revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #108 - Maio 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A articulação das dimensões e competências da ICF


Muito se escuta falar das competências da International Coach Federation - ICF, mas ainda que este seja um tema muito discutido, insisto na necessidade de lançar luz sobre este assunto, pois em minha opinião, a compreensão do encadeamento das competências incrementa significativamente a atuação de um coach, especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial, que foi o que aconteceu comigo.

Há algum tempo, antes de conquistar minha credencial, assistindo um webinar de uma master certified coach (MCC) ICF, escutei algo que abriu meus horizontes e me ajudou a decidir ser uma coach certificada ICF: “a ICF trabalha com competências, não com ferramentas de coaching”. Uma luz se acendeu em mim ao escutar esta frase, porque entendo que são coisas distintas. A competência para mim diz de algo que aprendo e desenvolvo, me coloca em interação seja com a pessoa ou situação e por isso é aberta. Somente a ferramenta me remete a uso, desuso, certo, errado, algo fechado.  Particularmente, entendo que a competência pode, ou não, determinar a eficácia da ferramenta e a circunstância é que determinará se foi eficaz ou não.

Senti-me provocada a me inteirar mais da instituição da qual eu era uma associada, relacionar-me com seus propósitos e assim eu iniciei um caminho que ampliou e amplia continuamente meus olhares para o coaching.

Ocupei-me em entender o código de ética, o encadeamento das quatro perguntas norteadoras de uma sessão e as competências. Quanto mais eu estudava, mais eu deparava-me com uma visão sistêmica, muito bem entrelaçada do que propõe a ICF para o processo de coaching. Passei a compreender que a separação destes assuntos se dava mais por questões didáticas, para facilitar o processo de aprendizagem e evolução do coach.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de... leia mais

20 minutos

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado. Ao... leia mais

9 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A força da empatia pelas lentes que levam ao sucesso

A conversa de coaching deve ser algo que acontece naturalmente e com entusiasmo. Afinal de contas, é algo que nosso cliente espera ansiosamente. Para alguns coaches, a conversa espontânea e objetiva é exatamente o que os faz levantar todas as manhãs. No entanto, tenho percebido que o oposto também acontece e daí, nada mais fica natural ou pelo menos como a gente sempre quis. Tenho... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium