Mais um desafio que o querido Lannes me propõe, porém, mais que isso, a Revista Coaching Brasil, a cada edição desafia a todos nós com temas fundamentais para o nosso desenvolvimento humano e profissional. Até porque nenhum de nós será um bom coach profissional (ou bom profissional de qualquer área), se antes não nos tornarmos boas pessoas. E se quisermos ser excelentes profissionais, devemos, antes de tudo, buscar a excelência humana.
O tema dessa edição nos instiga nessa dimensão humana e profissional a ampliarmos nossa consciência a partir de outros pontos de vista, de outros “points of you”, um bom trocadilho a nos inquietar com as infinitas possibilidades proporcionadas pelas imagens, vivências e jogos que o “The Coaching Game, Punctum” e “Faces” oferecem.
Há algum tempo venho utilizando as ferramentas da Points of You® em processos de coaching individual e workshops de desenvolvimento de lideranças e team building com resultados incríveis e surpreendentes. Quando recebi o convite para participar da Points of You® Academy, não hesitei. Em fevereiro desse ano participei da formação junto com outros coaches de diversos países, conduzido pela Efrat Shani, que veio de Israel pela primeira vez ao Brasil para formar os Experts, 3º. Nível da Points of You® Academy. Foram cinco dias intensos que muito mais que nos municiar de ferramentas e teorias de coaching foi um mergulho na própria alma. É inevitável que quando assim somos tocados, que queiramos que outros também experimentem o poder transformador dessas vivências. Eis porque aqui estou apresentando esse dossiê, para o qual participam pessoas muito especiais:
O primeiro texto é um relato da história da Points of You®, de como Efrat Shani e Yoran Golan, os fundadores, construíram essa abordagem que atinge milhares de pessoas em diversos países.
Ariolino Andrade, ser humano muito especial, é um dos Masters brasileiros e o Country Leader do Brasil e conta a sua experiência e metodologia da PoY. Foi o meu primeiro formador e co-facilitador da nossa formação de Experts, junto com duas Masters peruanas, Vanessa Delgado e Monica Pooley.
Dessa turma convidei a Renata Livramento, profissional de primeiríssima qualidade e especialista em Psicologia Positiva para contar para nós sobre a linguagem das fotos. É uma mestra!
Regis Lucci, consultor e coach com larga experiência em formação de lideranças e coaching executivo compartilha sua experiência de como as ferramentas da PoY têm contribuído para o autoconhecimento e desenvolvimento das emoções.
A querida Iracema Irigaray, coach especialista em coaching de grupos e equipes, é a segunda Master brasileira e nos brinda com um primor de reflexão que provocará cada leitor de forma instigante, como compete aos coaches.
Concluo esse dossiê, que muito me honrou coordenar, com uma reflexão sobre o poder da intuição e da sincronicidade no processo de coaching. Espero que gostem e que esses artigos estimulem a todos os leitores e leitoras a mergulhar ainda mais no autoconhecimento para melhor servir aos clientes com as poderosas ferramentas da Points of You®.
Artigo publicado em 02/09/2019