revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #70 - Março 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que significa focar na ação e na aprendizagem

Muitos são os desafios quando nos propomos a pensar sobre o que significa aprender e como gerar aprendizagens relevantes. De início, há uma questão importante que não pode ser esquecida: a multiplicidade de significados que a palavra aprendizagem suscita. Nessa polissemia, forma-se um rio espesso, de difícil navegação.

Tradicionalmente, entende-se que a aprendizagem é o consequente lógico do ensino, ou seja, aprende-se somente quando se é “exposto” ao ensino, que passou a ser visto como a transmissão de conteúdos e de informações organizadas em disciplinas, com objetivos claros e resultados concretos. Historicamente, houve uma supervalorização da informação, tida como o bem de maior valor na transição da Sociedade Industrial para a Sociedade Pós-Industrial - não à toa, chama-se as disciplinas de “matérias”, pois elas foram vistas como a matéria-prima do conhecimento.

Fruto de tais pressupostos, o ensino tradicional costuma ter um conteúdo pré-programado, isto é, aquilo que precisa ser ensinado, independentemente de quem aprende, então, o currículo independe dos aprendizes. Nessa lógica, portanto, encara-se o ensino como um produto e a aprendizagem como seu resultado.

É importante ressaltar, também, que existe sempre a dimensão do poder no ensino tradicional, pois haverá sempre quem dite as regras e os conteúdos necessários para a aprendizagem e a relação mestre-discípulo é, sem dúvida, uma relação de “poder sobre” outros indivíduos. Dessa forma, a pergunta sobre a serviço de quem está o conteúdo do ensino faz-se cada dia mais necessária e, na maioria das vezes, faz aparecer os mecanismos de dominação e de assujeitamento, ocultos nos sistemas educacionais.

Fica claro, portanto, que a disseminação da visão tradicional de educação tem gerado sofrimento por desconsiderar que a aprendizagem é um processo mais abrangente do que a transmissão de conteúdos e informações pré-estabelecidos e de capacitação de indivíduos para um fazer fabril. Ela desconsidera também o fluir emocional, os interesses e o desejo dos aprendizes e pouco valoriza o contexto do qual parte o processo de aprendizagem.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Retrocesso da Diversidade, Equidade e Inclusão em 2024: os desafios desta pauta nas Organizações

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vêm enfrentando retrocessos significativos em várias empresas globais e americanas em 2024, tanto em programas internos quanto em oportunidades de carreira. Mudanças no cenário econômico e pressões culturais e políticas têm feito empresas reavaliarem suas iniciativas DEI, resultando em cortes e reduções em várias corporações. Recentemente,... leia mais

14 minutos

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium