revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #50 - Julho 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Sem uma boa teoria não se cria uma boa prática: As atividades de Coaching e Mentoring, e a contribuição da academia

No Brasil, diferentemente de outros países como Estados Unidos e Canadá, a tradição para a reflexão e o planejamento de Carreira é recente. Nos Estados Unidos, os principais Centros de Desenvolvimento de Carreiras (OCS – Office of Careers Services) estão localizados dentro das Universidades e têm prestado serviços aos alunos há praticamente um século. Tais Centros são plenamente aderentes à cultura americana, onde a escola exerce um papel fundamental na trajetória profissional de seus alunos e ex-alunos.

Esses Centros são dirigidos por acadêmicos com experiência em gestão e que também possuem forte formação acadêmica nas disciplinas que se relacionam ao campo de Carreiras. Esses dirigentes acadêmicos coordenam o trabalho de grupos de profissionais da área, com títulos de Mestre ou Doutor em temas aplicados ao Aconselhamento de Carreiras.

Os serviços dos OCS podem cobrir desde assessments (aplicação de ferramentas para diagnóstico individual) até preparação para entrevistas de emprego. É comum que ofereçam atividades onde os ex-alunos podem retribuir o que receberam de sua Universidade, desempenhando papéis de orientador e mesmo de mentor dos alunos em formação.

A partir da metade da década de 90, com as facilidades advindas das tecnologias de informação e comunicação, acadêmicos brasileiros intensificaram seus intercâmbios de trabalho e pesquisa com seus colegas estrangeiros. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho no Brasil demandou alterações profundas nas relações de trabalho, antes pautadas numa longa e estável relação de emprego. Estes dois aspectos favoreceram enormemente a introdução de uma nova perspectiva para compreender a trajetória profissional, vista agora como Carreira.

Os acadêmicos assumiram seu papel na prospecção, no estudo e na análise das novas formas de Carreira, inaugurando uma nova tradição nas pesquisas do tema no Brasil, pavimentando caminhos mais seguros para a atuação de uma nova geração de profissionais que enxergou no Aconselhamento de Carreiras uma excelente oportunidade para atuação profissional.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium