Vivemos numa era de novos líderes, em que a liderança pode ser aprendida e desenvolvida. Liderar é inspirar, guiar e apoiar os outros para alcançar objetivos comuns, promovendo um ambiente de colaboração e crescimento. Um líder eficaz influencia positivamente os comportamentos e atitudes de uma equipa, motivando as pessoas a darem o seu melhor e ajudando-as a crescer, tanto a nível pessoal como profissional.
Dois conceitos são essenciais para essa liderança: COLABORAÇÃO e CRESCIMENTO, que é nossa meta como gestor, fazer crescer as pessoas e a empresa.
Para isso, o líder precisa ser acessível. Mas, o que é ser um líder acessível? Não se trata apenas de estar disponível, mas de promover acessibilidade no seu sentido mais amplo.
O que é Acessibilidade?
Quando falamos em acessibilidade, muitas pessoas pensam imediatamente em rampas, elevadores, pisos táteis, intérpretes de LIBRAS ou painéis em braille – a chamada "acessibilidade arquitetônica" e "comunicacional". No entanto, a acessibilidade vai muito além disso.
Acessibilidade é a possibilidade de participação efetiva de pessoas em todos os contextos da vida social, de forma autónoma e segura.
Esses dois conceitos – autonomia e segurança – são fundamentais:
- Autonomia: É a capacidade de uma pessoa de tomar decisões e agir de forma independente, baseada nas informações disponíveis e sem depender de terceiros. A autonomia exige três elementos básicos: possibilidade de ação, independência e racionalidade.
- Segurança: Envolve uma sensação de estar protegido contra perigos e incertezas, incluindo a segurança psicológica que fortalece o sentimento de pertença.