icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #143 - Abril 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

Coaching Executivo um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organiza o que paga pelos servi os - nbsp Kauffman C e Coutu D Como j afirmava Hudson p Coaching n o dar conselhos estabelecer uma rela o vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades necess rias para efetuar mudan as em suas vidas e nos sistemas humanos num futuro pr ximo Embora Coaching se proponha a desenvolver o potencial das pessoas para aperfei oar sua performance muitos s o ainda os que o consideram como uma esp cie de panaceia Segundo Hargrove p Coaching desafiar e apoiar as pessoas oferecendo-lhes o benef cio da nossa parceria Para Volpe p Coaching liberar o desempenho humano nada mais nada menos Entendemos Coaching como um processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa atrav s da utiliza o tima de seu potencial com a finalidade de alcan ar os resultados por ela almejados Krausz p Entretanto como escreve Vance fundamental reconhecer que Coaching como qualquer outra interven o apresenta limita es e nem sempre a melhor abordagem nbsp Coaching constitui uma interven o personalizada voltada para o aprendizado e o desenvolvimento cont nuo das pessoas e pressup e um desejo e uma disponibilidade do coachee de ampliar horizontes explorar ideias cren as pressuposi es liberando o potencial de seu crescimento Interven es de Coaching em geral e de Coaching Executivo em particular envolvem um conjunto complexo e din mico de fatores intervenientes que se n o forem devidamente considerados poder o impactar negativamente os resultados a serem alcan ados Da a necessidade de adotar uma abordagem de car ter preventivo que elimine minimize os efeitos prejudiciais de certos fatores ou seja responder a seguinte pergunta Ser o Coaching Executivo a interven o adequada para este caso Jarvis CIPD Chartered Institute of Personnel and Development j propunha a utiliza o da chamada rvore da Decis o voltada para analisar a adequa o viabilidade de um processo de Coaching ou seja identificar a priori poss veis condi es desfavor veis ao sucesso da interven o e tomar medidas para elimina-las minimiza-las estrategicamente Num levantamento realizado em a pr pria CIPD ressalta a necessidade de considerar aspectos de ordem pessoal relacional e organizacional antes de decidir sobre o uso de Coaching numa organiza o Dentre estes aspectos indica os seguintes Qual ser a rea o dos colaboradores As necessidades de desenvolvimento identificadas ser o adequadamente atendidas atrav s do Coaching A cultura e o clima da organiza o s o compat veis com a abordagem do Coaching Como ressalta o autor os profissionais coaches tem a responsabilidade de verificar se existe um contexto compat vel com a pr tica do coaching quais os objetivos da interven o e que indicadores de avalia o estar o dispon veis Reynolds numa abordagem mais focada no coachee ressalta a import ncia de pr ticas preventivas no Coaching Executivo dentre as quais cita Verificar a disponibilidade necessidade do coachee pois este por vezes n o quer e nem precisa de coaching Lembrar tamb m que coaching pressup e abertura para novas ideias posturas e horizontes por parte do coachee e flexibilidade da organiza o para integra-las na sua cultura Como escreve Moody p Saber quando usar coaching ou usar outra interven o fundamental Prop e os seguintes pontos a serem considerados nesta decis o nbsp nbsp O contexto organizacional favorece seguran a abertura transpar ncia nbsp nbsp Ser coaching adequado para este caso nbsp nbsp Saber quando n o usar coaching coloca as organiza es na vanguarda Goldsmith p comenta que provavelmente voc n o se surpreender ao saber que nem todas as interven es de coaching executivo s o bem sucedidas A falta de sucesso representa desperd cio de tempo e recursos para o coachee e para a organiza o e por esta raz o todos desejam evita-la O autor sugere tr s perguntas a serem feitas antes do coach aceitar um novo cliente As quest es do cliente s o de ordem comportamental As quest es do cliente relacionam-se com aspectos de integridade ou de tica O cliente e a organiza o caminham em dire es diferentes Lembra que coaching n o transforma um direcionamento errado num direcionamento certo...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial tem contribuído para a rapidez da transformação do nosso modus vivendi, estimulando a renovação, elevando a produtividade, a eficácia e baixando custos embora, em certos casos, sua utilização poderá tornar-se distorcida ou apresentar riscos. O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austrália, intitulado... leia mais

21 minutos

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos

O Futuro do Coaching Organizacional

“Trabalhamos em organizações vivas que respiram e trazem consigo suas próprias peculiaridades culturais e seus sucessos.” R. Levin (2024)   Na atualidade, num mundo fragmentado e imprevisível, as lideranças empresariais tem enfrentado dificuldades crescentes.Dentre elas lembramos as mudanças rápidas da tecnologia e de uma força de trabalho em busca de autonomia,... leia mais

20 minutos

Será o Coaching Executivo a solução adequada?

“Coaching Executivo é um compromisso confidencial e personalizado voltado para atender as necessidades do executivo e da organização que paga pelos serviços” Kauffman, C. e Coutu, D. (2009)   Como já afirmava Hudson (1999, p. 25/26), “Coaching não é dar conselhos. É estabelecer uma relação vital durante um tempo com clientes que que buscam clareza e habilidades... leia mais

19 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium