revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #68 - Janeiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aceleradora Mundial de Educação Positiva WPEA - World Positive Education Accelerator

A Educação Positiva une a ciência da psicologia positiva e disciplinas relacionadas com o estudo das inovações mais promissoras no campo da educação voltadas à excelência acadêmica e ao florescimento humano. Seu propósito é proporcionar às pessoas - estudantes, professores, sistemas escolares e parceiros comunitários - meios consistentes de desenvolvimento de habilidades e ferramentas de bem-estar para que contribuam para o florescimento individual e coletivo, de forma a apoiar e fortalecer a aprendizagem.

Sólidas pesquisas científicas demonstram que o caráter e o bem-estar são maleáveis. São, de fato, habilidades que podem ser desenvolvidas através da aprendizagem e práticas apropriadas. A Psicologia Positiva dedica-se justamente a estudar o que dá vida e promove o florescimento humano, objetivando ampliar o conhecimento científico sobre a felicidade e como cultivá-la. A essência da Educação Positiva constitui na aprendizagem das forças pessoais e coletivas nos ambientes educacionais, com intuito de promoção da capacidade de construção de resiliência e melhor desempenho acadêmico. Seu propósito mais amplo consiste em se criar um Ecossistema do bem-estar envolvendo toda a comunidade escolar. Enfatiza assim a importância de, além da aprendizagem acadêmica, adaptar a escola e seu currículo para a aprendizagem das forças de caráter e virtudes, para que sejam desenvolvidas nos alunos competências não somente acadêmicas, mas também competências para a vida.

Mas o que seriam forças de caráter e virtude? Martin Seligman e Chistopher Peterson, fizeram um amplo estudo sobre as emoções positivas comuns à espécie, relacionadas a felicidade, bem-estar e resiliência e chegaram a 24 forças de caráter e virtudes, que acreditam terem contribuído para a evolução da espécie e que, portanto, estão presentes em todos nós. A partir disso, Seligman desenvolveu um modelo de bem-estar, conhecido pelo acrônimo PERMA, que ensina sobre a importância de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado/propósito e realizações. Segundo Seligman, o bem-estar depende do exercício de todas essas variáveis simultaneamente e intencionalmente, o que deve contribuir para o florescimento. A Educação Positiva se baseia nessa premissa para desenvolver o bem-estar na comunidade escolar, começando pelas lideranças, professores e colaboradores, até chegar aos alunos e suas famílias, para então alcançar um estágio de Ecossistema do bem-estar na comunidade escolar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Papel dos Líderes na Criação de um Ambiente de Trabalho Livre de Assédio

A primeira vez que experimentei um ambiente de trabalho tóxico em minha carreira, foi quando fui promovida, e com isso, transferida para atuar na equipe da matriz da empresa. Quando cheguei ao meu novo local de trabalho, nem todos os colegas vieram dar-me as boas-vindas. Os mesmos colegas com quem eu interagia de forma frequente, ligando desde uma das filiais da empresa, agora me olhavam com... leia mais

12 minutos

Sobre Liderança

Se existe um tema que é super falado, aclamado, festejado, este é o da Liderança. Falar sobre Liderança no mundo atual é constatar que está exatamente aqui uma das maiores carências humanas, liderar equipes, grupos, partidos, cidades, estados e países. A liderança ainda está extremamente associada ao exercício de poder que o cargo traz. Muitas vezes, como dizia minha mãe, esse... leia mais

4 minutos

Inteligência Espiritual Fortalecendo a Confiança

No mundo dos negócios, uma liderança eficaz é crucial para o sucesso das empresas. Além das habilidades técnicas e de gestão, os líderes também precisam desenvolver competências emocionais e espirituais para enfrentar os desafios do ambiente corporativo. Neste artigo, examino a relação entre inteligência espiritual e confiança, destacando como o desenvolvimento da inteligência... leia mais

10 minutos

Formas de usar – e não usar – as ferramentas de Assessment

Na minha jornada tenho usado ferramentas de Assessment desde 1992. Conheci muitas: MBTI, TMP, MEP, HOGAN, FACET, IE, Birkman, BARRETT, DISC, e por aí afora. Estudei-as e me certifiquei em várias delas. Apliquei-as aqui e no exterior. Vivenciei muitos projetos onde o assessment foi fundamental para o sucesso, mas também observei muitas vezes o mau uso das ferramentas. Quero compartilhar aqui... leia mais

10 minutos

A transformação que o luto traz na vida de uma criança

“Pensamento” Olhos se abrem sinto algo diferente Um aperto no peito que emudece a gente Ao longe ouço cochichos Mas parecem muitos gemidos Não consigo entender Porque não consigo ver   Alguém entra no quarto Me parece apressado Me chama baixinho Sua voz parece carinho Mas está embarcada Pois sua alma está dilacerada ... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium