revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #105 - Fevereiro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Viver é melhor que sonhar!

“... qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa” 1


Quando o Luciano Lannes me convidou a escrever um artigo para a edição chamada “Feliz Ano Novo!” respondi, sem pensar, “sim!”. Sem pensar, mas também sem ideia nenhuma sobre o que ia escrever. Só sabia que o artigo deveria trazer uma reflexão positiva, no primeiro mês de um ano 2022 desafiador. Confessei-lhe a minha falta de ideias e a resposta foi: “Seu coração dirá. É dele que este texto sairá.” E assim é que ficou!

Agora, cá estou, sentado à minha secretária, pensando no novo ano, no que ele vai trazer e esperando que o meu coração me diga algo. Abro os meus sentidos, tento ouvi-lo. Percebo, aos poucos, que estou a ser invadido por um som baixinho, por uma música leve que está a ganhar força com cada verso, com cada palavra, cada vez mais alto... “Viver é melhor que sonhar...”[9] Ouço, dentro de mim a voz incrível de Elis Regina e sinto, como se fosse ao vivo, a sua presença total no palco. Pois é: viver é melhor que sonhar!

Que apelo poderia ser mais apropriado do que esse, no início de um ano novo? Vamos viver! Sim, “Para abraçar meu irmão / E beijar minha menina na rua / É que se fez o meu lábio / O meu braço e a minha voz” (1). E, digo eu, para viver se fez o ser humano! Vamos viver!

Tomo a decisão e chamo a música para me ajudar. Ela é que está sempre ao nosso lado, muitas vezes sem sequer percebermos. Nos versos vamos encontrar as nossas reflexões. Até porque “Na natureza, por exemplo, a beleza é utilitária, isto é, não existe no universo fulgor sem serventia. Se os cientistas fossem à procura da beleza ao invés da funcionalidade chegariam mais depressa à funcionalidade.” ([10]) Vamos em busca da beleza!

O ano 2021 acaba. Mais um ano. Sempre, nestes momentos, pensamos no passar do tempo. Num tom baixinho, a música acompanha o meu pensamento: “Eu sei / Que a vida tem pressa / Que tudo aconteça / Sem que a gente peça / Eu sei... / Eu sei / Que o tempo não para / O tempo é coisa rara / E a gente só repara / Quando ele já passou” ([11]). Reparamos, sim. E agora, José? Tristeza? Beco sem saída? Tarde demais? Pelo contrário, vamos viver!

Porque nunca é tarde demais passarmos a ser, de novo, crianças. E “Você verá / Que a emoção começa agora / Agora é brincar de viver / E não esquecer / Ninguém é o centro do universo / Assim é maior o prazer / Você verá que é mesmo assim / Que a história não tem fim / Continua sempre que você / Responde sim à sua imaginação / A arte de sorrir / Cada vez que o mundo diz não / E eu desejo amar todos / Que eu cruzar pelo meu caminho / Como sou feliz, eu quero ver feliz / Quem andar comigo, vem” ([12]).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium