Todos os relacionamentos s o moldados nbsp pelo ambiente no nbsp qual acontecem e todos os envolvidos trazem consigo entendimentos cren as e percep es que influenciam estes relacionamentos Cox p Introdu o A import ncia do contexto nos processos de coaching embora mencionada por alguns estudiosos nem sempre tem sido nbsp considerada nas investiga es sobre nbsp os chamados ingredientes ativos Haan e Molyn que atuam nestes processos Pettigrew et al j ressaltavam que o contexto no qual acontecem as mudan as recebem em geral pouca aten o Tamb m Cox p afirma que se enfatiza o relacionamento enquanto os contextos que o impactam e no qual acontecem os relacionamentos n o s o devidamente considerados Considera ainda nbsp que o contexto influenciado pelas culturas e subculturas pelos padr es de nbsp comportamento organizacional condi es socioecon micas ambiente f sico da casa e do trabalho efeitos hist ricos e geracionais participa o em grupos cren as religiosas e pol ticas etc criando nbsp um impacto nas interven es de coaching Como observa Johns p a influ ncia do contexto na vida organizacional com frequ ncia n o reconhecida ou desconsiderada nbsp Trabalhos mais recentes sobre a efic cia do coaching nas organiza es indicam que o coaching nas organiza es al m de uma interven o contextualmente sens vel um processo social sujeito influ ncia do clima e da cultura organizacional bem como da cultura da sociedade mais ampla Coultas et al observaram que as dimens es culturais parecem sugerir diferen as na motiva o para participar de interven es de coaching sinalizando a necessidade de investigar e compreender como a cultura afeta a atitude e o comportamento do coachee Bozer e Delegach Al m disso considerando-se que muitos coaches atuam a n vel internacional n o levar em conta estas vari veis tender a afetar o processo de coaching e seus resultados Ressaltam Athanasopoulou e Dopson p que as influ ncias contextuais devem ser estudadas atrav s de sua intera o e seus efeitos numa interven o de Coaching Executivo pois esta constitui um processo de mudan a complexo e profundo que envolve relacionamentos multidimensionais entre indiv duo organiza o e coach Trata-se de um cen rio no qual atua um emaranhado de interinflu ncias entre os envolvidos e o ambiente no qual operam que impactam e s o impactados pelo processo de coaching e suas respectivas repercuss es Assim as caracter sticas do contexto no qual acontece a interven o de Coaching poder o favorecer ou restringir os resultados do processo Lembra Valentine que o contexto influencia muitos aspectos da vida organizacional e se as interven es de coaching se prop em nbsp a alcan ar resultados relacionados mudan as torna-se necess rio explorar com mais aten o o impacto das vari veis contextuais nbsp sobre estes resultados O nbsp Contexto O termo contexto tem sido utilizado com diferentes sentidos nas v rias reas do conhecimento Para alguns significa o ambiente no qual vivem as pessoas os aspectos socioculturais que caracterizam um determinado grupo na o o clima organizacional um conjunto de fatores que influenciam os padr es de comportamento de uma comunidade grupo pa s organiza o comunidade etc nbsp Johns p nbsp define contexto como nbsp as oportunidades e press es situacionais que afetam a ocorr ncia e o significado do comportamento organizacional bem como as rela es funcionais entre vari veis Self et al p descreve contexto como as condi es internas e externas existentes que influenciam a efetividade organizacional Entendemos contexto como um conjunto de fatores de natureza social cultural e comportamental que caracterizam um determinado grupo e que impactam positiva e ou negativamente sua funcionalidade tanto a n vel individual quanto grupal ou sociocultural Hofstede distinguiu quatro dimens es para pesquisar analisar as diferen as culturais dos pa ses Uma delas denominada nbsp de evita o da incerteza foca o quanto nbsp pessoas de uma certa cultura desenvolvem ou n o toler ncia nbsp a situa es de ambiguidade e risco em rela o ao futuro Esta condi o atua no seu n vel de confian a nbsp e de abertura para a ado o de novas ideias afetando assim sua prontid o para a mudan a Bozer e Delegach em sua investiga o observam que estes aspectos t m um papel importante que explicariam o grau de efetividade de interven es de coaching nos diferentes contextos culturais Valentine p em seu estudo sobre o papel do contexto em coaching nos traz algumas informa es relevantes sobre o coach referentes a esta quest o dentre as quais nbsp destacamos Constata-se uma varia o significativa na forma como os coaches definem e reconhecem os fatores contextuais Segundo os coaches entrevistados os fatores contextuais s o importantes para a obten o de resultados e sustentabilidade da mudan a comportamental do coachee A rela o entre como cada coach percebe a import ncia do contexto e como este a incorpora no seu trabalho n o parece clara Os coaches entrevistados identificaram tamb m os seguintes fatores contextuais como sendo os que mais influenciam...