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Edição #142 - Março 2025

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Fatores que interferem nos processos de Coaching Executivo e Empresarial

Coaching Executivo um processo complexo e delicado que nbsp envolve relacionamentos multidimensionais entre nbsp indiv duo organiza o e coach R Orenstein A preocupa o com os fatores que interferem negativamente nos resultados dos processos de coaching executivo um aspecto presente desde os prim rdios do desenvolvimento desta interven o Hudson pg j comentava a resist ncia do cliente que ele considerava como pedras que obstruem o processo ressaltando a import ncia da rela o coach coachee e o comprometimento com o prop sito do processo de coaching p Zeus e Skiffington p citam v rios fatores que interferem negativamente nos processos de coaching relacionados com o coach tais como Tendencia a apresentar solu es simplistas para quest es complexas nbsp nbsp nbsp Busca de resultados a curto prazo nbsp nbsp nbsp Diretividade no processo de coaching nbsp nbsp nbsp N o perceber a falta de apoio e de recursos disponibilizados pela Organiza o nbsp nbsp nbsp Falta de autoconhecimento do coach Segundo Kilburg P falhas em coaching ocorrem quando na opini o de todos os envolvidos o cliente deixou de alcan ar uma melhoria substancial nas reas da meta para a qual o coaching foi contratado Dentre os fatores que contribuem para os resultados negativos Kilburg indica os seguintes - Relacionados ao cliente coachee Dificuldades psicol gicas problemas interpessoais s rios falta de motiva o expectativas irrealistas do coach ou do processo de coaching falhas no acompanhamento do processo - Relacionados ao coach Falta de empatia com o cliente coachee falta de experi ncia ou de interesse pelos problemas ou quest es do cliente subavalia o da severidade das dificuldades do cliente e superavalia o da compet ncia do coach limita es t cnicas do coach Noer indica tr s fatores relacionados com o coach que levam a erros no processo de coaching Falta de clareza sobre quem o cliente Coaching como uma solu o procura de um problema Cria o de relacionamentos de depend ncia coach coachee Marshall em sua tese de doutoramento realizou uma pesquisa com coaches certificados e com experi ncia variando entre e anos Investigou a percep o destes a respeito dos fatores que causam nbsp nbsp insucesso nos processos de coaching Trata-se de um levantamento sistem tico com o objetivo de expandir o conhecimento sobre como os coaches viam a sua pr tica e identificar os fatores de interrup o e ou sucesso dos resultados do processo de coaching Os fatores de interrup o do processo identificados foram agrupados nas seguintes categorias Dificuldades de ordem terap utica estas foram a raz es mais citadas do insucesso do coaching Os entrevistados indicaram terapia para os coachees em virtude de rea es de raiva uso excessivo de lcool dificuldades na din mica familiar baixa autoestima falta de continuidade do processo de coaching Falta de familiaridade do coach com as demandas do coachee Inadequa o da rela o coach coachee envolvendo conflito de valores falta de rapport baixa fluidez no relacionamento falta de conex o entre as expectativas do coachee e a percep o do papel do coach Processo de sele o do coach os coaches observaram que processos de sele o mais apurados tinham maior probabilidade de sucesso Falta de conex o resultando em frustra o tanto do coach como do coachee com o processo Falta de aceita o e valoriza o do coachee Resist ncia e falta de a o e motiva o do cliente em busca de resultados Falta de abertura e postura negativista do coachee Falta de responsabilidade e expectativas irrealistas em rela o ao processo Os coaches que participaram deste estudo identificaram ainda as seguintes fun es do coach no processo de coaching constru o de relacionamento questionamento provocativo e desafiador observa o sistem tica e retorno para o coachee Trata-se de uma abordagem que al m do foco no relacionamento da d ade coach coachee traz tamb m uma contribui o interessante a respeito do papel do coach tal como entendido pelos pr prios coaches entrevistados um aspecto pouco explorado nas investiga es dispon veis Entretanto tende a minimizar o papel de outras vari veis intervenientes relevantes que interferem direta ou indiretamente no processo de coaching uma vez que este se d num contexto sociocultural...
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