Se n s coaches nos propomos a oferecer coaching bem como metodologias que sejam eficazes para nossos clientes ser necess rio nos mantermos a par da literatura de coaching e das pesquisas que informam sua pr tica eficaz A Grant nbsp e S O Connor Penso que n o basta saber na pr tica que coaching funciona nbsp ou acreditar em alguma explica o de senso comum a respeito de sua efic cia A Scoular p A rela o entre pesquisa e pr tica nem sempre tem sido adequadamente reconhecida nas interven es da rea da aprendizagem e do desenvolvimento humano No caso espec fico do Coaching em geral e do Coaching Executivo e Empresarial em particular esta situa o se repete Passmore e Travis observam que a partir dos anos noventa come aram a aparecer com mais frequ ncia artigos de natureza qualitativa sobre coaching Estes tendiam a abordar o coaching como uma habilidade e a metodologia utilizada era em geral a de estudos de caso nbsp Nesta fase raros eram os estudos quantitativos comparativos focando de forma sistem tica as interven es de coaching e seus resultados Muitas das investiga es apresentavam limita es inconsist ncias falhas na coleta e an lise dos dados coletadas e pouca representatividade por n o se tratar de amostras estatisticamente representativas Alguns estudos de caso entretanto continham uma certa riqueza qualitativa revelando novas facetas do coaching e novos fatores intervenientes a serem exploradas Dentre os temas abordados figuravam as diferen as entre coaching e outras interven es tais como aconselhamento treinamento ensino terapia as defini es de coaching atributos cr ticos do coaching efetivo aspectos ticos da interven o fases do coaching Surgiram tamb m algumas poucas investiga es sistem ticas sobre rela es coach coachee e seu efeito nos resultados do processo De Haan bem como o impacto do coaching sobre os indiv duos e a organiza o Como escreveram Passmore e Travis expressando suas expectativas Espera-se que em os pesquisadores tenham realizado entre e estudos representativos com mais de participantes utilizando grupos de controle representatividade como tamb m a colabora o conjunta de acad micos e profissionais Pouco tempo antes do seu prematuro falecimento Anthony Grant publicou juntamente com Sean O Connor um artigo que aborda a relev ncia da pesquisa para o cont nuo crescimento e desenvolvimento do Coaching Em breve men o aos idos dos anos noventa os autores lembram o tempo dos chamados cursos de coaching sem base te rica com padr es de pr tica profissional e tica limitados Esta situa o entretanto ainda n o se encontra totalmente ultrapassada apesar do crescimento exponencial de pesquisas de qualidade dispon veis o que tem contribu do para o aperfei oamento da pr tica do coaching Tal situa o tem sido observada com maior frequ ncia no caso do coaching executivo e empresarial uma vez que as organiza es tendem nbsp cada vez mais a buscar evid ncias claras a respeito dos resultados obtidos atrav s destas interven es Grant e O Connor p ao focalizar o papel do coach enfatizam ainda que n s coaches precisamos nos engajar naquele tipo de autorreflex o informada e intencional que encorajamos nossos coachees a praticar Ressaltam tamb m que ao integrar os conhecimentos gerados pelas pesquisas existentes nossa experi ncia pessoal e expertise profissional tornamo-nos mais maduros e equilibrados Em outras palavras mais capacitados a manter nossa atualiza o atrav s de informa es resultantes das pesquisas sobre coaching cuja abordagem baseada em evid ncia Definem coaching baseado em evid ncia como uma interven o que envolve o uso inteligente e consciencioso do melhor e mais relevante conhecimento dispon vel integrado expertise profissional do coach nbsp nbsp Da a import ncia de acompanhar de perto o que a literatura especializada de coaching tem produzido uma alternativa eficaz para o coach manter-se a par das investiga es que contribuem para transformar o coaching de uma mera pr tica numa atividade profissional reconhecida baseada o um conjunto multidisciplinar integrado e apoiado por evid ncias cientificamente comprovadas Com o objetivo de facilitar a sele o dos trabalhos relevantes a serem analisados pelos coaches no seu processo de aprendizagem cont nua os autores prop em a seguinte tipologia - Pesquisas rigorosas espec ficas com acentuada evid ncia para o coaching s o aquelas nas quais o coaching o foco principal e cujos resultados foram replicados validados em diferentes popula es - Pesquisas menos rigorosas espec ficas com limitada evid ncia para o coaching s o aquelas nas quais o n mero...