Em agosto de 2024, a plataforma Futurepedia, que é um tipo de marketplace de Inteligência Artificial, colocou na sua vitrine mais de 30 aplicativos de soluções baseadas em inteligência artificial específicas para apoiar estudantes e educadores. Essas aplicações vão desde apoio em resumos e buscas acadêmicas, inteligências para pesquisas específicas, à criação de flashcards e tutoriais.
A produtividade é sem dúvida um dos maiores pulos do gato em que as ferramentas de inteligência podem apoiar a educação e devem ser muito bem vindas nesse campo. Resumos de pesquisas organizados em roteiros de estudos, flashcards preparados de forma mais assertiva para estudos e avaliações, além de roteiros para ensaios, artigos e redação são bons exemplos desse ganho de produtividade, sem contar as apresentações roteirizadas, vídeos mais sofisticados e realistas e imagens feitas em poucos segundos para a produção audiovisual. Um número significativo de ganhos em tempo, qualidade e sistematização de conhecimento.
Mas não é daí que podem vir os grandes saltos da aprendizagem para a educação transformar a vida dos estudantes. Os saltos da aprendizagem estão na combinação de muitos fatores, como contexto, o desenvolvimento de competências socioemocionais, o grau de engajamento, de motivação, e propósito.
É claro, que parte destes pontos podem vir da ajuda dessa grande ferramenta tecnológica, principalmente para a personalização (que envolve feedback de conhecimento e de produção textual), gamificação e conteúdos mais contextualizados com recursos sofisticados de imersão.