revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #72 - Maio 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aprender com o outro: o caminho da diversidade

É importante reconhecermos os processos de aprendizagem como um dos grandes temas sobre o qual precisamos nos debruçar na tentativa de entendermos seus efeitos em nossa contemporaneidade, marcada pela intolerância, discursos de ódio e disputas de narrativas pela construção de uma verdade única. O tema pede especial atenção neste momento histórico-político brasileiro, no qual a educação tem sido alvo de disputas ideológicas que, paradoxalmente, tentam negar e ocultar seu caráter ideológico.

Negar o diverso, o diferente e não reconhecer a legitimidade do outro, diferente-de-mim, é a tônica atual, porém, esse modo de pensar tem sido construído lenta e invisivelmente por nossa cultura há anos, com a negação do outro como verdadeiro outro na convivência.

Nosso foco é olhar para os processos de aprendizagem como processos relacionais do viver e, com essa visão, podemos reconhecer seu caráter imprevisível, ao mesmo tempo que nos convoca a elaborarmos intervenções que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo nos meios onde atuamos.

Em seu artigo “Aprendizagem ou Deriva Ontogênica”, que consideramos um dos textos mais relevantes sobre o tema da aprendizagem, Humberto Maturana mostra duas perspectivas distintas daquilo que usualmente nomeia-se por aprendizagem, apontando que fará uso de uma delas.

Uma das maneiras pela qual se entende os processos de aprendizagem é aquela em que se considera o meio como algo que está fora do indivíduo e que lhe informa sobre quais os comportamentos adequados à cada situação. Dessa forma, o indivíduo guardaria essas representações em sua memória, formando um repertório de comportamentos para responder às contingências do mundo. Ou seja, o mundo, o meio e o ambiente forneceriam as instruções necessárias que permitiriam ao indivíduo adequar-se a eles.

Para elucidar essa maneira de entender a aprendizagem, vamos tomar como exemplo um processo de educação corporativa, tema sobre o qual temos nos debruçado cheios de inquietações. Em muitos treinamentos são usadas técnicas em que os participantes são convidados a representar papéis em uma cena. Por sua vez, essa cena reproduziria o que é exigido deste profissional no exercício de suas funções, como, por exemplo, o desligamento de um colaborador. Nesta técnica de encenação, um participante seria o encarregado pelo desligamento e um outro aquele que seria desligado. Depois da encenação efetuada, os responsáveis pelo treinamento dão o feedback sobre a efetividade do desempenho do participante que efetuou o desligamento, apontando pontos de melhoria em seu comportamento. Os participantes, então, guardariam em sua memória as “melhores práticas” para o desligamento de um colaborador, a partir da vivência e observação da encenação e do respectivo feedback.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Aliança de Coaching Climático - Um Movimento Global de Coaching, Abordando a Crise Climática

Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo. Bem-vindo  ao Climate... leia mais

14 minutos

A Liderança no Brasil: uma visão do Leadership Circle

No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta. O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais

11 minutos

Abundância: O que Acontece Quando Paramos de Contar e Começamos a Viver

E eis que começamos a adentrar neste terreno da abundância, que visualizamos fértil, em todos os sentidos. E vamos compartilhar aqui o que encontramos…   O primeiro achado que encontramos foi que, depois de conversarmos sobre a escassez e perguntarmos “e a abundância?”, as respostas imediatas eram: “é o oposto”. E assim fomos criando uma imagem deste oposto, que... leia mais

11 minutos

Uma jornada em busca de ter voz

"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais

10 minutos

Tendência 2 - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico

Tendência 2  - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico“Ser verdadeiramente estratégico” Longe de ser apenas um departamento burocrático focado em processos administrativos e cortes de custos, o RH que precisamos hoje é um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional. Ser verdadeiramente estratégico significa ir além das demandas imediatas e... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium