Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito
Barack Obama
Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como uma coach climática, detalhando três experiências distintas e os valiosos insights que cada uma ofereceu para guiar outros em seus próprios caminhos. Os nomes dos clientes foram anonimizados. O termo "Coaching Climático" aqui abrange atividades de coaching relacionadas à policrise atual, à mudança sistêmica e à adaptação de longo prazo para o bem-estar contínuo da humanidade e do planeta.
Coaching de Profissionais de Sustentabilidade
Durante minha certificação em coaching climático, ofereci seis sessões pro bono a um Assessor de Comunicação Estratégica em Saúde Planetária para uma ONG global. Pouco depois, recebi meu primeiro cliente remunerado, um agricultor orgânico. Nossas sessões abordaram influência, regulação emocional, resiliência, integração entre vida pessoal e profissional, autoconfiança e conversas desafiadoras.
O reconhecimento compartilhado da profunda importância de seu trabalho orientado por um propósito – criar um mundo mais sustentável e justo – facilitou nossa conexão. Meu principal desafio nessas primeiras sessões foi manter o distanciamento profissional em questões tão pessoais para mim.
Insights Adquiridos
Além do Conhecimento Especializado: Coaches podem hesitar em trabalhar com clientes na área de sustentabilidade devido à percepção de falta de conhecimento especializado. No entanto, tal conhecimento pode dificultar um bom coaching, nos tentando a aconselhar em vez de facilitar. Embora eu não seja especialista em agricultura orgânica ou saúde planetária, minha expertise reside no coaching. Temas familiares de coaching, como os mencionados a cima, são universalmente aplicáveis. Apoiar esses clientes, movidos por seus valores e dedicação a um mundo melhor, pareceu contribuir indiretamente para o bem-estar planetário, o que foi imensamente gratificante.
Desafios Comuns para Profissionais de Sustentabilidade: Profissionais de sustentabilidade, profundamente cientes da crise climática, frequentemente sentem urgência, o que pode levar a excesso de trabalho e esgotamento (burnout), com um estudo relatando taxas tão altas quanto 62% (1).