com a defini o mais usada de Desenvolvimento Organizacional proveniente do trabalho de Beckhard novas metodologias para apoiar os esfor os gerenciais corporativos planejados e de cima para baixo surgiram incluindo o coaching Ele define o desenvolvimento organizacional como um esfor o planejado de toda a organiza o e gerenciado desde a alta dire o para aumentar a efic cia e a sa de da organiza o por meio de interven es planejadas nos processos da organiza o utilizando conhecimento comportamental-cient fico p nbsp Embora o coaching executivo e de vida possam muito bem ser as primeiras coisas que as pessoas pensam quando algu m menciona o coaching como uma metodologia para apoiar iniciativas de desenvolvimento organizacional e desenvolvimento de funcion rios especialmente no topo h um volume crescente de pesquisas recentes que sustentam o valor de o coaching tornar-se acess vel a todos os funcion rios da organiza o Os benef cios incluem produtos e trabalhos mais inovadores e de maior qualidade melhor colabora o e maior engajamento Coltsmann Blalock et al fornecem uma defini o um pouco mais moderna de Desenvolvimento Organizacional OD dizendo que hellip um campo de pesquisa teoria e pr tica dedicados a expandir o conhecimento e a efic cia das pessoas para realizar mudan as e desempenho organizacionais mais bem-sucedidos nbsp Para proporcionar coaching a grandes contingentes em seu tradicional processo um-a-um precisar amos de muito mais coaches neste mundo Segue-se que este processo em grupo e equipe est recebendo alguma aten o embora muitos ainda estejam encontrando seu caminho para uma compreens o completa primeiro da diferen a entre oferecer coaching a muitos e aulas de treinamento lideradas por instrutores bem como as diferen as entre coaching em grupo e de equipe como processos separados embora relacionados Para quem entende o que coaching a distin o entre coaching de grupo e equipe versus treinamento ministrado por instrutores f cil a distin o entre o de grupo versus equipe que se torna mais importante de entender para que a aplica o adequada das Compet ncias ICF com base nas rela es e objetivos dos membros do grupo possa ocorrer Objetivos do Coaching de Grupo e Equipe Muitas vezes veremos as express es coaching de grupo e coaching de equipe usados de forma quase intercambi vel nbsp No entanto esta uma refer ncia incorreta Uma equipe um pequeno n mero de pessoas com habilidades complementares comprometidas com um prop sito metas de desempenho e abordagem comuns pelas quais s o mutuamente respons veis Katzenbach e Smith p nbsp nbsp nbsp nbsp Neste contexto O Dicion rio Merriam-Webster define um grupo como um n mero de indiv duos reunidos ou tendo alguma rela o de uni o A chave para a diferen a entre um grupo e uma equipe que os membros da equipe n o s o apenas mutuamente respons veis mas tamb m mutuamente dependentes uns dos outros para alcan ar o objetivo comum nbsp J os membros de um grupo n o s o mutuamente respons veis nem cada um deles depende necessariamente de outros dentro do grupo para atingir seu objetivo individual mesmo que tal objetivo seja o fator de uni o comum S o as diferentes interdepend ncias entre os membros do grupo e da equipe que cristalizam a natureza distinta do coaching de grupo e de equipe Os objetivos o processo e o uso adequado de cada um desses dois tipos de interven es de coaching s o distintos e precisam ser utilizados adequadamente Para cada um a base do objetivo o desenvolvimento e a cria o de consci ncia adicional que leve a um melhor desempenho mas neste momento que os dois divergem De acordo com Schulte e Liska o objetivo do coaching em...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado. Ao... leia mais

9 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A articulação das dimensões e competências da ICF

Muito se escuta falar das competências da International Coach Federation - ICF, mas ainda que este seja um tema muito discutido, insisto na necessidade de lançar luz sobre este assunto, pois em minha opinião, a compreensão do encadeamento das competências incrementa significativamente a atuação de um coach, especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial, que foi o que... leia mais

11 minutos

A força da empatia pelas lentes que levam ao sucesso

A conversa de coaching deve ser algo que acontece naturalmente e com entusiasmo. Afinal de contas, é algo que nosso cliente espera ansiosamente. Para alguns coaches, a conversa espontânea e objetiva é exatamente o que os faz levantar todas as manhãs. No entanto, tenho percebido que o oposto também acontece e daí, nada mais fica natural ou pelo menos como a gente sempre quis. Tenho... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium