revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #145 - Junho 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco

 

Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor que seja — sairá do papel.

Existem dois caminhos para promover mudanças:

1 - De fora para dentro: mudam-se processos e sistemas, o que altera o comportamento e, depois, a forma de ver o mundo.

2 - De dentro para fora: muda-se a visão de mundo e, consequentemente, comportamentos e processos se transformam.

 

Um exemplo no varejo, se você deseja que os funcionários tenham mais foco no cliente, pode mudar políticas internas, facilitar trocas ou reorganizar o espaço físico. Funciona. Mas também pode convidá-los a visitar outras lojas como clientes e trazer essas percepções para discussão em grupo. Ambas as abordagens funcionam, mas a segunda tende a ser mais profunda e sustentável.

Mudanças de atitude geram menos resistência e liberam o potencial criativo das pessoas. Já alterações de processo, quando não acompanhadas de mudança de visão, tendem a sufocar a iniciativa. Ainda assim, empresas insistem no modelo "de fora para dentro" porque transformar atitudes exige habilidades de comunicação que poucos dominam.

E é aqui que entra o coaching. Segundo a ICF (International Coaching Federation), coaching é uma parceria em um processo criativo que estimula reflexão e inspira as pessoas a maximizar seu potencial. E isso só acontece por meio da comunicação. Em essência, coaching é comunicação.

Portanto, se a liderança e o coaching ocorrem através da comunicação, fica claro que para evoluir como líder, você precisa transformar a forma como se comunica. Entre outras coisas, isso exige reconhecer os diferentes tipos de conversas. Diferenciar traz significado. E significado permite classificação e ação.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos

Não existe Ano Perfeito, mas pode existir um Ano Verdadeiro

Há um segredo pouco conhecido sobre o início de um novo ciclo que pode fazer toda a diferença. Como psicóloga clínica e empresária, quero compartilhar algumas verdades importantes. Primeiro: o segredo não está em buscar algo perfeito, mas algo verdadeiro. Segundo: embora todos falem da importância da verdade, poucos explicam como se conectar com ela. Aqui você irá descobrir. Sempre... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium