icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #83 - Abril 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Tecnologia e seu impacto nos processos de Coaching Executivo e Empresarial

Em algumas reas do mundo corporativo inclusive a de Coaching Executivo existem riscos relacionados nbsp com o uso da tecnologia de conex o John Mattone A tecnologia da comunica o hoje vital para as intera es de trabalho e sua utiliza o tem crescido exponencialmente no meio corporativo O uso de smartphones cada vez mais sofisticados udio e v deo confer ncias mensagens instant neas comunidades online e demais alternativas para o trabalho colaborativo dist ncia tornou-se comum Equipes virtuais atuam remotamente reuni es e encontros s o realizados dist ncia agilizam-se contatos decis es e iniciativas eliminam-se viagens otimiza-se o uso do tempo A comunica o virtual quando adequadamente utilizada tornou-se um fator que tende a elevar a performance das pessoas das equipes e das organiza es como um todo No caso espec fico do Coaching Executivo e Empresarial EE o uso da tecnologia tem provocado alguns debates que merecem a aten o tanto dos coaches quanto dos coachees e dos stakeholders nbsp Alguns posicionamentos exaltam as vantagens do uso da tecnologia da comunica o em processos de Coaching EE enquanto outros alertam para nbsp os nbsp eventuais riscos limita es Ambos os posicionamentos s o relevantes pois contribuem para a an lise dos pr s e contras da utiliza o do chamado Coaching Virtual nos processos de Coaching EE Entendemos o Coaching Virtual como um processo um-a-um n o presencial intermediado por recursos tecnol gicos que transmitem som e ou imagem ao vivo e cujo conte do acess vel somente a dupla coach coachee condi o esta que possibilita preservar o sigilo das sess es O Coaching Virtual tem sido utilizado por alguns coaches executivos e empresariais desde os seus prim rdios o caso do telecoaching uma alternativa frequentemente utilizada para transpor a barreira das dist ncias desde a poca que antecedeu as novas alternativas disponibilizados pela atual tecnologia da comunica o Coaches tais como Thomas Leonard fundador do Coachville e da ICF falecido em e Marshall Goldsmith ver Pascal et al p profissional mundialmente conhecido serviram-se do coaching virtual em seus trabalhos Clutterbuck e Hussain registram que coaching via telefone j era uma pr tica comum nos USA na primeira d cada do s culo XXI Entendido desta forma o coaching virtual poder em alguns casos ser compatibilizado com os objetivos a pr tica e os princ pios da tica Profissional que regem o processo do Coaching EE viabilizando assim sess es dist ncia Entretanto poucas s o as pesquisas sistem ticas dispon veis sobre este procedimento Existem relatos de natureza informal com base na pr tica de in meros Coaches EE que indicam que o Coaching Virtual se conduzido de forma competente e adequada poder ser eficaz No caso do Coaching EE existem alguns fatores espec ficos a considerar uma vez que envolvem al m do Coach e do Coachee nbsp os stakeholders entre os quais o superior imediato e ou o representante do RH que gerem as quest es relacionadas com as demandas da organiza o com o acompanhamento do processo de coaching nbsp e com nbsp as especificidades do contexto organizacional Os que defendem o uso da tecnologia em Coaching EE apontam as seguintes vantagens - Custo nbsp J nos idos de Ahrend et al afirmavam que Um Coach eletr nico poder servir como uma ferramenta de baixo custo que replica benef cios de uma sess o ao vivo pois permite que o conte do seja acessado de forma particular e conveniente a qualquer momento - Praticidade nbsp Segundo Pascal et al Os coaches est o evoluindo em suas pr ticas para al m da condi o presencial incluindo coaching por telefone v deo confer ncia texto e-mail - Diversifica o de recursos Lancefield et al prop em a utiliza o de gamifica o avatares e hologramas para ajudar o coachee a visualizar cen rios futuros atrav s de softwares ou algoritmos Embora os autores reconhe am a exist ncia de perigos a serem evitados uma vez que excesso de tecnologia poderia prejudicar a efic cia e a experi ncia do coaching ainda assim afirmam que a combina o do insight humano com o da m quina superior a cada um deles isoladamente...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Thomas J. Leonard- Um pioneiro esquecido

“T. Leonard não foi apenas um praticante de coaching, foi um dos seus mais dinâmicos arquitetos’Toni Nutley (2025).  A caminhada profissional de Leonard foi não convencional. Foi criativa, desenvolvimentista e inovadora, transformando sua atividade de planejamento financeiro ao combina-la com coaching de vida.Em 1992 Leonard fundou a Coach University, uma das primeiras entidades... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo e Empresarial: Aspectos Históricos

“O que é interessante sobre o início de qualquer profissão nova é a falta de consenso sobre definições, práticas  e limites”(Galwey , W. (1974), p.7   Qualquer área do conhecimento, tanto do ponto de vista da teoria quanto da prática, está sujeita a revisões e revisitas que asseguram o acompanhamento do contínuo avanço da ciência e da tecnologia. O Coaching em... leia mais

25 minutos

Coach: Como avaliar o próprio desempenho

Diversos estudos e pesquisas sobre avaliação do desempenho do coach tem sido realizados, sendo que muitos estudiosos concentraram-se na busca dos determinantes principais dos resultados do coaching.   Já em 2002 McGonagill observa que “os coaches fariam bem se fossem praticantes realmente reflexivos’’, capazes de demonstrar as seguintes características: · Consciência... leia mais

21 minutos

Quem confia na Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial tem contribuído para a rapidez da transformação do nosso modus vivendi, estimulando a renovação, elevando a produtividade, a eficácia e baixando custos embora, em certos casos, sua utilização poderá tornar-se distorcida ou apresentar riscos. O levantamento conjunto realizado pela Universidade de Queensland e pela consultoria KPMG das Austrália, intitulado... leia mais

21 minutos

Coaching Organizacional e Inteligência Artificial (IA)

“O rápido crescimento da inteligência artificial (IA) contaminou a comunidade de coaching, gerando  uma enorme onda de entusiasmo e ansiedade” Bachkirova, T.  e Kemp, R. (2024).     Estudiosos da área de coaching organizacional tem publicado alguns trabalhos sobre os possíveis impactos da IA nos processos de coaching organizacional. Bachkirova e... leia mais

20 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium