revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #85 - Junho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Trabalho do Terapeuta Organizacional com base na AIT

Você acha que é possível se permitir sentir quando está trabalhando? Esta pergunta pode parecer ter uma resposta óbvia, e esta resposta vinda de sua mente poderá ser: “sim”. O que fico aqui me perguntando é que se isso parece tão óbvio, para muitos de nós, por que majoritariamente o ambiente organizacional tem se mostrado um contexto frio, insensível, composto de pessoas usando “máscaras” a maior parte do tempo, e não se permitindo interagirem entre seus pares com autenticidade e vulnerabilidade?

De acordo com uma pesquisa realizada pela ISMA-Brasil (International Stress Management Association) 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. O Instituto Gallup já apontava, em uma pesquisa de 2014 realizada em mais de 100 países, que o trabalho é indicado como o item menos satisfatório na lista dos itens de qualidade de vida. Durante mais de 50 anos, a Gallup com suas frequentes pesquisas entrevistou mais de 1 milhão e 700 mil funcionários em 101 empresas de 63 países e chegou à conclusão que 8 em cada 10 funcionários se sentem deslocados em seu ambiente profissional.

Diante deste cenário cada vez mais evidente, o trabalho do terapeuta organizacional tem encontrado relevância por parte de empresas e líderes que acreditam na importância do autoconhecimento e dos relacionamentos dentro deste contexto que, enquanto estamos acordados, toma a maior parte do nosso tempo.

O Terapeuta Organizacional tem um olhar mais holístico e sistêmico transcendendo a consultoria comportamental convencional; tem o perfil profissional de alguém que valoriza não só o racional, mas também a criatividade, o emocional e o propósito; está sempre conectando as inteligências racional, emocional e espiritual. Estas separadas, já não resolvem os problemas que atualmente surgem nas empresas. O terapeuta organizacional é, então, um facilitador que contribui com seus clientes, educando-os a reconhecerem não só seus pontos fracos, mas também suas fortalezas.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Retrocesso da Diversidade, Equidade e Inclusão em 2024: os desafios desta pauta nas Organizações

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vêm enfrentando retrocessos significativos em várias empresas globais e americanas em 2024, tanto em programas internos quanto em oportunidades de carreira. Mudanças no cenário econômico e pressões culturais e políticas têm feito empresas reavaliarem suas iniciativas DEI, resultando em cortes e reduções em várias corporações. Recentemente,... leia mais

14 minutos

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium