No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta.
O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal de Liderança. Este modelo reconhece que, além de nossas diferenças culturais ou pessoais, existem qualidades humanas essenciais que sustentam a liderança consciente: a capacidade de agir com propósito, de se relacionar com autenticidade e de responder com sabedoria diante da complexidade.
Como mulher, colombiana, migrada para o México (vivendo parte do meu ano na Espanha), casada com um espanhol, com enteada chinesa, liderando nossa operação na América Latina, Europa, Oriente Médio e África do Sul, entendo os delicados entrelaçamentos da diversidade e as dificuldades que implica honrá-la. Por isso, olho para o mundo com uma vontade global, sem negligenciar as riquezas regionais. Nesse contexto, nos últimos anos, no Leadership Circle, aprofundamos como a liderança se expressa na América Latina.
Reconhecer-nos como região e também como país é um passo essencial para compreender as forças que moldam nossa liderança. Só olhando de perto nossas tendências e crenças podemos gerar transformações que ressoem com nossa identidade e contexto.
Uma bússola para o desenvolvimento da liderança
O Modelo Universal de Liderança sustenta que a maneira como lideramos reflete nosso nível de consciência. Distingue dois aspectos-chave: as competências criativas, que expressam uma liderança guiada pelo propósito, integridade e desenvolvimento; e as tendências reativas, padrões automáticos que surgem do medo, da necessidade de aprovação ou do controle. É um modelo que não rotula, mas revela. Nos oferece um mapa para navegar o desenvolvimento da liderança com maior consciência, reconhecendo nossas luzes, nossas sombras e o potencial que ainda espera ser desdobrado.