“Todos os relacionamentos são moldados pelo ambiente no qual acontecem e todos os envolvidos trazem consigo entendimentos, crenças e percepções que influenciam estes relacionamentos”
Cox, 2003, p. 9
Introdução
A importância do contexto nos processos de coaching, embora mencionada por alguns estudiosos, nem sempre tem sido considerada nas investigações sobre os chamados “ingredientes ativos” (Haan e Molyn, 2020) que atuam nestes processos.
Pettigrew et al. (2001) já ressaltavam que o contexto no qual acontecem as mudanças recebem, em geral, pouca atenção. Também Cox (2003, p. 9) afirma que se enfatiza o relacionamento “enquanto os contextos, que o impactam e no qual acontecem os relacionamentos, não são devidamente considerados.” Considera, ainda, que o contexto “é influenciado pelas culturas e subculturas, pelos padrões de comportamento organizacional, condições socioeconômicas, ambiente físico da casa e do trabalho, efeitos históricos e geracionais, participação em grupos, crenças religiosas e políticas etc.” criando um impacto nas intervenções de coaching. Como observa Johns, (2006, p. 389) a influência do contexto na vida organizacional é “com frequência não reconhecida ou desconsiderada”.
Trabalhos mais recentes sobre a eficácia do coaching nas organizações indicam que o coaching nas organizações é, além de uma intervenção contextualmente sensível, um processo social sujeito à influência do clima e da cultura organizacional, bem como da cultura da sociedade mais ampla. Coultas et al. (2011) observaram que as dimensões culturais parecem sugerir diferenças na motivação para participar de intervenções de coaching, sinalizando a necessidade de investigar e compreender “como a cultura afeta a atitude e o comportamento do coachee” (Bozer e Delegach, 2019). Além disso, considerando-se que muitos coaches atuam a nível internacional, não levar em conta estas variáveis tenderá a afetar o processo de coaching e seus resultados.
Ressaltam Athanasopoulou e Dopson (2018, p.84) que “as influências contextuais devem ser estudadas através de sua interação e seus efeitos numa intervenção de Coaching Executivo” pois esta constitui um processo de mudança complexo e profundo que envolve relacionamentos multidimensionais entre indivíduo, organização e coach. Trata-se de um cenário no qual atua um emaranhado de interinfluências entre os envolvidos e o ambiente no qual operam que impactam e são impactados pelo processo de coaching e suas respectivas repercussões. Assim, as características do contexto no qual acontece a intervenção de Coaching poderão favorecer ou restringir os resultados do processo.
Lembra Valentine (2019) que “o contexto influencia muitos aspectos da vida organizacional” e se as intervenções de coaching se propõem a alcançar resultados relacionados à mudanças, torna-se necessário explorar com mais atenção o impacto das variáveis contextuais sobre estes resultados.“
O Contexto
O termo contexto tem sido utilizado com diferentes sentidos nas várias áreas do conhecimento. Para alguns significa o ambiente no qual vivem as pessoas, os aspectos socioculturais que caracterizam um determinado grupo/nação, o clima organizacional, um conjunto de fatores que influenciam os padrões de comportamento de uma comunidade, grupo, país, organização, comunidade, etc.
Johns (2006, p. 386)) define contexto como “as oportunidades e pressões situacionais que afetam a ocorrência e o significado do comportamento organizacional, bem como as relações funcionais entre variáveis”.
Self et al. (2007, p. 214) descreve contexto como “as condições internas e externas existentes que influenciam a efetividade organizacional.”