revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing, Relacionamento e Espiritualidade

Quanto mais informação a empresa tiver de um cliente, aumentam as chances de atendê-lo adequadamente. Isto parece algo óbvio, mas as organizações ainda sofrem de um problema crônico, que é entrar na terrível rotina do dia-a-dia e trabalhar conforme está acostumado ou habituado – trabalhar no “automático”.  Quem nunca ouviu a frase “eu sempre fiz dessa forma e deu certo”?

Parafraseando um conceito de Theodore Levitt em seu texto clássico que trata sobre a Miopia em Marketing, as organizações ficam “míopes” por não acompanharem as mudanças de cenários, alterações nas necessidades e desejos do consumidor e as ações que os concorrentes desenvolvem a todo o momento nas diversas frentes de atuação. É preciso estar atualizado no segmento de atuação e monitorar todas as ameaças e oportunidades do negócio a curto, médio e longo prazo.

Organizar um sistema de informação com o objetivo de entender o mercado foi o caminho adotado pelas organizações para que pudessem tomar decisões mais ágeis e assertivas em um cenário de constantes e rápidas alterações. Esse sistema de informação composto de ferramentas, como pesquisas de mercado, relatórios gerenciais ou internos e databases (banco de dados de cliente), modificou a forma que as empresas gerenciam o atendimento aos diversos públicos de interesse (stakeholders).

O atendimento aqui tratado não limita apenas as ações de frontOffice (ponto de contato e relacionamento), mas também as do BackOffice, que é responsável por transformar a promessa em oferta. Essa promessa é transformada com ações de cada área de negócio (vendas, marketing, finanças, gestão de pessoas, compras, produção, logística entre outras), a partir da ideia de se colocar o cliente no centro das decisões da organização.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium