revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #89 - Outubro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Perguntas em Coaching Executivo e Empresarial

“Mais do que buscar listas mágicas de pergunta, os coaches precisariam compreender a ciência do questionamento para orientar suas decisões sobre que tipo de perguntas fazer e quando fazê-las” 
Hauser, 2017 


Perguntar é uma intervenção amplamente utilizada e discutida em atividades profissionais relacionadas com comportamento humano.   

Embora o perguntar seja considerado como uma competência chave nos processos de  Coaching e que “na essência do coaching de qualidade encontra-se a arte de ouvir e questionar” (Bacon e Voss, 2012), especialistas enfatizam a necessidade de investigar as diferentes facetas  das interações que ocorrem entre coach e coachee durante o processo,  tais como questionamento, resposta, escuta, reflexão, segurança psicológica e seu impacto nos resultados.,

Perguntas, quando adequada e estrategicamente formuladas, são uma das formas de coletar informações, construir e manter relacionamentos produtivos, aprender, pensar de forma crítica e criativa, estimular ações e decisões, solucionar problemas, aspectos estes abordados no decorrer de um processo de coaching.

No entanto, nem todos os que atuam como coaches tem clareza a respeito da importância não só das perguntas, como também das respostas e demais fatores envolvidos. Todos estes têm um papel no relacionamento produtivo e na criação de um clima de harmonia e colaboração necessários para a construção da parceria/ aliança de trabalho entre coach e coachee.

Alguns pontos a considerar na formulação das perguntas:

- Qual o objetivo da pergunta?

- Ela é adequada ao contexto?

- É este o momento apropriado para fazê-la?

- Foi claramente formulada?

- Contém algo subentendido que poderá influenciar a natureza da resposta?

- Trata-se de uma pergunta ou de uma afirmação?

- Convida o coachee a pensar, refletir, trocar informações, posicionar-se?

Como afirma Goldberg (1998, p. 344)) “Uma pergunta não feita  é uma porta não aberta” Abrir esta porta significa entrar em contato com o mindset do coachee, familiarizar-se com sua postura, maneira de ver a si mesmo e o mundo à sua volta e assim facilitar a comunicação e flexibilizar a interação.

Perguntas eficazes, coerentes e apropriadas geram respostas que, como lembra Whitmore (2004, p. 47), “indicam com frequência  ao coach a linha a ser seguida nas perguntas subsequentes e, ao mesmo tempo, possibilitam a  este monitorar se o coachee está seguindo uma direção produtiva”, alinhada com os objetivos a serem alcançados.

Em geral, escreve Scoular, (2011, p.78) as perguntas mais potentes tendem a ser “muito simples, curtas e abertas. Começam com O que, Onde, Quando e Como, geram informações e levam a conversa adiante”

* As perguntas constituem um dos instrumentos estratégicos que permitirá ao coach gerir a direção da conversação de modo a beneficiar a eficácia do processo de coaching. Diferentes perguntas estimulam diferentes respostas e podem ser utilizadas para abordar questões relevantes contidas nas respostas do coachee.  Por exemplo, o diálogo coach/coachee muitas vezes desvia-se do foco e uma pergunta adequada poderá recuperá-lo retomando o que Gallwey (1974) denominou de “atenção focada”.

* As perguntas, quando neutras, permitem que a conversação flua de acordo com os objetivos estabelecidos pelo coachee para o processo de coaching. Entretanto, sem se dar conta, o coach poderá direcioná-la para questões de seu próprio interesse ou que considera que seria o “certo”.  

* As perguntas têm o objetivo de expandir o nível de consciência do coachee, ou seja, “descobrir coisas novas, desde um insight até pensamentos que alteram a vida” (Scoular, 2011, p. 81). Perguntar ao  coachee como define certas palavras por ele utilizadas, é convidá-lo a entrar em contato com seus conceitos, valores, autoimagem, competências, significados e objetivos, ou seja, olhar para dentro de si e aprender com o que  vê.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Afinal, o que Determina a Efetividade dos Processos de Coaching Executivo e Empresarial?

INTRODUÇÂO Trata-se de um tema presente na literatura especializada de coaching nas últimas décadas em inúmeros trabalhos que buscam identificar um conjunto de fatores responsáveis pela efetividade deste processo.  As primeiras investigações sobre esta efetividade datam do fim dos anos noventa e a primeira década do novo século, tais como as  realizadas por Peterson... leia mais

23 minutos

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos

Coaching Executivo e Segurança Psicológica (A)

“Há um reconhecimento crescente  em todos os setores sobre a importância de dizermos o que pensamos” Amy C. Edmondson (1212) O termo “Segurança Psicológica” foi desenvolvido por Edmondson a partir do seu interesse sobre os fatores que contribuem para a eficácia das equipes de trabalhadores do conhecimento nas organizações. Já em 2008 escrevia ela que... leia mais

22 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium