Vou começar esse artigo com 3 frases que me ajudaram a entender de forma mais profunda o universo das ideias sobre valores, níveis de desenvolvimento e consciência estruturados por Richard Barrett, que é na minha visão, uma das maiores autoridades sobre cultura e valores. Nos últimos anos ele escreveu uma série de livros falando sobre o tema desse artigo e sobre novas formas de liderar, a importância da consciência no desenvolvimento humano, a nova psicologia do bem-estar humano e mais recentemente sobre a importância das visões de mundo e também sobre o bem estar das nações.
1 - Crescemos em estágios de desenvolvimento psicológico;
2 - Operamos em níveis de consciência;
3 - Vivemos dentro de visões de mundo.
Aqui acho importante esclarecer algo, que também aprendi com Richard Barrett: quando, nesse artigo, eu me referir a “psicologia” ou “psicológico” intenciono dizer sobre o “estudo da alma”, sem nenhuma pretensão de entrar nos domínios da psicologia propriamente dita.
Estamos todos em um processo evolutivo individual, que se inicia na nossa concepção/gestação e continua, nessa experiência, até o momento em que morremos.
O objetivo do Coaching Evolutivo é possibilitar que o cliente, dentro desse processo evolutivo individual, passe por uma fase de transformação, vencendo os medos gerados pelas necessidades do ego (“individuação”) e atinja, no mínimo, um estágio de coerência interna onde ele possa viver seu propósito de forma harmônica e congruente (“autorrealização”) e com o pleno uso de seus valores, que servirão como verdadeiros guias e norteadores de suas ações.
Mas como fazer todo esse processo?
Vou começar explicando meu entendimento das três frases citadas no início, descrevendo e detalhando a teoria que gira em torno de cada uma delas.
Crescemos em “Estágios de desenvolvimento psicológico”
Crescer, amadurecer e até mesmo desenvolver são verbos que indicam ações que consideramos naturais em nossa história de vida. O corpo físico, as fases (infância, adolescência, adulta e envelhecimento), o amadurecimento, o desenvolvimento acadêmico e etc.
Quando usamos o verbo “evoluir” fica implícita uma jornada diferente, caracterizada por saltos, avanços e expansão. É necessário um desafio (externo ou interno) que promova essa evolução.