Muitos s o os desafios quando nos propomos a pensar sobre o que significa aprender e como gerar aprendizagens relevantes De in cio h uma quest o importante que n o pode ser esquecida a multiplicidade de significados que a palavra aprendizagem suscita Nessa polissemia forma-se um rio espesso de dif cil navega o Tradicionalmente entende-se que a aprendizagem o consequente l gico do ensino ou seja aprende-se somente quando se exposto ao ensino que passou a ser visto como a transmiss o de conte dos e de informa es organizadas em disciplinas com objetivos claros e resultados concretos Historicamente houve uma supervaloriza o da informa o tida como o bem de maior valor na transi o da Sociedade Industrial para a Sociedade P s-Industrial - n o toa chama-se as disciplinas de mat rias pois elas foram vistas como a mat ria-prima do conhecimento Fruto de tais pressupostos o ensino tradicional costuma ter um conte do pr -programado isto aquilo que precisa ser ensinado independentemente de quem aprende ent o o curr culo independe dos aprendizes Nessa l gica portanto encara-se o ensino como um produto e a aprendizagem como seu resultado importante ressaltar tamb m que existe sempre a dimens o do poder no ensino tradicional pois haver sempre quem dite as regras e os conte dos necess rios para a aprendizagem e a rela o mestre-disc pulo sem d vida uma rela o de poder sobre outros indiv duos Dessa forma a pergunta sobre a servi o de quem est o conte do do ensino faz-se cada dia mais necess ria e na maioria das vezes faz aparecer os mecanismos de domina o e de assujeitamento ocultos nos sistemas educacionais Fica claro portanto que a dissemina o da vis o tradicional de educa o tem gerado sofrimento por desconsiderar que a aprendizagem um processo mais abrangente do que a transmiss o de conte dos e informa es pr -estabelecidos e de capacita o de indiv duos para um fazer fabril Ela desconsidera tamb m o fluir emocional os interesses e o desejo dos aprendizes e pouco valoriza o contexto do qual parte o processo de aprendizagem Consideramos que aprender um processo natural e inerente aos seres vivos dessa forma estamos buscando novos modelos de aprendizagem que sejam saud veis e que encarem a aprendizagem como condi o humana ou seja o ser humano como capaz de aprender o tempo todo seja com as rela es com a natureza com outros seres vivos e n o vivos e apesar do ensino Nossa vis o fortemente ancorada em autores como Humberto Maturana Francisco Varela Carl Rogers Ivan...