revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #76 - Setembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do Dossiê: Points of You

Mais um desafio que o querido Lannes me propõe, porém, mais que isso, a Revista Coaching Brasil, a cada edição desafia a todos nós com temas fundamentais para o nosso desenvolvimento humano e profissional. Até porque nenhum de nós será um bom coach profissional (ou bom profissional de qualquer área), se antes não nos tornarmos boas pessoas. E se quisermos ser excelentes profissionais, devemos, antes de tudo, buscar a excelência humana.

O tema dessa edição nos instiga nessa dimensão humana e profissional a ampliarmos nossa consciência a partir de outros pontos de vista, de outros “points of you”, um bom trocadilho a nos inquietar com as infinitas possibilidades proporcionadas pelas imagens, vivências e jogos que o “The Coaching Game, Punctum” e “Faces” oferecem.

Há algum tempo venho utilizando as ferramentas da Points of You® em processos de coaching individual e workshops de desenvolvimento de lideranças e team building com resultados incríveis e surpreendentes.  Quando recebi o convite para participar da Points of You® Academy, não hesitei. Em fevereiro desse ano participei da formação junto com outros coaches de diversos países, conduzido pela Efrat Shani, que veio de Israel pela primeira vez ao Brasil para formar os Experts, 3º. Nível da Points of You® Academy. Foram cinco dias intensos que muito mais que nos municiar de ferramentas e teorias de coaching foi um mergulho na própria alma. É inevitável que quando assim somos tocados, que queiramos que outros também experimentem o poder transformador dessas vivências. Eis porque aqui estou apresentando esse dossiê, para o qual participam pessoas muito especiais:

O primeiro texto é um relato da história da Points of You®, de como Efrat Shani e Yoran Golan, os fundadores, construíram essa abordagem que atinge milhares de pessoas em diversos países.

Ariolino Andrade, ser humano muito especial, é um dos Masters brasileiros e o Country Leader do Brasil e conta a sua experiência e metodologia da PoY. Foi o meu primeiro formador e co-facilitador da nossa formação de Experts, junto com duas Masters peruanas, Vanessa Delgado e Monica Pooley.

Dessa turma convidei a Renata Livramento, profissional de primeiríssima qualidade e especialista em Psicologia Positiva para contar para nós sobre a linguagem das fotos. É uma mestra!

Regis Lucci, consultor e coach com larga experiência em formação de lideranças e coaching executivo compartilha sua experiência de como as ferramentas da PoY têm contribuído para o autoconhecimento e desenvolvimento das emoções.

A querida Iracema Irigaray, coach especialista em coaching de grupos e equipes, é a segunda Master brasileira e nos brinda com um primor de reflexão que provocará cada leitor de forma instigante, como compete aos coaches.

Concluo esse dossiê, que muito me honrou coordenar, com uma reflexão sobre o poder da intuição e da sincronicidade no processo de coaching. Espero que gostem e que esses artigos estimulem a todos os leitores e leitoras a mergulhar ainda mais no autoconhecimento para melhor servir aos clientes com as poderosas ferramentas da Points of You®.

Artigo publicado em 02/09/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Organizações Positivas

O que reservamos para você? Quando recebemos o convite para esta edição, uma linha do tempo passou rapidamente em nossa memória. Conhecemos e reconhecemos Luciano Lannes em 2001 na pós-graduação em Jogos Cooperativos que fizemos e nos demos conta que este dossiê, de certa forma, está alicerçado em tudo que já acreditávamos e estudávamos juntos naqueles tempos: “se o importante é... leia mais

8 minutos

Valores

Começo agradecendo a sua confiança, Lannes. Me senti honrado ao receber o convite para coordenar o dossiê da revista Coaching Brasil. Viver essa experiência foi uma descoberta, afinal a escrita para mim, essencialmente, se manifesta em outros formatos (crônicas e poesias). Lembro quando o Lannes cogitou inicialmente a minha contribuição com o tema “valores” no início de dezembro/19... leia mais

3 minutos

Coaching e Biografia Humana

Boas Vindas a esta edição tão especial de Coaching e Biografia Humana! O processo biográfico é sem dúvida um exercício de autoconhecimento que permite um passeio, um revisitar a sua história de vida, olhando o passado com a sabedoria e a maturidade do presente. Vamos usar a metáfora de olhar a floresta do alto, como se você estivesse enxergando tudo e todos os seus componentes... leia mais

9 minutos

Teoria Integral – um elegante mapa da realidade

Que emoção! Coordenar um dossiê sobre a Teoria Integral de Ken Wilber. Quero começar agradecendo o Luciano Lannes pelo convite, ao Marcelo Cardoso por todo conhecimento transmitido e a Andrea Fortes por um texto provocativo e cativante sobre 4 teorias (sendo uma delas a Teoria Integral) que me encorajou a mergulhar novamente e mais profundamente no aprendizado da Teoria Integral. Para... leia mais

4 minutos

Apresentação do Dossiê: CONVERGE 2019

O que é o Converge e quem são os autores dessa edição Um webinário realizado pela ICF Brasil sobre o Converge19 tinha acabado de acontecer quando o Luciano me convidou para coordenar esse dossiê. O grande objetivo era convidar algumas pessoas que tinham estado no Converge19 para compartilhar conteúdos e informações com você leitor da Revista Coaching Brasil! Mas por onde eu começaria?... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium