revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #70 - Março 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que significa focar na ação e na aprendizagem

Muitos são os desafios quando nos propomos a pensar sobre o que significa aprender e como gerar aprendizagens relevantes. De início, há uma questão importante que não pode ser esquecida: a multiplicidade de significados que a palavra aprendizagem suscita. Nessa polissemia, forma-se um rio espesso, de difícil navegação.

Tradicionalmente, entende-se que a aprendizagem é o consequente lógico do ensino, ou seja, aprende-se somente quando se é “exposto” ao ensino, que passou a ser visto como a transmissão de conteúdos e de informações organizadas em disciplinas, com objetivos claros e resultados concretos. Historicamente, houve uma supervalorização da informação, tida como o bem de maior valor na transição da Sociedade Industrial para a Sociedade Pós-Industrial - não à toa, chama-se as disciplinas de “matérias”, pois elas foram vistas como a matéria-prima do conhecimento.

Fruto de tais pressupostos, o ensino tradicional costuma ter um conteúdo pré-programado, isto é, aquilo que precisa ser ensinado, independentemente de quem aprende, então, o currículo independe dos aprendizes. Nessa lógica, portanto, encara-se o ensino como um produto e a aprendizagem como seu resultado.

É importante ressaltar, também, que existe sempre a dimensão do poder no ensino tradicional, pois haverá sempre quem dite as regras e os conteúdos necessários para a aprendizagem e a relação mestre-discípulo é, sem dúvida, uma relação de “poder sobre” outros indivíduos. Dessa forma, a pergunta sobre a serviço de quem está o conteúdo do ensino faz-se cada dia mais necessária e, na maioria das vezes, faz aparecer os mecanismos de dominação e de assujeitamento, ocultos nos sistemas educacionais.

Fica claro, portanto, que a disseminação da visão tradicional de educação tem gerado sofrimento por desconsiderar que a aprendizagem é um processo mais abrangente do que a transmissão de conteúdos e informações pré-estabelecidos e de capacitação de indivíduos para um fazer fabril. Ela desconsidera também o fluir emocional, os interesses e o desejo dos aprendizes e pouco valoriza o contexto do qual parte o processo de aprendizagem.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Liderança no Brasil: uma visão do Leadership Circle

No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta. O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais

11 minutos

Abundância: O que Acontece Quando Paramos de Contar e Começamos a Viver

E eis que começamos a adentrar neste terreno da abundância, que visualizamos fértil, em todos os sentidos. E vamos compartilhar aqui o que encontramos…   O primeiro achado que encontramos foi que, depois de conversarmos sobre a escassez e perguntarmos “e a abundância?”, as respostas imediatas eram: “é o oposto”. E assim fomos criando uma imagem deste oposto, que... leia mais

11 minutos

Uma jornada em busca de ter voz

"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais

10 minutos

Tendência 2 - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico

Tendência 2  - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico“Ser verdadeiramente estratégico” Longe de ser apenas um departamento burocrático focado em processos administrativos e cortes de custos, o RH que precisamos hoje é um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional. Ser verdadeiramente estratégico significa ir além das demandas imediatas e... leia mais

13 minutos

2025: O Ano para Sair do Looping

Todo início de ano traz a sensação de um recomeço – uma oportunidade de virar a página e escrever uma história diferente. Mas, por que, mesmo com as melhores intenções, continuamos repetindo os mesmos comportamentos e, por consequência, obtendo os mesmos resultados? A resposta é simples: reconhecer o padrão repetido até aqui, pois esse é o primeiro passo para acessar a... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium