revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #93 - Fevereiro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Coaching de Equipe e Suas Especificidades

“No trabalho, como na dança do tango, as Equipes dependem de uma profunda confiança mútua e clareza de comunicação”- (M. Wucker, 2018)


Jones et al. (2019, p. 1.) num interessante artigo sobre o que distingue o Coaching de Equipe (CEq.) de outras intervenções, ressaltam três aspectos relevantes:

1. “Sendo as equipes parte das organizações efetivas, a aprendizagem e o desenvolvimento precisariam passar do foco apenas no individuo para o capacitar a equipe como um todo a aprender e desenvolver-se dentro de suas funções a fim de elevar a sua efetividade”.

2. Apesar do crescimento do CEq., ainda não contamos com uma base teórica empiricamente válida, havendo inclusive uma certa confusão sobre o que o seja CEq, considerando que existem alguns aspectos em comum entre este e outras formas de aprendizagem e desenvolvimento de Equipes.

3. Uma conceituação clara do que é CEq. é essencial para que as organizações compreendam o que é e por que utilizam este tipo de intervenção.

Pata tratar destas questões, os autores adotaram uma abordagem interna, buscando definir o conceito de Coaching de Equipe a partir da contribuição dos profissionais que atuam na área.

A proposta foi, pois, de construir um definição de CEq com base em dados, especificação de fronteiras, incluindo uma análise clara das semelhanças e diferenças com outras intervenções em equipes.

Trata-se de uma abordagem diferente das inúmeras conceituações disponíveis uma vez que busca refletir a prática corrente. Para fins comparativos foram considerados três tipo de intervenções em equipe além do CEq.

Treinamento de Equipe (Team training) – considerado como recurso fundamental para elevar a eficácia e foca o conhecimento latente do trabalho em equipe, habilidades e/ou competências atitudinais, além de clarificar e definir o treinamento como uma estratégia sistemática que se propõe a aperfeiçoar certos objetivos específicos ou competências que elevem o trabalho em equipe.

Integração de Equipe (Team building) – é uma intervenção processual que estimula os membros da equipe a refletirem sobre seu comportamento e relacionamentos interpessoais. Segundo Klein et al. (2009), parece que se chegou a um consenso sobre o conceito de integração de equipe definido como incluindo quatro elementos:

1.estabelecimento de metas,

2. relações interpessoais,

3. estabelecimento de papéis e

4. solução de problemas.

Desenvolvimento de Equipe (Team development) – um processo holístico informal do qual participam todos os membros e através do qual estes buscam criar estruturas sociais eficazes e processos de trabalho  próprios.

Coaching de Equipe (Team Coaching) - Segundo os autores, embora a popularidade do Coaching de equipe (CEq.) parece estar crescendo, este ainda permanece “pouco compreendido em termos de definição, conceituação e clareza e de suas fronteiras com outras intervenções de aprendizagem e desenvolvimento de equipes.”

Os autores identificaram 15 definições de CEq publicadas entre 2000 e 2017 que ilustram as diferenças de entendimento dos profissionais em relação a esta intervenção. Cada definição foi abordada através da análise temática com o objetivo de identificar padrões ou temas recorrentes nas definições e palavras chaves, tais como aprendizagem, diálogo, estabelecimento de metas, conscientização, apoio, responsabilidade, performance coletiva, reflexão, estratégias, desafio, identificação de forças e limitações, facilitação, performance da equipe, solução de problemas . Trata-se de uma ampla variedade de fatores que representam um desafio para a obtenção de um consenso. No caso do papel do coach. foram encontradas seis descrições diferentes.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Impacto do Contexto nos Processos de Coaching

“Todos os relacionamentos são moldados  pelo ambiente no  qual acontecem e todos os envolvidos trazem consigo entendimentos, crenças e percepções que influenciam estes relacionamentos” Cox, 2003, p. 9 Introdução A importância do contexto nos processos de coaching, embora mencionada por alguns estudiosos, nem sempre tem sido  considerada nas... leia mais

22 minutos

O Papel da Pesquisa na Prática do Coaching Executivo e Empresarial

“Se nós coaches nos propomos a oferecer coaching, bem como metodologias que sejam eficazes para nossos clientes, será necessário nos mantermos a par da literatura de coaching e das pesquisas que informam sua prática eficaz.”A.Grant  e S. O’Connor(2019) “Penso que não basta saber na prática que coaching funciona  ou acreditar em alguma explicação de senso comum a... leia mais

20 minutos

Quem é o coach de Equipe Organizacional?

“Como poderemos alterar os processos que acontecem nas nossas equipes para alcançar outras coisas além de melhorar o desempenho do que executamos hoje? David Clutterbuck (2016) Introdução O coach de equipe organizacional tem diante de si desafios diferentes do coach que faz coaching um-a-um /individual nas organizações. E as razões são várias. Inicialmente... leia mais

23 minutos

O Que É Cultura de Coaching?

"A cultura é o patrimônio mais importante" Ginni Rometty (CEO- IBM) "Você jamais ultrapassará os limites estabelecidos pela cultura no seu trabalho conjunto pois esta, tal como o ar que respiramos, é ubíqua, e tudo afeta." Douglas Riddle, 2016. Introdução Antony Jay {1972), nos relata uma experiência interessante que define e ilustra o conceito de... leia mais

21 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium