icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #111 - Agosto 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experi ncias anteriores constituem sem d vida uma excelente fonte de boas informa es sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching Percebo na minha atua o que o objetivo trazido raramente novo para o sujeito Portanto h muito a ser resgatado de experi ncias anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado Ao conduzirmos o cliente rumo ao objetivo o principal foco que precisamos ter em mente que na verdade ele j queria Estar l o que muito diferente de viver um processo para se tornar o protagonista do Chegar l Essa disson ncia nada simples o gancho para buscarmos as experi ncias anteriores acerca daquela tem tica Atendo clientes que buscam mudan a de comportamento em prol de melhoria na qualidade de vida estilo de vida Na sua grande maioria eles querem emagrecer melhorar a est tica ter disposi o f sica e se sentir bem com o pr prio corpo e com o espelho Estipular um objetivo claro e concreto para um processo de emagrecimento a parte f cil Por mais que um ou outro n o saiba o n mero exato que deseja olhar ao subir na balan a a grande maioria almeja um referencial do passado Com isso marcamos que eles j tiveram l o que potencializa a autoefic cia para pegar o caminho de volta E assim come amos a desenhar literalmente o retorno a um lugar j conhecido Inicialmente destrinchamos todas as experi ncias anteriores que est o registradas no consciente do sujeito acerca do pr prio objetivo Fazendo ele se recordar dos pontos que considera que falhou no processo E os pontos que foram mais f ceis para ele colocar em pr tica O que trazido como aspectos de facilidade constru mos uma an lise cr tica pautada na auto-observa o dos comportamentos que ele conseguiu sustentar at hoje...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de... leia mais

20 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A articulação das dimensões e competências da ICF

Muito se escuta falar das competências da International Coach Federation - ICF, mas ainda que este seja um tema muito discutido, insisto na necessidade de lançar luz sobre este assunto, pois em minha opinião, a compreensão do encadeamento das competências incrementa significativamente a atuação de um coach, especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial, que foi o que... leia mais

11 minutos

A força da empatia pelas lentes que levam ao sucesso

A conversa de coaching deve ser algo que acontece naturalmente e com entusiasmo. Afinal de contas, é algo que nosso cliente espera ansiosamente. Para alguns coaches, a conversa espontânea e objetiva é exatamente o que os faz levantar todas as manhãs. No entanto, tenho percebido que o oposto também acontece e daí, nada mais fica natural ou pelo menos como a gente sempre quis. Tenho... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium