As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado.
Ao conduzirmos o cliente rumo ao objetivo, o principal foco que precisamos ter em mente é que: na verdade ele já queria “Estar lá” o que é muito diferente de viver um processo para se tornar o protagonista do “Chegar lá”. Essa dissonância nada simples é o gancho para buscarmos as experiências anteriores acerca daquela temática.
Atendo clientes que buscam mudança de comportamento em prol de melhoria na qualidade de vida/estilo de vida. Na sua grande maioria, eles querem emagrecer, melhorar a estética, ter disposição física e se sentir bem com o próprio corpo e com o espelho.
Estipular um objetivo claro e concreto para um processo de emagrecimento é a parte fácil. Por mais que, um ou outro, não saiba o número exato que deseja olhar ao subir na balança, a grande maioria almeja um referencial do passado. Com isso, marcamos que eles já tiveram lá, o que potencializa a autoeficácia para pegar o caminho de volta.