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Edição #115 - Dezembro 2022

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Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução

À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de desenvolvimento organizacional como disciplina distinta da gestão de recursos humanos, também estimulou o estado atual da necessidade e do apetite para coaching de grupo e de equipe, se por nenhuma outra razão, que não a escalabilidade, a fim de colher os benefícios do coaching individual e executivo que as empresas agora valorizam em uma escala maior.

Embora o conceito e a definição de desenvolvimento organizacional não sejam novos, com a definição mais usada de Desenvolvimento Organizacional proveniente do trabalho de Beckhard, 1969, novas metodologias para apoiar os esforços gerenciais corporativos, planejados e de cima para baixo surgiram, incluindo o coaching. Ele define o desenvolvimento organizacional como “um esforço (1) planejado, (2) de toda a organização, e (3) gerenciado desde a alta direção, para (4) aumentar a eficácia e a saúde da organização por meio de (5) intervenções planejadas nos “processos” da organização, utilizando conhecimento comportamental-científico. (p. 9)” 

Embora o coaching executivo e de vida possam muito bem ser as primeiras coisas que as pessoas pensam quando alguém menciona o coaching como uma metodologia para apoiar iniciativas de desenvolvimento organizacional e desenvolvimento de funcionários, especialmente no topo, há um volume crescente de pesquisas recentes que sustentam o valor de o coaching tornar-se acessível a todos os funcionários da organização. Os benefícios incluem produtos e trabalhos mais inovadores e de maior qualidade, melhor colaboração e maior engajamento (Coltsmann, 2017).

Blalock, et. al. fornecem uma definição um pouco mais moderna de Desenvolvimento Organizacional (OD) dizendo que é “… um campo de pesquisa, teoria e prática dedicados a expandir o conhecimento e a eficácia das pessoas para realizar mudanças e desempenho organizacionais mais bem-sucedidos.” 

Para proporcionar coaching a grandes contingentes, em seu tradicional processo um-a-um, precisaríamos de muito mais coaches neste mundo! Segue-se que este processo, em grupo e equipe, está recebendo alguma atenção, embora muitos ainda estejam encontrando seu caminho para uma compreensão completa, primeiro da diferença entre oferecer coaching a muitos e aulas de treinamento lideradas por instrutores, bem como as diferenças entre coaching em grupo e de equipe como processos separados, embora relacionados.

Para quem entende o que é coaching, a distinção entre coaching de grupo e equipe, versus treinamento ministrado por instrutores, é fácil. É a distinção entre o de grupo versus equipe que se torna mais importante de entender, para que a aplicação adequada das Competências ICF, com base nas relações e objetivos dos membros do grupo, possa ocorrer.


Objetivos do Coaching de Grupo e Equipe

Muitas vezes veremos as expressões “coaching de grupo” e “coaching de equipe” usados de forma quase intercambiável. 

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