revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #99 - Agosto 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Burnout nas Organizações

As mudanças sociais, tecnológicas e econômicas têm impactado substancialmente no estilo de vida das pessoas, individual e coletivamente, imprimindo novos rumos e sentidos ao trabalho. A velocidade imposta para a realização  dessas mudanças  tem contribuído para uma maior exposição aos eventos estressantes, impostos pela tal “modernidade”.

O ambiente organizacional é um dos contextos em que mais se evidenciam os adoecimentos psíquico e físico provenientes de fatores como atividades insalubres, cobrança abusiva de metas, relações interpessoais problemáticas, além das possíveis contradições entre a vida profissional e a vida pessoal.

A interação entre o trabalhador e suas condições de trabalho deveria, idealmente, ocorrer como um processo cogruente, baseado em um equilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades individuais. Porém, quando os recursos são insuficientes em relação às necessidades da pessoa e as exigências profissionais superam sua capacidade de enfrentamento, a tendência é o surgimento de estresse ocupacional, com o seu agregado de problemas emocionais, comportamentais e físicos. Tudo isso gera custos elevados, seja para as pessoas, seja para as organizações.

Não se pode, contudo, considerar a eliminação do estresse do ambiente de trabalho. É preciso aprender a lidar! O estresse está associado a todos os tipos de atividades. Não podemos evitá-lo completamente. Faz parte de nossas vidas, da nossa condição humana. E, desde que esteja dentro dos limites toleráveis para cada indivíduo, a tensão decorrente do movimento adaptativo gera vigor e motivação para criar e produzir. Trata-se do estresse positivo (eustresse), que corresponde a um tipo de tensão mínima ou suportável, geradora de motivação e vigor para criar e produzir. É passível de controle e fundamental para a geração de resultados no trabalho.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Foco, força, fé e mova-se para o seu propósito em 2022

E nos despedimos de 2021 mergulhados em constantes mudanças, com jornais repletos de notícias vis, atentados à nossa república, o que apenas potencializou a sensação de que estamos repletos de incertezas, o que fazem as pessoas estarem mais ansiosas a fim de atenderem as demandas em um mundo cada vez mais volátil. E em 2022 teremos eleições e decidiremos nas urnas os nossos próximos... leia mais

13 minutos

Prosperando com os momentos de “Eu não sei”

(Work – Thriving in the state of ‘I don’t know-ness’) Os autores Geoff Hinsley e Kathleen Curran vem pesquisando descobertas sobre os momentos do “Eu não sei” (IDKN - I don’t know-ness), que todos nós nos encontramos de tempos em tempos. E propõe olhar IDKN como um processo e também uma ferramenta que nos ajuda a converter reações típicas, em respostas mais produtivas,... leia mais

12 minutos

Sabedoria Coletiva faz a Diferença

Estamos aqui para nos aconselharmos mutuamente. Devemos construir pontes espirituais e científicas ligando as nações do mundo. Albert Einstein Há milênios que a sabedoria humana, presente em todas as culturas, filosofias e tradições espirituais, afirmam que o autoconhecimento é decisivo para o processo evolutivo, apesar disso ainda há milhões de pessoas que caminham perdidas,... leia mais

15 minutos

Diversidade na Comunicação

Começo este texto com uma máxima para mim: só terá uma comunicação autêntica quem conviver com pessoas diversas. Eu trabalhei por três anos em uma escola de filosofia ética e dinâmicas da convivência e aproveitei para fazer todas as formações possíveis, conheci de Maffesoli a Matthieu Ricard, pratiquei ioga, conheci as práticas chinesas, filosofia indiana CNV, Práticas... leia mais

6 minutos

Competências de Coaching para RH

A International Coach Federation - ICF define coaching como uma parce­ria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Podemos traçar um para­lelo com a área de RH cuja missão es­tratégica é ser um parceiro do negócio para inspirar e orientar a organização a desenvolver-se e gerar resultados junto com as pessoas... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium