revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #81 - Fevereiro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um Olhar integral para o Desenvolvimento Humano

Meu primeiro contato com a Teoria Integral foi quando assisti uma palestra do Marcelo Cardoso (um dos autores desse dossiê) em uma aula dentro de um curso de MBA em 2002, falando sobre Integral Business. Naquela ocasião fiquei ao mesmo tempo extasiado e emocionado. O que vi e ouvi naquele dia foi como um despertar, pois aquelas práticas de gestão apresentadas faziam total sentido.

Desse despertar até 2018 foram anos em que não esqueci daquela chama inicial, mas não havia muito material disponível além de livros do Ken Wilber, que na minha visão, chegou a melhor maneira de abordar a filosofia Integral, criando o que chamamos hoje de Teoria ou Abordagem Integral. Atualmente o material disponível já é bem mais abundante e prático.

A Teoria Integral pode ser de grande utilidade para o desenvolvimento humano, propiciando que esse mapa tão elegante e profundo nos ajude a entender a realidade de uma forma ampla e eficiente. Como levar aos tomadores de decisão nas organizações todo esse maravilhoso conjunto de lentes, ferramentas e possibilidades? Como trazer essas novas perspectivas e elevar o nível de consciência?

E é nessa linha que vou trazer o meu entendimento, o meu mapa, que pela própria Teoria Integral só pode estar parcialmente certo, pois um mapa, como uma visão de mundo, é apenas uma ferramenta para que possamos observar os territórios e assim formar a nossa própria “versão” da realidade.

Ainda embarcamos muito pouco da ideia de apoiar o ser humano a se conhecer melhor dentro das organizações. O desenvolvimento ainda é direcionado a elevar a produtividade, a redução de despesas e ao aumento do controle, inclusive nos treinamentos direcionados à liderança. É o paradigma vigente.

Ken Wilber traz, principalmente em dois livros , “The Religion of Tomorrow” e “Integral Meditation” alguns conceitos para uma Vida Integral, que podemos derivar para o desenvolvimento humano. Pode-se, nas palavras do próprio Wilber elevar o potencial humano, tornando os indivíduos melhores, mais conscientes, cuidadosos e realizados dentro da máxima potencialidade de cada um.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Bem-Estar: Alavancando Talentos para Enfrentar Adversidades

“Nunca estamos tão fortes quanto quando temos em mente nossos êxitos.” Donald O. Clifton, PhD Qual foi a conquista mais importante que você teve no último ano? Como seus talentos contribuíram para esse resultado? Como você se sente em relação a essa experiência? Algo especial acontece quando relembramos nossos sucessos anteriores. O semblante, o tom de voz, a... leia mais

13 minutos

A literatura lusófona – ferramenta de aprendizagem em Coaching

“As ideias têm poder. O insight de muitos dos grandes pensadores e escritores, ao longo dos séculos, ajuda-nos ... a descobrir caminhos importantes à medida que vamos atravessando a nossa existência.”Irvin D. Yalom Ao longo dos anos nós, os coaches, preparamo-nos constantemente para servir os clientes da melhor maneira possível. Seminários, formações, mentoria, supervisão, tudo na... leia mais

13 minutos

Experimentando a Vulnerabilidade na China

“Imagine que, num belo dia, um disco voador o abduzisse e depois o soltasse num local totalmente estranho. Bum! Você cai de dentro da espaçonave, levanta e olha em volta. E o que você vê? Pessoas estranhas, que se vestem de forma estranha; se acocoram para descansar as pernas; usam buracos em vez de privadas; comem cachorro, cobra, escorpião, lagarta; gritam, se empurram, furam fila. Agora... leia mais

13 minutos

Psicoterapia Transpessoal

As psicoterapias se apresentam historicamente para a psicologia e para a sociedade como uma prática de grande relevância como uma ação de cuidado. Independentemente de sua orientação teórica, têm como objetivos principais levar a pessoa ao conhecimento de si, empreender tomadas de decisão e ações que favoreçam o próprio equilíbrio e crescimento do ser humano. É um processo que... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium