“No trabalho, como na dança do tango, as Equipes dependem de uma profunda confiança mútua e clareza de comunicação”-
(M. Wucker, 2018)
Jones et al. (2019, p. 1.) num interessante artigo sobre o que distingue o Coaching de Equipe (CEq.) de outras intervenções, ressaltam três aspectos relevantes:
1. “Sendo as equipes parte das organizações efetivas, a aprendizagem e o desenvolvimento precisariam passar do foco apenas no individuo para o capacitar a equipe como um todo a aprender e desenvolver-se dentro de suas funções a fim de elevar a sua efetividade”.
2. Apesar do crescimento do CEq., ainda não contamos com uma base teórica empiricamente válida, havendo inclusive uma certa confusão sobre o que o seja CEq, considerando que existem alguns aspectos em comum entre este e outras formas de aprendizagem e desenvolvimento de Equipes.
3. Uma conceituação clara do que é CEq. é essencial para que as organizações compreendam o que é e por que utilizam este tipo de intervenção.
Pata tratar destas questões, os autores adotaram uma abordagem interna, buscando definir o conceito de Coaching de Equipe a partir da contribuição dos profissionais que atuam na área.
A proposta foi, pois, de construir um definição de CEq com base em dados, especificação de fronteiras, incluindo uma análise clara das semelhanças e diferenças com outras intervenções em equipes.
Trata-se de uma abordagem diferente das inúmeras conceituações disponíveis uma vez que busca refletir a prática corrente. Para fins comparativos foram considerados três tipo de intervenções em equipe além do CEq.
Treinamento de Equipe (Team training) – considerado como recurso fundamental para elevar a eficácia e foca o conhecimento latente do trabalho em equipe, habilidades e/ou competências atitudinais, além de clarificar e definir o treinamento como uma estratégia sistemática que se propõe a aperfeiçoar certos objetivos específicos ou competências que elevem o trabalho em equipe.
Integração de Equipe (Team building) – é uma intervenção processual que estimula os membros da equipe a refletirem sobre seu comportamento e relacionamentos interpessoais. Segundo Klein et al. (2009), parece que se chegou a um consenso sobre o conceito de integração de equipe definido como incluindo quatro elementos:
1.estabelecimento de metas,
2. relações interpessoais,
3. estabelecimento de papéis e
4. solução de problemas.
Desenvolvimento de Equipe (Team development) – um processo holístico informal do qual participam todos os membros e através do qual estes buscam criar estruturas sociais eficazes e processos de trabalho próprios.
Coaching de Equipe (Team Coaching) - Segundo os autores, embora a popularidade do Coaching de equipe (CEq.) parece estar crescendo, este ainda permanece “pouco compreendido em termos de definição, conceituação e clareza e de suas fronteiras com outras intervenções de aprendizagem e desenvolvimento de equipes.”
Os autores identificaram 15 definições de CEq publicadas entre 2000 e 2017 que ilustram as diferenças de entendimento dos profissionais em relação a esta intervenção. Cada definição foi abordada através da análise temática com o objetivo de identificar padrões ou temas recorrentes nas definições e palavras chaves, tais como aprendizagem, diálogo, estabelecimento de metas, conscientização, apoio, responsabilidade, performance coletiva, reflexão, estratégias, desafio, identificação de forças e limitações, facilitação, performance da equipe, solução de problemas . Trata-se de uma ampla variedade de fatores que representam um desafio para a obtenção de um consenso. No caso do papel do coach. foram encontradas seis descrições diferentes.