“Como poderemos alterar os processos que acontecem nas nossas equipes para alcançar outras coisas além de melhorar o desempenho do que executamos hoje?
David Clutterbuck (2016)
Introdução
O coach de equipe organizacional tem diante de si desafios diferentes do coach que faz coaching um-a-um /individual nas organizações. E as razões são várias.
Inicialmente defronta-se com uma diversidade de condições contextuais, expectativas, posturas e reações dos participantes que poderão, ou não, favorecer o seu trabalho. Poderá estar diante de uma equipe propriamente dita, ou de uma mera coleção de pessoas que trabalham numa mesma sala, ou num mesmo setor, mas que pouco interagem ou não tem objetivos comuns.
Encontrará indivíduos entusiasmados e prontos para participar, outros indiferentes e alguns céticos em relação aos resultados desta intervenção. É provável que surjam indagações a respeito do “por que Coaching de equipe?”, bem como dúvidas sobre o processo, a metodologia, o papel de cada participante, o receio da exposição. Além disso, espera-se que os resultados desta intervenção aconteçam no curto prazo, eliminando disfunções/dificuldades e elevando o desempenho da equipe, uma vez que no contexto empresarial o sentido de urgência tende a prevalecer.
Coaching de Equipe (CEq) é uma atividade sui generis, desafiadora, que demanda prontidão de natureza tanto pessoal, quanto profissional, além do talento necessário para integrar de forma construtiva todos estes aspectos. É por esta razão que CEq é considerado mais arte do que técnica, uma forma sutil de mudança coletiva autodirigida que transforma uma coleção de pessoas numa equipe de alto desempenho.
Atributos do Coach de Equipe Organizacional
Dentre estes atributos destacamos:
• Visão Sistêmica – Ter sempre em mente que seu cliente é a Equipe, um sub sistema que é parte de um sistema maior, a organização. Esta, por sua vez, tem uma cultura que influência/determina certos padrões de funcionamento da Equipe.
Alterar padrões de funcionamento de uma Equipe é um processo que exige não só tempo, mas também a disponibilidade dos membros para revisitarem seus papéis, eliminarem determinadas disfunções, reverem processos, etc. Mudanças sustentáveis e produtivas são fruto de um processo a médio prazo e só acontece se houver real engajamento da equipe e de seus membros. Para tanto é necessário compreender a complexidade da dinâmica contextual na qual a Equipe atua.
• Competência Relacional – O Coach de Equipe atua simultaneamente em três níveis de relacionamento: com cada membro da Equipe como indivíduo, com a Equipe como um todo e com os diferentes stakeholders envolvidos no processo. Tal condição exige uma capacidade de manter um posicionamento de neutralidade e coerência profissional nas suas interações, posicionamento este necessário para gerar credibilidade e confiança nos diferentes relacionamentos que se estabelecem.. A gestão adequada destes contribui para a sustentação do processo, a lisura ética da intervenção e a credibilidade perante a Equipe, os Stakeholders e a Organização como um todo.
• Sigilo/Segurança Psicológica – Construir um ambiente de segurança tal que promova a abertura da Equipe, a participação ativa e a interação entre os membros. O uso adequado do princípio do sigilo, por sua vez, estimula a sensação de pertinência dos membros, eleva o nível da coesão, da confiança mútua, gerando a emergência do Nós na Equipe.