revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #142 - Março 2025

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Fatores que interferem nos processos de Coaching Executivo e Empresarial

“Coaching Executivo é um processo complexo e delicado que  envolve relacionamentos multidimensionais entre  indivíduo, organização e coach”

R. Orenstein ( 2002)


A preocupação com os fatores que interferem negativamente nos resultados dos processos de coaching executivo é um aspecto presente desde os primórdios do desenvolvimento desta intervenção.

Hudson (1999, pg. 24) já comentava a “resistência do cliente” que ele considerava como “pedras que obstruem o processo”, ressaltando a importância da relação coach/ coachee e o “comprometimento com o propósito do processo de coaching” (p.29).

Zeus e Skiffington (2000, p.71) citam vários fatores que interferem negativamente nos processos de coaching relacionados com o coach, tais como:

Tendencia a apresentar soluções simplistas para questões complexas.

#    Busca de resultados a curto prazo.

#    Diretividade no processo de coaching

#    Não perceber a falta de apoio e de recursos disponibilizados pela Organização

#    Falta de autoconhecimento do coach

Segundo Kilburg (2002, P. 289) “falhas em coaching ocorrem quando, na opinião de todos os envolvidos, o cliente deixou de alcançar uma melhoria substancial nas áreas da meta para a qual o coaching foi contratado”.

Dentre os fatores que contribuem para os resultados negativos, Kilburg indica os seguintes:

1 - Relacionados ao cliente (coachee):

Dificuldades psicológicas, problemas interpessoais sérios, falta de motivação, expectativas irrealistas do coach ou do processo de coaching, falhas no acompanhamento do processo.

2 - Relacionados ao coach:

Falta de empatia com o cliente (coachee), falta de experiência ou de interesse pelos problemas ou questões do cliente, subavaliação da severidade das dificuldades do cliente e superavaliação da competência do coach, limitações técnicas do coach.

Noer (2002) indica três fatores relacionados com o coach que levam a erros no processo de coaching:

1. Falta de clareza sobre quem é o cliente

2. Coaching como uma solução à procura de um problema

3. Criação de relacionamentos de dependência coach/coachee

Marshall (2006), em sua tese de doutoramento, realizou uma pesquisa com 19 coaches certificados e com experiência variando entre 5 e 20 anos. Investigou a percepção destes a respeito dos fatores que causam   insucesso nos processos de coaching.

Trata-se de um levantamento sistemático com o objetivo de expandir o conhecimento sobre como os coaches viam a sua prática e identificar os fatores de interrupção e/ou sucesso dos resultados do processo de coaching.

Os fatores de interrupção do processo identificados foram agrupados nas seguintes categorias:

1. Dificuldades de ordem terapêutica:

estas foram a razões mais citadas do insucesso do coaching. Os entrevistados indicaram terapia para os coachees em virtude de reações de raiva, uso excessivo de álcool, dificuldades na dinâmica familiar, baixa autoestima, falta de continuidade do processo de coaching.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Importância da Ética em Coaching Executivo

“Um Coach eficaz não é apenas um praticante habilidoso, mas  sim um praticante ético, alguém que coloca conscientemente seus valores e sua ética à frente de sua prática profissional”. Jordanou e Hawley  (2021, p.1) Ética pode ser considerada como “uma prática reflexiva que facilita o alinhamento de comportamentos humanos com um senso de retidão e... leia mais

22 minutos

O Coaching Executivo é Mensurável?

“Nem tudo que é relevante para a experiência humana do coaching pode ser realmente mensurável” J.A. Tooth et al. (2013) O Coaching Executivo (CE),  uma intervenção através da qual um coach externo profissional apoia um executivo  no contexto organizacional, emergiu na década dos noventa. Seu rápido crescimento, entretanto, não foi acompanhado pela... leia mais

22 minutos

Como escolher o seu Coach Executivo

O saber fazer perguntas adequadas e produtivas tem sido considerado como uma das competências/capacidades essenciais de um coach executivo. Entretanto, pouco se comenta a respeito da importância do Coachee fazer o mesmo com o Coach, particularmente durante a fase de seleção/contratação de um processo de coaching. Tal questionamento prévio é essencial. Contribui para a construção... leia mais

21 minutos

Coaching Executivo e Inteligência Artificial

“ Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial  (IA) era  apenas uma fascinação para os entusiastas da tecnologia” T. Ramos (2023) “Duvide da habilidade de um coach IA (Inteligência Artificial) competir hoje com um coach humano “. Terblanche et al. (2022). A Inteligência, Artificial (IA) tem alcançado avanços notáveis gerando debates a... leia mais

21 minutos

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

“Entretanto há uma concordância generalizada de que, como processo de aprendizagem, o coaching executivo ainda está “construindo sua identidade“ Helen Paige (2002) Embora nos idos de 2002  Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando ... leia mais

23 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium