revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #99 - Agosto 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 99

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho um coachee que não para de falar! Ele trabalha em uma empresa de varejo e foi promovido a gerente o ano passado. O objetivo do processo de coaching é ele se apropriar dessa nova posição, ou seja, liderar sua equipe de noventa pessoas, ser mais estratégico e menos mão na massa. Percebo que ele está super ansioso, e outro dia falou tanto que nossa sessão de uma hora foi estendida a duas horas. Não interrompo porque acho que ele precisa de acolhimento, mas será que é o melhor para ele?

Maria, a pergunta que você faz é fundamental para a reflexão sobre seu caso: acolher seu cliente é fundamental, importantíssimo, mas pode não ser o único movimento nesse processo de coaching. Para que seu cliente aproveite todo seu potencial de desenvolvimento é importante que você tenha coragem de desafiá-lo.

Susan Alvey e Kathleem Barclay (2007) pesquisaram como a confiança entre coachee e coachee é construída e propõem que além de questões como honrar a confidencialidade e contratar papéis e objetivos, dois movimentos da coach são também importantes: confirmar e desafiar. Comportamentos de confirmação dizem respeito a acolher a vulnerabilidade do cliente, sem julgamento.  Ao mesmo tempo, segundo as autoras, a confiança entre coachee e coach também prospera à medida que a coach dá à coachee feedback claro e objetivo, ou seja, desafia a cliente para que ela se desenvolva.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 130

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo o processo de coaching de carreira com uma senhora 25 anos mais velha que eu. Ela foi uma executiva importante, chegando a sócia em renomada consultoria, e agora se diz perdida diante da aposentadoria compulsória. Ela ainda tem muita energia e vontade de contribuir, mas não sabe que direção seguir. Com menos experiência e... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 129

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em coaching para realizar uma transição de carreira (de profissional de Gente e Gestão de um grande banco para Coach Profissional). Ainda trabalho muitas horas lidando com as demandas que meu cargo exige e como a formação em coaching que estou cursando requer que eu tenha clientes de coaching para praticar, optei por exercer... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 127

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: meu cliente de coaching executivo é o representante da filial brasileira da companhia e está se preparando para um momento importante: apresentação a todos os 1.000 funcionários aqui no Brasil sobre os fracos resultados em 2023 e perspectivas para o próximo ano. Acredito que preparar meu cliente para essa exposição é um trabalho de mentoria.... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 126

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou muito surpreso com a falta de interesse do líder do meu cliente no processo de coaching. Ele não participou da reunião de briefing e em um intervalo de tempo de três semanas foi incapaz de encontrar 45 minutos para falar de seu liderado. Com mais de 5 anos de experiência como coach executivo sei que a perspectiva que o gestor tem de seu... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium