Trabalhamos em organiza es vivas que respiram e trazem consigo suas pr prias peculiaridades culturais e seus sucessos R Levin nbsp Na atualidade num mundo fragmentado e imprevis vel as lideran as empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes Dentre elas lembramos as mudan as r pidas da tecnologia e de uma for a de trabalho em busca de autonomia empoderamento flexibilidade e envolvimento que tem exigido novas posturas dos dirigentes j que os tradicionais estilos controle comando n o mais funcionam neste contexto mutante Al m disso o desenvolvimento da Intelig ncia Artificial IA bem como do chamado Coaching Digital tem gerado posicionamentos diferenciados e por vezes conflitivos Diller e Passmore observam que o termo coaching digital embora utilizado com frequ ncia n o est claramente definido Entendem que se trata de uma tecnologia digital TD que possibilita uma conversa sincr nica entre um coach humano e um coachee humano o que diferente do Coaching IA e do coaching com base em tecnologias digitais e de comunica o de aprendizagem pg Ressaltam ainda que uma defini o clara permitir que os coaches mantenham padr es profissionais contribuindo para que os clientes entendam o que esperar do coaching digital Lembram que a vantagem da tecnologia atender a demanda crescente de aprendizagem desenvolvimento e apoio para as pessoas Al m disso a IA como uma parceria virtual contribui para a abertura dos indiv duos para informa es de car ter pessoal tendendo a reduzir o temor de uma avalia o negativa como tamb m baixando custo do processo nbsp Para eles as tecnologias digitais nbsp Geram novas oportunidades de apoio individual e mudan a comportamental nbsp Reduzem o tempo e as despesas com deslocamentos e estimulam a comunica o e a aprendizagem just-in-time nbsp Tem potencial para monitorar pensamentos sentimentos comportamentos ou processos que poder o ser teis para o cliente coachee e para o coach nbsp O ambiente digital tende a ser percebido como mais seguro do que a situa o face-a-face pelos envolvidos contribuindo para que certas quest es sejam abordadas abertamente nbsp Ambientes digitais poder o estimular o processo de autodesenvolvimento atrav s de oportunidades de novas mudan as diversifica o de pap is e identidades ou refletir-se em imagens corp reas Al m disso alguns estudos sobre coaching via telefone indicam resultados semelhantes mostrando os efeitos ben ficos a respeito de metas bem estar relacionamento coach coachee e satisfa o com o processo de coaching nbsp Os autores entretanto alertam que nem toda abordagem de coaching on line mais eficaz e que existem riscos na utiliza o de instrumentos digitais em coaching pelas seguintes raz es nbsp As interven es num ambiente digital poder o reduzir a visibilidade de pistas n o verbais impactando potencialmente o desenvolvimento da confian a e prejudicando a alian a de trabalho limitando a abertura o comprometimento e o atingimento das metas Alguns coaches consideram que a escuta ativa e a interpreta o de pausas num ambiente de coaching digital poder apresentar limita es nbsp Um outro fator a considerar s o os inesperados do ambiente digital tais como interrup es de voz ou v deo problemas t cnicos de software ou conex o interrup es de comunica o nbsp Em suma a utiliza o de tecnologias digitais em aprendizagem e desenvolvimento apresenta benef cios em termos de custos tempo espa o e disponibilidade Por outro nbsp lado traz alguns riscos tais como diminui o de pistas n o verbais e possibilidade de dificuldades de ordem t cnica al m de uma defini o clara e consensada do que seja coaching digital Prop em p a seguinte defini o de Coaching digital uma conversa sincr nica pessoal com a utiliza o de um udio ou canais de comunica o de v deo entre um coach humano e um coachee humano para empoderar o coachee em seu auto desenvolvimento nbsp Ressaltam que o ambiente digital apresenta vantagens de acessibilidade flexibilidade sensa o de seguran a por m tamb m desvantagens como fadiga do zoom perda de comunica o n o verbal e desafios na constru o do relacionamento Tais quest es d vidas demandam investiga es sistem ticas que explorem os diferentes processos comparando os resultados do coaching face-a-face com o coaching digital tanto para o coach quanto para o coachee quanto para os resultados nbsp Passmore e Tee p apresentam as seguintes limita es dos sistemas de coaching com base em IA nbsp Uma das mais significativas a atual incapacidade de demonstrar empatia e intelig ncia emocional ou atuar com o senso de humor da maioria dos...