revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #83 - Abril 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Tecnologia e seu impacto nos processos de Coaching Executivo e Empresarial

“Em algumas áreas do mundo corporativo,
inclusive a de Coaching Executivo,
existem riscos relacionados
 com o uso da tecnologia de conexão.”
John Mattone (2018)


A tecnologia da comunicação é hoje vital para as interações de trabalho e sua utilização tem crescido exponencialmente no meio corporativo.

O uso de smartphones cada vez mais sofisticados, áudio e vídeo conferências, mensagens instantâneas, comunidades online e demais alternativas para o trabalho colaborativo à distância tornou-se comum.

Equipes virtuais atuam remotamente, reuniões e encontros são realizados à distância, agilizam-se contatos, decisões e iniciativas, eliminam-se viagens, otimiza-se o uso do tempo. A comunicação virtual, quando adequadamente utilizada, tornou-se um fator que tende a elevar a performance das pessoas, das equipes e das organizações como um todo.

No caso específico do Coaching Executivo e Empresarial, (EE) , o uso da tecnologia tem provocado alguns debates que merecem a atenção, tanto dos coaches quanto dos coachees e dos stakeholders  Alguns posicionamentos exaltam as vantagens do uso da tecnologia da comunicação em processos de Coaching EE, enquanto outros alertam para  os  eventuais riscos/limitações.

Ambos os posicionamentos são relevantes, pois contribuem para a análise dos prós e contras da utilização do chamado Coaching Virtual nos processos de Coaching EE.

Entendemos o Coaching Virtual como um processo um-a-um, não presencial, intermediado por recursos tecnológicos que transmitem som e/ou imagem ao vivo e cujo conteúdo é acessível somente a dupla coach/coachee, condição esta que possibilita preservar o sigilo das sessões.

O Coaching Virtual tem sido utilizado por alguns coaches executivos e empresariais desde os seus primórdios. É o caso do telecoaching, uma alternativa frequentemente utilizada para transpor a barreira das distâncias, desde a época que antecedeu as novas alternativas disponibilizados pela atual tecnologia da comunicação.

Coaches tais como Thomas Leonard, fundador do Coachville e da ICF, falecido em 2003 e Marshall Goldsmith (ver Pascal et al, 2015, p. 2), profissional mundialmente conhecido, serviram-se do coaching virtual em seus trabalhos. Clutterbuck e Hussain, (2010) registram que coaching via telefone já era uma prática comum nos USA na primeira década do século XXI.

Entendido desta forma, o coaching virtual poderá, em alguns casos, ser compatibilizado com os objetivos, a prática e os princípios da Ética Profissional que regem o processo do Coaching EE, viabilizando assim sessões à distância.

Entretanto, poucas são as pesquisas sistemáticas disponíveis sobre este procedimento. Existem relatos de natureza informal, com base na prática de inúmeros Coaches EE que indicam que o Coaching Virtual, se conduzido de forma competente e adequada, poderá ser eficaz.

No caso do Coaching EE, existem alguns fatores específicos a considerar, uma vez que envolvem, além do Coach e do Coachee,  os stakeholders, entre os quais o superior imediato e/ou o representante do RH, que gerem as questões relacionadas com as demandas da organização, com o acompanhamento do processo de coaching  e com  as especificidades do contexto organizacional.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos

Coaching Executivo e Segurança Psicológica (A)

“Há um reconhecimento crescente  em todos os setores sobre a importância de dizermos o que pensamos” Amy C. Edmondson (1212) O termo “Segurança Psicológica” foi desenvolvido por Edmondson a partir do seu interesse sobre os fatores que contribuem para a eficácia das equipes de trabalhadores do conhecimento nas organizações. Já em 2008 escrevia ela que... leia mais

22 minutos

Gestão do Tempo e Coaching Executivo e Empresarial

O uso do tempo é um tema que, apesar de sua importância, não tem sido adequadamente  considerado  nos processos de Coaching Executivo. O chamado  Time Management teve seus anos de glória na década dos oitenta e a demanda por cursos presenciais e à distância, livros e  artigos cresceu rapidamente a nível mundial, disponibilizando um recurso para enfrentar o ritmo... leia mais

20 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium