icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #145 - Junho 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Futuro do Coaching Organizacional

Trabalhamos em organiza es vivas que respiram e trazem consigo suas pr prias peculiaridades culturais e seus sucessos R Levin nbsp Na atualidade num mundo fragmentado e imprevis vel as lideran as empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes Dentre elas lembramos as mudan as r pidas da tecnologia e de uma for a de trabalho em busca de autonomia empoderamento flexibilidade e envolvimento que tem exigido novas posturas dos dirigentes j que os tradicionais estilos controle comando n o mais funcionam neste contexto mutante Al m disso o desenvolvimento da Intelig ncia Artificial IA bem como do chamado Coaching Digital tem gerado posicionamentos diferenciados e por vezes conflitivos Diller e Passmore observam que o termo coaching digital embora utilizado com frequ ncia n o est claramente definido Entendem que se trata de uma tecnologia digital TD que possibilita uma conversa sincr nica entre um coach humano e um coachee humano o que diferente do Coaching IA e do coaching com base em tecnologias digitais e de comunica o de aprendizagem pg Ressaltam ainda que uma defini o clara permitir que os coaches mantenham padr es profissionais contribuindo para que os clientes entendam o que esperar do coaching digital Lembram que a vantagem da tecnologia atender a demanda crescente de aprendizagem desenvolvimento e apoio para as pessoas Al m disso a IA como uma parceria virtual contribui para a abertura dos indiv duos para informa es de car ter pessoal tendendo a reduzir o temor de uma avalia o negativa como tamb m baixando custo do processo nbsp Para eles as tecnologias digitais nbsp Geram novas oportunidades de apoio individual e mudan a comportamental nbsp Reduzem o tempo e as despesas com deslocamentos e estimulam a comunica o e a aprendizagem just-in-time nbsp Tem potencial para monitorar pensamentos sentimentos comportamentos ou processos que poder o ser teis para o cliente coachee e para o coach nbsp O ambiente digital tende a ser percebido como mais seguro do que a situa o face-a-face pelos envolvidos contribuindo para que certas quest es sejam abordadas abertamente nbsp Ambientes digitais poder o estimular o processo de autodesenvolvimento atrav s de oportunidades de novas mudan as diversifica o de pap is e identidades ou refletir-se em imagens corp reas Al m disso alguns estudos sobre coaching via telefone indicam resultados semelhantes mostrando os efeitos ben ficos a respeito de metas bem estar relacionamento coach coachee e satisfa o com o processo de coaching nbsp Os autores entretanto alertam que nem toda abordagem de coaching on line mais eficaz e que existem riscos na utiliza o de instrumentos digitais em coaching pelas seguintes raz es nbsp As interven es num ambiente digital poder o reduzir a visibilidade de pistas n o verbais impactando potencialmente o desenvolvimento da confian a e prejudicando a alian a de trabalho limitando a abertura o comprometimento e o atingimento das metas Alguns coaches consideram que a escuta ativa e a interpreta o de pausas num ambiente de coaching digital poder apresentar limita es nbsp Um outro fator a considerar s o os inesperados do ambiente digital tais como interrup es de voz ou v deo problemas t cnicos de software ou conex o interrup es de comunica o nbsp Em suma a utiliza o de tecnologias digitais em aprendizagem e desenvolvimento apresenta benef cios em termos de custos tempo espa o e disponibilidade Por outro nbsp lado traz alguns riscos tais como diminui o de pistas n o verbais e possibilidade de dificuldades de ordem t cnica al m de uma defini o clara e consensada do que seja coaching digital Prop em p a seguinte defini o de Coaching digital uma conversa sincr nica pessoal com a utiliza o de um udio ou canais de comunica o de v deo entre um coach humano e um coachee humano para empoderar o coachee em seu auto desenvolvimento nbsp Ressaltam que o ambiente digital apresenta vantagens de acessibilidade flexibilidade sensa o de seguran a por m tamb m desvantagens como fadiga do zoom perda de comunica o n o verbal e desafios na constru o do relacionamento Tais quest es d vidas demandam investiga es sistem ticas que explorem os diferentes processos comparando os resultados do coaching face-a-face com o coaching digital tanto para o coach quanto para o coachee quanto para os resultados nbsp Passmore e Tee p apresentam as seguintes limita es dos sistemas de coaching com base em IA nbsp Uma das mais significativas a atual incapacidade de demonstrar empatia e intelig ncia emocional ou atuar com o senso de humor da maioria dos...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial tem contribuído para a rapidez da transformação do nosso modus vivendi, estimulando a renovação, elevando a produtividade, a eficácia e baixando custos embora, em certos casos, sua utilização poderá tornar-se distorcida ou apresentar riscos. O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austrália, intitulado... leia mais

21 minutos

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)   Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” - Kauffman, C. e Coutu, D. (2009) Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium