Aristóteles disse uma vez:
“Pois as coisas que temos que aprender antes de podermos fazê-las, aprendemos fazendo-as”
-----------
A vida é uma longa jornada de desenvolvimento. Desde a infância, aprendemos à medida em que interagimos com o que se passa ao nosso redor. Cada experiência vivida nos proporciona a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, habilidades e perspectivas, moldando nossa visão de mundo e nossa interpretação dos acontecimentos.
Como chegamos até aqui?
Que experiências influenciaram nossa forma de agir no mundo e os resultados que estamos colhendo coletivamente?
Vivemos um momento de grandes desafios, uma Metacrise: a interseção de múltiplas crises globais: mudanças climáticas, desigualdade social, pandemias, guerras e instabilidade política.
Os tristes eventos que presenciamos no mundo são fruto da nossa forma de pensar, que por sua vez gera crenças, estruturas e comportamentos.
Que novas experiências precisamos desenvolver intencionalmente para repensar nossos sistemas e adotar abordagens mais sustentáveis e resilientes para enfrentar os problemas globais?
Nesse artigo conto a minha experiência com o ID-X - Experiências na Natureza, e do meu trabalho de desenho de programas de aprendizagem para jovens estrangeiros no Brasil.
ID-X - Experiências de Desenvolvimento Interior
O ID-X é uma imersão baseada nos Inner Development Goals, ou Objetivos do Desenvolvimento Interior, que já teve duas edições: em Dezembro de 2023 e Abril de 2024, em Florianópolis.