Sempre trabalhei em consultoria de servi os onde o que eu vendia - pelo menos inicialmente - eram respostas para os problemas dos meus clientes na rea de tecnologia Trabalhei com produtos de software que potencializam a colabora o dentro das organiza es solu es de e-mail mensagens instant neas intranets e gest o do conhecimento Na poca a internet estava chegando no Brasil e ficava maravilhado como a rede conectava pessoas nbsp A causa raiz Certa vez estava em um projeto em um novo cliente para migrar todos os quatro mil colaboradores para uma nova infraestrutura que t nhamos instalado reuni es com udio e v deo chat e-mail Era um projeto cr tico pois est vamos sofrendo com problemas de qualidade do software de um dos fornecedores os famosos bugs o que levava a estourar o prazo da nossa entrega gerando um desconforto para nossa equipe o cliente enfim todos envolvidos A solu o simplesmente n o funcionava e por conta do hist rico de bugs no produto est vamos com nossa confian a um pouco abalada confesso Eu particularmente que era o arquiteto s nior desse projeto j tinha esgotado todos os meus recursos e fui fazer a ltima coisa que me restava pedir ajuda Por mais que a gerente de projeto tentasse o time de redes do cliente - infraestrutura cr tica para o funcionamento de qualquer solu o de tecnologia - nunca tinha disponibilidade em sua agenda para se reunir conosco O cliente uma institui o financeira em final de ano precisava garantir que todos os seus sistemas financeiros rodassem sem falhas Em resumo por mais que n s como consultores estiv ssemos comprometidos com a entrega naquele momento n o era prioridade para nosso cliente Ele estava comprometido com a estabilidade de todas as transa es financeiras de final de ano de seus clientes compreens vel que fosse assim Com minhas op es esgotadas pedi apoio ao meu gerente que n o poupou esfor os e subiu toda a cadeia at a lideran a dos laborat rios nos Estados Unidos me colocando em contato com um desenvolvedor s nior Durante o intervalo entre o Natal e o Ano Novo eu e ele trabalhamos para coletar dados investigar problemas e nos comprometer com o nosso cliente e a promessa de entregar o servi o contratado Nisso descobrimos evid ncias que indicavam fortemente a exist ncia de firewalls - dispositivos de seguran a na rede do cliente - que estavam bloqueando a comunica o de todos os componentes da nossa solu o...