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Edição #81 - Fevereiro 2020

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A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO

Uma das maiores quest es que se apresentam aos modelos de gest o contempor neos nas empresas hoje conseguir se livrar de um pensamento exclusivamente voltado para os sistemas de comando e controle desenvolvidos no come o do s culo para dar conta dos aumentos das demandas e do volume de produ o e incluir em seus processos uma l gica que abranja as r pidas din micas da complexidade e da emerg ncia do inesperado que as organiza es vivenciam nos cen rios atuais Esse processo de transi o n o se d de maneira f cil nem r pida preciso em primeiro lugar identificar compreender se conscientizar e aceitar as origens dos modelos mentais ora vigentes para s em seguida desenvolver poss veis caminhos para a evolu o desse modelo na dire o de uma l gica capaz de dar respostas mais adequadas aos desafios que se revelam muitas vezes intranspon veis e fatais para as companhias hoje Antigamente os cart grafos europeus costumavam nomear em seus mapas os territ rios ainda inexplorados como Terra Incognita e no caso dos oceanos Mare Incognitum Eles inclu am nesses espa os ainda desconhecidos o aviso de que Aqui h drag es em latim Hic sunt dracones para alertar os navegadores da possibilidade de encontrar essas criaturas fant sticas nos confins do mundo ao menos o que consta em um dos mais antigos mapas-m ndi conhecidos o nbsp Globo de Hunt-Lenox de A met fora ainda v lida para os dias de hoje As organiza es que pretendem superar a si mesmas e seus pr prios horizontes devem buscar exorcizar os fantasmas e monstros que por vezes imaginam em seu caminho e que muitas vezes v o ter que defrontar para poder exorcizar para assim navegar sem se afogar nas guas desconhecidas e turbulentas do futuro sabendo em especial que n o haver mais portos-seguros E que isso n o ser mais um problema Vis es de Mundo vis es dos Neg cios Os modelos de gest o desenvolvidos e adotados pelas organiza es est o intrinsicamente relacionados a vis es de mundo compartilhadas pela sociedade e como estas organiza es est o aderentes ou adaptadas s bases tecno econ micas predominantes em uma determinada poca Estas vis es de mundo determinam tanto a forma como os neg cios s o administrados e liderados como tamb m os valores que orientam as suas estrat gias e o prop sito com que servem sociedade A vis o de mundo orientadora de uma determinada organiza o portanto quanto mais aderente aos valores do macroambiente social e econ mico da poca em tese maior a facilidade para associar pessoas como colaboradores parceiros consumidores etc e promover interfaces favor veis sua exist ncia e prosperidade Num r pido retrospecto os neg cios como conhecemos hoje t m seu nascimento na revolu o industrial que se iniciou no s culo J o marco para a administra o profissional de empresas ocorreu no in cio do s culo tendo como precursores Frederick W Taylor e Henry Ford nos EUA e Henri Fayol na Europa Se colocarmos em perspectiva a gest o evoluiu muito pouco nesses ltimos cem anos Boa parte do que...
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