A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria,
tenho mátria
E quero frátria
[...] O que quer
O que pode esta língua?
(Caetano Veloso)
Dentre tantas alegrias proporcionadas por participar da ICF e de modo especial deste Comitê, está a possibilidade de conhecer e interagir com pessoas muito especiais de diferentes países. Nesse artigo, eu, Robson, tenho a honra de compartilhar experiências com Cristina Tomé.
Para começar, lembro que estava participando de um gigantesco congresso de Treinamento & Desenvolvimento (na ocasião ASTD – American Society for Training and Development) em São Francisco – EUA em 1998, que reuniu mais de 14000 participantes de mais de 90 países durante cinco dias. Era a minha primeira experiência como sponsor, responsável por organizar a delegação do Rio de Janeiro e todos estávamos muito empolgados com a experiência. Éramos mais de trinta participantes.
Aconteceu algo inusitado na abertura do evento que me marcou. O auditório repleto e o mestre de cerimônias começou a convidar os participantes para que se levantassem à medida que anunciassem a sua origem, por idioma. E assim chamava: os que falam japonês, os participantes ficavam de pé e eram aplaudidos, os que falam francês, espanhol etc. e a cena se repetia com os grupos de pé recebendo os aplausos dos demais. Quando, porém, foi anunciado os de língua portuguesa, nós e todos os demais de diferentes países de língua portuguesa, sem que ninguém tivesse combinado – e estávamos dispersos no imenso centro de convenções -, levantamo-nos fazendo uma verdadeira e saudável algazarra que chamou a atenção de todos a ponto de recebermos um sutil comentário do apresentador: só podia ser os de língua portuguesa!
Vale destacar que segundo estudiosos da Língua, A língua oficial portuguesa, comemorada em 5 de maio, é falada em nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste). Muitos povos. Tantas histórias a serem desveladas. Em meio a controvérsia dos números, o português aparece como quinta língua mais falada por aproximadamente 280 milhões de pessoas (dados 2019). E lá estávamos nós – algumas centenas de representantes de diversos países -, mostrando a que viemos.