revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #97 - Junho 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O encontro cármico entre o coach e o cliente

Quando um ser humano olha de forma comprometida a sua própria história de vida, observa que ela não é uma simples sucessão de fatos e datas, mas um caminho de desenvolvimento que passa por diversos aspectos como saúde, aprendizado, profissão, processo de busca de emancipação e autonomia. Todos estes aspectos apenas são possíveis através dos encontros. Se olharmos, não do ponto de vista materialista, existe a percepção de que todos os encontros são cármicos.

A palavra carma é muito conhecida hoje em dia.  Até alguns anos atrás, apenas nos meios esotéricos se usava essa palavra. Hoje ela está no vulgo comum, embora geralmente as pessoas que a utilizem não saibam profundamente o que significa. Por isso, é uma palavra que carrega, muitas vezes, a ideia de algo negativo, o que pode ser verificado através das expressões “essa pessoa é o meu carma”, “essa situação é meu carma”.

Em muitas tradições o conceito de carma tem diferentes visões, algumas mais vinculadas a culpa, pagamento ou castigo.

Rudolf Steiner aborda esta questão em muitas conferências.  Portanto, existe vasta literatura a respeito do tema e não caberia neste artigo abordarmos profundamente todas as implicações e aspectos ligados ao carma.

Gostaria de abordar o tema por um ponto de vista que nos ajudará a entender a questão dos encontros. Nesse sentido poderíamos falar do carma como uma necessidade.

Se procurarmos os significados da palavra “necessidade” no dicionário, encontraremos: o que é indispensável ou imprescindível; imposição.

Portanto, olhando a vida prática, nós podemos observar várias necessidades às quais os seres vivos se submetem. A primeira necessidade é a de sobrevivência que inclui busca de alimento, proteção, manutenção da espécie.

Como seres humanos também necessitamos de amor, de um ninho. Mas a maior necessidade do ser humano é a de se expressar no mundo. Para que isto ocorra necessitamos de aprender com os as pessoas que nos antecedem na vida.

Em todas essas situações, necessárias ao desenvolvimento humano, percebemos que é preciso encontrar outros seres humanos para que se possa cumprir a tarefa individual na Terra.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium