revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #143 - Abril 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” - Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)


Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades necessárias para efetuar mudanças em suas vidas e nos sistemas humanos num futuro próximo”

Embora Coaching se proponha a desenvolver o potencial das pessoas para aperfeiçoar sua performance, muitos são ainda os que o consideram como uma espécie de panaceia.

Segundo Hargrove (1995, p. 15), “Coaching é desafiar e apoiar as pessoas, oferecendo-lhes o benefício da nossa parceria”.

Para Volpe (2022, p. 1) “Coaching é liberar o desempenho humano – nada mais, nada menos”.

Entendemos Coaching como “um processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa através da utilização ótima de seu potencial, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejados” (Krausz, 2016, p.27)

Entretanto, como escreve Vance (2024), “é fundamental reconhecer que Coaching, como qualquer outra intervenção, apresenta limitações e nem sempre é a melhor abordagem”. 

Coaching constitui uma intervenção personalizada voltada para o aprendizado e o desenvolvimento contínuo das pessoas e pressupõe um desejo e uma disponibilidade do coachee de ampliar horizontes, explorar ideias, crenças, pressuposições, liberando o potencial de seu crescimento.

Intervenções de Coaching em geral, e de Coaching Executivo em particular, envolvem um conjunto complexo e dinâmico de fatores intervenientes que, se não forem devidamente considerados, poderão impactar negativamente os resultados a serem alcançados.

Daí a necessidade de adotar uma abordagem de caráter preventivo que elimine/minimize os efeitos prejudiciais de certos fatores, ou seja, responder a seguinte pergunta:

Será o Coaching Executivo a intervenção adequada para este caso?

Jarvis (2004) CIPD (Chartered Institute of Personnel and Development) já propunha a utilização da chamada “Árvore da Decisão” voltada para analisar a adequação/viabilidade de um processo de Coaching, ou seja, identificar a priori possíveis condições desfavoráveis ao sucesso da intervenção e tomar medidas para elimina-las/ minimiza-las estrategicamente.

Num levantamento realizado em 2014, a própria CIPD ressalta a necessidade de considerar aspectos de ordem pessoal, relacional e organizacional antes de decidir sobre o uso de Coaching numa organização.

Dentre estes aspectos indica os seguintes:

1. Qual será a reação dos colaboradores?

2. As necessidades de desenvolvimento identificadas serão adequadamente atendidas através do Coaching?

3. A cultura e o clima da organização são compatíveis com a abordagem do Coaching?

Como ressalta o autor, “os profissionais (coaches) tem a responsabilidade de verificar se existe um contexto compatível com a prática do coaching, quais os objetivos da intervenção e que indicadores de avaliação estarão disponíveis”

Reynolds (2019), numa abordagem mais focada no coachee, ressalta a importância de práticas preventivas no Coaching Executivo, dentre as quais cita:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Importância da Ética em Coaching Executivo

“Um Coach eficaz não é apenas um praticante habilidoso, mas  sim um praticante ético, alguém que coloca conscientemente seus valores e sua ética à frente de sua prática profissional”. Jordanou e Hawley  (2021, p.1) Ética pode ser considerada como “uma prática reflexiva que facilita o alinhamento de comportamentos humanos com um senso de retidão e... leia mais

22 minutos

O Coaching Executivo é Mensurável?

“Nem tudo que é relevante para a experiência humana do coaching pode ser realmente mensurável” J.A. Tooth et al. (2013) O Coaching Executivo (CE),  uma intervenção através da qual um coach externo profissional apoia um executivo  no contexto organizacional, emergiu na década dos noventa. Seu rápido crescimento, entretanto, não foi acompanhado pela... leia mais

22 minutos

Como escolher o seu Coach Executivo

O saber fazer perguntas adequadas e produtivas tem sido considerado como uma das competências/capacidades essenciais de um coach executivo. Entretanto, pouco se comenta a respeito da importância do Coachee fazer o mesmo com o Coach, particularmente durante a fase de seleção/contratação de um processo de coaching. Tal questionamento prévio é essencial. Contribui para a construção... leia mais

21 minutos

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium