revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #93 - Fevereiro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Consultoria: A Arte de Escutar o Invisível

Sempre trabalhei em consultoria de serviços, onde o que eu vendia - pelo menos inicialmente - eram respostas para os problemas dos meus clientes na área de tecnologia. Trabalhei com produtos de software que potencializam a colaboração dentro das organizações: soluções de e-mail, mensagens instantâneas, intranets, e gestão do conhecimento. Na época, a internet estava chegando no Brasil, e ficava maravilhado como a rede conectava pessoas.

 

A causa raiz

Certa vez estava em um projeto em um novo cliente, para migrar todos os quatro mil colaboradores para uma nova infraestrutura que tínhamos instalado: reuniões com áudio e vídeo, chat, e-mail. Era um projeto crítico, pois estávamos sofrendo com problemas de qualidade do software de um dos fornecedores (os famosos bugs), o que levava a estourar o prazo da nossa entrega, gerando um desconforto para nossa equipe, o cliente, enfim, todos envolvidos. A solução simplesmente não funcionava, e por conta do histórico de bugs no produto, estávamos com nossa confiança um pouco abalada, confesso. Eu particularmente, que era o arquiteto sênior desse projeto, já tinha esgotado todos os meus recursos, e fui fazer a última coisa que me restava: pedir ajuda.

Por mais que a gerente de projeto tentasse, o time de redes do cliente - infraestrutura crítica para o funcionamento de qualquer solução de tecnologia - nunca tinha disponibilidade em sua agenda para se reunir conosco. O cliente, uma instituição financeira em final de ano, precisava garantir que todos os seus sistemas financeiros rodassem sem falhas. Em resumo: por mais que nós como consultores estivéssemos comprometidos com a entrega, naquele momento não era prioridade para nosso cliente. Ele estava comprometido com a estabilidade de todas as transações financeiras de final de ano de seus clientes! É compreensível que fosse assim.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium