Quanto mais informa o a empresa tiver de um cliente aumentam as chances de atend -lo adequadamente Isto parece algo bvio mas as organiza es ainda sofrem de um problema cr nico que entrar na terr vel rotina do dia-a-dia e trabalhar conforme est acostumado ou habituado trabalhar no autom tico nbsp Quem nunca ouviu a frase eu sempre fiz dessa forma e deu certo Parafraseando um conceito de Theodore Levitt em seu texto cl ssico que trata sobre a Miopia em Marketing as organiza es ficam m opes por n o acompanharem as mudan as de cen rios altera es nas necessidades e desejos do consumidor e as a es que os concorrentes desenvolvem a todo o momento nas diversas frentes de atua o preciso estar atualizado no segmento de atua o e monitorar todas as amea as e oportunidades do neg cio a curto m dio e longo prazo Organizar um sistema de informa o com o objetivo de entender o mercado foi o caminho adotado pelas organiza es para que pudessem tomar decis es mais geis e assertivas em um cen rio de constantes e r pidas altera es Esse sistema de informa o composto de ferramentas como pesquisas de mercado relat rios gerenciais ou internos e databases banco de dados de cliente modificou a forma que as empresas gerenciam o atendimento aos diversos p blicos de interesse stakeholders O atendimento aqui tratado n o limita apenas as a es de frontOffice ponto de contato e relacionamento mas tamb m as do BackOffice que respons vel por transformar a promessa em oferta Essa promessa transformada com a es de cada rea de neg cio vendas marketing finan as gest o de pessoas compras produ o log stica entre outras a partir da ideia de se colocar o cliente no centro das decis es da organiza o A pesquisa de mercado auxilia a identificar oportunidades e amea as do neg cio e al m disso contribui significativamente para entender a din mica e a abrang ncia do neg cio de atua o Estudos de mercado devem ter metodologia relev ncia e periodicidade O recado n o adianta estudos pontuais e apenas sondagens de mercado ou seja o comprometimento com a pesquisa deve estar na din mica das atividades da empresa e ser tratada de forma tica e respons vel Quanto aos relat rios gerenciais estes devem permitir ter uma vis o hol stica e em tempo real da situa o dos processos de todas as reas e mapear as for as e fraquezas da organiza o Essas fragilidades encontradas nas opera es do cotidiano da organiza o devem ser transformadas em novas estrat gias e...