icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #108 - Maio 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A articulação das dimensões e competências da ICF

Muito se escuta falar das compet ncias da International Coach Federation - ICF mas ainda que este seja um tema muito discutido insisto na necessidade de lan ar luz sobre este assunto pois em minha opini o a compreens o do encadeamento das compet ncias incrementa significativamente a atua o de um coach especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial que foi o que aconteceu comigo H algum tempo antes de conquistar minha credencial assistindo um webinar de uma master certified coach MCC ICF escutei algo que abriu meus horizontes e me ajudou a decidir ser uma coach certificada ICF a ICF trabalha com compet ncias n o com ferramentas de coaching Uma luz se acendeu em mim ao escutar esta frase porque entendo que s o coisas distintas A compet ncia para mim diz de algo que aprendo e desenvolvo me coloca em intera o seja com a pessoa ou situa o e por isso aberta Somente a ferramenta me remete a uso desuso certo errado algo fechado nbsp Particularmente entendo que a compet ncia pode ou n o determinar a efic cia da ferramenta e a circunst ncia que determinar se foi eficaz ou n o Senti-me provocada a me inteirar mais da institui o da qual eu era uma associada relacionar-me com seus prop sitos e assim eu iniciei um caminho que ampliou e amplia continuamente meus olhares para o coaching Ocupei-me em entender o c digo de tica o encadeamento das quatro perguntas norteadoras de uma sess o e as compet ncias Quanto mais eu estudava mais eu deparava-me com uma vis o sist mica muito bem entrela ada do que prop e a ICF para o processo de coaching Passei a compreender que a separa o destes assuntos se dava mais por quest es did ticas para facilitar o processo de aprendizagem e evolu o do coach Embora estejam entrela ados os referidos assuntos neste artigo n o abordarei o c digo de tica Irei direto s perguntas norteadoras da sess o e ou do processo de coaching o que voc quer trabalhar nesta sess o se n o o cliente quem escolhe o tema da sess o quem ent o O coach Se este ltimo ent o n o estamos a falar de coaching podemos estar falando de consultoria mentoria ou outras profiss es de apoio A sess o do cliente e ele quem decide o que ser trabalhado n o o coach Porque este tema importante para...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de... leia mais

20 minutos

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado. Ao... leia mais

9 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A força da empatia pelas lentes que levam ao sucesso

A conversa de coaching deve ser algo que acontece naturalmente e com entusiasmo. Afinal de contas, é algo que nosso cliente espera ansiosamente. Para alguns coaches, a conversa espontânea e objetiva é exatamente o que os faz levantar todas as manhãs. No entanto, tenho percebido que o oposto também acontece e daí, nada mais fica natural ou pelo menos como a gente sempre quis. Tenho... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium