icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #70 - Março 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que significa focar na ação e na aprendizagem

Muitos s o os desafios quando nos propomos a pensar sobre o que significa aprender e como gerar aprendizagens relevantes De in cio h uma quest o importante que n o pode ser esquecida a multiplicidade de significados que a palavra aprendizagem suscita Nessa polissemia forma-se um rio espesso de dif cil navega o Tradicionalmente entende-se que a aprendizagem o consequente l gico do ensino ou seja aprende-se somente quando se exposto ao ensino que passou a ser visto como a transmiss o de conte dos e de informa es organizadas em disciplinas com objetivos claros e resultados concretos Historicamente houve uma supervaloriza o da informa o tida como o bem de maior valor na transi o da Sociedade Industrial para a Sociedade P s-Industrial - n o toa chama-se as disciplinas de mat rias pois elas foram vistas como a mat ria-prima do conhecimento Fruto de tais pressupostos o ensino tradicional costuma ter um conte do pr -programado isto aquilo que precisa ser ensinado independentemente de quem aprende ent o o curr culo independe dos aprendizes Nessa l gica portanto encara-se o ensino como um produto e a aprendizagem como seu resultado importante ressaltar tamb m que existe sempre a dimens o do poder no ensino tradicional pois haver sempre quem dite as regras e os conte dos necess rios para a aprendizagem e a rela o mestre-disc pulo sem d vida uma rela o de poder sobre outros indiv duos Dessa forma a pergunta sobre a servi o de quem est o conte do do ensino faz-se cada dia mais necess ria e na maioria das vezes faz aparecer os mecanismos de domina o e de assujeitamento ocultos nos sistemas educacionais Fica claro portanto que a dissemina o da vis o tradicional de educa o tem gerado sofrimento por desconsiderar que a aprendizagem um processo mais abrangente do que a transmiss o de conte dos e informa es pr -estabelecidos e de capacita o de indiv duos para um fazer fabril Ela desconsidera tamb m o fluir emocional os interesses e o desejo dos aprendizes e pouco valoriza o contexto do qual parte o processo de aprendizagem Consideramos que aprender um processo natural e inerente aos seres vivos dessa forma estamos buscando novos modelos de aprendizagem que sejam saud veis e que encarem a aprendizagem como condi o humana ou seja o ser humano como capaz de aprender o tempo todo seja com as rela es com a natureza com outros seres vivos e n o vivos e apesar do ensino Nossa vis o fortemente ancorada em autores como Humberto Maturana Francisco Varela Carl Rogers Ivan...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Prática De Vida Integral - Um caminho de retorno ao que sempre esteve aqui

Para buscar inteireza, primeiro precisamos reconhecer que estamos fragmentados.Ninguém começa uma prática de vida integral porque está pleno, alinhado e luminoso.A inteireza não aparece como êxtase ou revelação, ela chega como incômodo.Como inquietação e dor.Pelo menos pra mim, foi assim que a jornada começou.Integral vem do latim “integer”: inteiro, não quebrado, não... leia mais

13 minutos

Action Learning: Uma Mentalidade para Resolver Problemas e Enriquecer o Trabalho em Equipe

Ao ouvirem o termo Action Learning, muitas pessoas pensam em uma metodologia estruturada, com sessões formais, cronômetro na mão e papéis definidos para cada integrante do grupo. De fato, essa abordagem — desenvolvida por Reg Revans e amplamente difundida em ambientes corporativos e acadêmicos — pode ser bem eficaz quando aplicada com consistência e seriedade. Mas será que o... leia mais

10 minutos

Action Learning: atravessando desafios, despertando potenciais

O que, de fato, te transforma? Já parou para pensar? Treinamentos brilhantes, cheios de slides impecáveis e conceitos robustos, muitas vezes começam em alta, com entusiasmo, energia, promessa de mudança. Mas, em pouco tempo, evaporam na rotina. O conhecimento não se sustenta no comportamento, nem nas decisões do dia a dia. Por quê? Ora, vivemos em uma era de atenção fragmentada:... leia mais

13 minutos

Cultura Organizacional como organismo vivo: clareza, cuidado e confiança

Quando falamos em cultura organizacional, é comum que a imagem que venha à mente seja um quadro bonito na parede: missão, visão e valores impressos com fonte elegante, talvez até acompanhados de um vídeo institucional inspirador. Mas, com o tempo, percebi que a cultura de uma empresa não mora nesses documentos — ela habita na forma como as pessoas se olham, se escutam e se tratam... leia mais

10 minutos

Liberdade que amplifica - como as Estruturas Libertadoras potencializam a Educação Experiencial

Qual o impacto das nossas conversas? Se há algo que aprendemos ao longo dos últimos 15 anos facilitando grupos – seja no alto de uma montanha, em uma sala de hotel ou no chão de uma fábrica – é que a qualidade da experiência está diretamente ligada à qualidade das interações que ela proporciona. Vivências incríveis podem se perder em reflexões rasas. Já conversas... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium