revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #38 - Julho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Os limites das ferramentas no processo de COACHING

“O uso da ferramenta não é coaching, pois o coach procura a grandeza do cliente.”
Eliana Dutra, no seu livro “Coaching: O que você precisa saber”, citando Margaret Krigbaum.

Quais os limites e/ou cuidados que devemos ter no uso de fer­ramentas no coaching? O que o coach precisa atentar ao usar a sua “caixa de ferramentas” no processo de coaching? Esses são alguns questionamentos que convido você, leitor, a fazer, antes de começar a leitura desse artigo. Não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas de gerar reflexão do que é importante considerar no exercício da atividade que o coach profissional es­tabelece na relação de parceria com seus clientes.

Para a produção desse artigo, pesquisei na internet, em livros, artigos nacionais e internacionais e pude constatar que ainda pouco material é produzido para elucidar sobre os limites no uso de ferramentas no coaching. Todavia, na proporção inversa, encontrei muitos autores publicando uma enorme variedade de tipos de ferramentas para uso em coaching.

A palavra “ferramenta” tem vários significados, dos quais escolhi uma definição que nos ajuda a entender a palavra num conceito figurado: “meio que se emprega para realizar determinado objetivo; instrumento, conjunto de instrumentos; meio para alcançar um fim.”

Coaching na definição da Internatio­nal Coach Federation, “é uma parce­ria entre o coach e o coachee, em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.”

O coaching pode auxiliar as pessoas a ampliar sua consciência sobre seus hábitos e comportamentos e desen­volver novas maneiras de lidar com as situações, como também reforçar no­vos padrões de comportamento.

Com o aumento da popularidade do coaching nas últimas décadas, o nú­mero de ferramentas também tem aumentado e vem sendo adotadas por empresas e indivíduos. Tenho visto muitos coaches e até cursos de formação em coaching, que focam ba­sicamente em ferramentas.

Quando fiz minha primeira formação em coaching, comecei a me deparar com as diversas ferramentas que via no curso e nos livros de coaching e foi complicado me adaptar, pois ficava presa à metodologia que havia apren­dido e preocupada em preencher o tempo da sessão com múltiplos recur­sos e técnicas a fim de tornar a sessão dinâmica e estimulante. Apesar de minha intenção ser a melhor, estava mais focada em meu desempenho e em dominar as ferramentas, do que no que realmente interessava ao meu cliente naquele momento. Aos pou­cos fui aprendendo, com os feedbacks que recebia, a ser mais flexível e a me orientar pela agenda do meu cliente, daquilo que ele necessitava ou esco­lhia trabalhar na sessão. Mentoria e supervisão, somadas a muito estudo e prática tem me tornado, a cada dia, a melhor coach que eu posso ser.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade começa com D de Diálogo: o poder de uma boa conversa

“Sendo o amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar” Maturana Diálogo, conversa e comunicação. Três palavras-chave quando pensamos em diversidade. Diversidade, Equidade e Inclusão é o tema da revista. É parte do que nós... leia mais

13 minutos

Inteligência Artificial: Transformando Growth e Recursos Humanos nas Empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial no mundo corporativo, revolucionando diversas áreas, incluindo recursos humanos (RH). Neste artigo, exploraremos como a IA está sendo utilizada para impulsionar o crescimento das empresas e otimizar processos de RH, com um foco especial no que fazemos aqui no iFood Benefícios. Além disso, discutiremos os principais... leia mais

9 minutos

Geração VV

Quando fui convidada para escrever este artigo, precisei me despir das ideias pré-concebidas que se constroem naturalmente de uma geração para a outra. Sou de uma geração que subia em árvores, fazia pesquisas de escola na Barsa, me perdia no trânsito procurando me localizar, fazia trabalhos de escola em folha de papel almaço, gravava minha playlist em fita k7, brincava de esconde-esconde... leia mais

7 minutos

Qual o impacto do Coaching profissional no Brasil nos últimos 20 anos?

Evento da ICW 2024 (International Coach Week) organizado e patrocinado pela Escola de Coaches reuniu Maria Angélica Carneiro, MCC e examinadora de Coaches em língua portuguesa para ICF Global e Jorge Dornelles de Oliveira MCC e ex-presidente da ICF Brasil. Ambos, fundadores da Escola de Coaches, assim como outros três convidados especiais, que além de atuarem como Coaches, contratam Coaches,... leia mais

10 minutos

Liderança e as IDGs, uma abordagem a partir da sala de aula

IDGs como bússola na aprendizagem em uma disciplina sobre liderança. "Liderança na era digital vai além de gerenciar tarefas e alcançar metas. É sobre criar um ambiente inclusivo, equitativo e sustentável, onde a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são prioritários. É sobre inspirar, engajar e adaptar-se às novas gerações que ingressam no mercado de trabalho com novas... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium