revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #72 - Maio 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aprender com o outro: o caminho da diversidade

É importante reconhecermos os processos de aprendizagem como um dos grandes temas sobre o qual precisamos nos debruçar na tentativa de entendermos seus efeitos em nossa contemporaneidade, marcada pela intolerância, discursos de ódio e disputas de narrativas pela construção de uma verdade única. O tema pede especial atenção neste momento histórico-político brasileiro, no qual a educação tem sido alvo de disputas ideológicas que, paradoxalmente, tentam negar e ocultar seu caráter ideológico.

Negar o diverso, o diferente e não reconhecer a legitimidade do outro, diferente-de-mim, é a tônica atual, porém, esse modo de pensar tem sido construído lenta e invisivelmente por nossa cultura há anos, com a negação do outro como verdadeiro outro na convivência.

Nosso foco é olhar para os processos de aprendizagem como processos relacionais do viver e, com essa visão, podemos reconhecer seu caráter imprevisível, ao mesmo tempo que nos convoca a elaborarmos intervenções que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo nos meios onde atuamos.

Em seu artigo “Aprendizagem ou Deriva Ontogênica”, que consideramos um dos textos mais relevantes sobre o tema da aprendizagem, Humberto Maturana mostra duas perspectivas distintas daquilo que usualmente nomeia-se por aprendizagem, apontando que fará uso de uma delas.

Uma das maneiras pela qual se entende os processos de aprendizagem é aquela em que se considera o meio como algo que está fora do indivíduo e que lhe informa sobre quais os comportamentos adequados à cada situação. Dessa forma, o indivíduo guardaria essas representações em sua memória, formando um repertório de comportamentos para responder às contingências do mundo. Ou seja, o mundo, o meio e o ambiente forneceriam as instruções necessárias que permitiriam ao indivíduo adequar-se a eles.

Para elucidar essa maneira de entender a aprendizagem, vamos tomar como exemplo um processo de educação corporativa, tema sobre o qual temos nos debruçado cheios de inquietações. Em muitos treinamentos são usadas técnicas em que os participantes são convidados a representar papéis em uma cena. Por sua vez, essa cena reproduziria o que é exigido deste profissional no exercício de suas funções, como, por exemplo, o desligamento de um colaborador. Nesta técnica de encenação, um participante seria o encarregado pelo desligamento e um outro aquele que seria desligado. Depois da encenação efetuada, os responsáveis pelo treinamento dão o feedback sobre a efetividade do desempenho do participante que efetuou o desligamento, apontando pontos de melhoria em seu comportamento. Os participantes, então, guardariam em sua memória as “melhores práticas” para o desligamento de um colaborador, a partir da vivência e observação da encenação e do respectivo feedback.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium