icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #145 - Junho 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os h bitos das Pessoas Muito eficazes Stephen Covey e na obra de Kim H Krisco nbsp Liderar n o apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas Tamb m n o se resume a dar ordens Liderar mobilizar pessoas E para isso necess rio inspirar motivar e acima de tudo comunicar Sem uma comunica o que engaje nenhuma estrat gia mdash por melhor que seja mdash sair do papel Existem dois caminhos para promover mudan as - De fora para dentro nbsp mudam-se processos e sistemas o que altera o comportamento e depois a forma de ver o mundo - De dentro para fora nbsp muda-se a vis o de mundo e consequentemente comportamentos e processos se transformam nbsp Um exemplo no varejo se voc deseja que os funcion rios tenham mais foco no cliente pode mudar pol ticas internas facilitar trocas ou reorganizar o espa o f sico Funciona Mas tamb m pode convid -los a visitar outras lojas como clientes e trazer essas percep es para discuss o em grupo Ambas as abordagens funcionam mas a segunda tende a ser mais profunda e sustent vel Mudan as de atitude geram menos resist ncia e liberam o potencial criativo das pessoas J altera es de processo quando n o acompanhadas de mudan a de vis o tendem a sufocar a iniciativa Ainda assim empresas insistem no modelo de fora para dentro porque transformar atitudes exige habilidades de comunica o que poucos dominam E aqui que entra o coaching Segundo a ICF International Coaching Federation coaching uma parceria em um processo criativo que estimula reflex o e inspira as pessoas a maximizar seu potencial E isso s acontece por meio da comunica o Em ess ncia coaching comunica o Portanto se a lideran a e o coaching ocorrem atrav s da comunica o fica claro que para evoluir como l der voc precisa transformar a forma como se comunica Entre outras coisas isso exige reconhecer os diferentes tipos de conversas Diferenciar traz significado E significado permite classifica o e a o Veja este exemplo um amigo resolveu guardar mantimentos numa escrivaninha antiga Resultado Arroz e feij o com gosto estranho Ele n o sabia que madeira boa para livros n o boa para guardar alimentos Distinguir o material fez falta Esquim s por exemplo precisam diferenciar v rios tipos de gelo mdash sua sobreviv ncia depende disso Para l deres saber diferenciar tipos de conversas igualmente vital nbsp Tudo come a com a consci ncia de como falamos e ouvimos Veja no di logo a seguir CLARA Sinto que n o consigo me comunicar direito explico um processo e um colega o Jonas sempre me...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Prática da Vida Integral: Quando o Cotidiano se Torna Caminho de Expansão

“E se o desenvolvimento integral não fosse mais uma teoria, mas uma forma de viver o ordinário com presença extraordinária?” Nos últimos anos, venho compreendendo que o verdadeiro desenvolvimento humano não está apenas nos livros, nas meditações ou nas grandes revelações espirituais, mas em como escolhemos viver o cotidiano com inteireza.É nessa intersecção entre o físico, o... leia mais

12 minutos

Action Learning e Gestão de Conflitos para Lideranças e Mediadores

“A capacidade de gerenciar conflitos não é opcional para líderes, é uma função essencial da liderança.” (Harvard Business Review, 2020)   Introdução O relatório sobre futuro trabalho do Fórum Econômico Mundial de 2023 (1) destacou empatia e escuta ativa como competências interpessoais essenciais para a empregabilidade e para a liderança eficaz. Essas... leia mais

13 minutos

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organizações correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias: cada passo é dado às pressas, como se a única meta fosse não cair. Quando tudo é velocidade, esquecemos que o rio tem profundidade. É no mergulho da dúvida, e não na pressa das respostas, que nasce o inédito. Na lógica da urgência, recorremos a soluções conhecidas. É como abrir uma gaveta de respostas... leia mais

7 minutos

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium