A Educação Positiva une a ciência da psicologia positiva e disciplinas relacionadas com o estudo das inovações mais promissoras no campo da educação voltadas à excelência acadêmica e ao florescimento humano. Seu propósito é proporcionar às pessoas - estudantes, professores, sistemas escolares e parceiros comunitários - meios consistentes de desenvolvimento de habilidades e ferramentas de bem-estar para que contribuam para o florescimento individual e coletivo, de forma a apoiar e fortalecer a aprendizagem.
Sólidas pesquisas científicas demonstram que o caráter e o bem-estar são maleáveis. São, de fato, habilidades que podem ser desenvolvidas através da aprendizagem e práticas apropriadas. A Psicologia Positiva dedica-se justamente a estudar o que dá vida e promove o florescimento humano, objetivando ampliar o conhecimento científico sobre a felicidade e como cultivá-la. A essência da Educação Positiva constitui na aprendizagem das forças pessoais e coletivas nos ambientes educacionais, com intuito de promoção da capacidade de construção de resiliência e melhor desempenho acadêmico. Seu propósito mais amplo consiste em se criar um Ecossistema do bem-estar envolvendo toda a comunidade escolar. Enfatiza assim a importância de, além da aprendizagem acadêmica, adaptar a escola e seu currículo para a aprendizagem das forças de caráter e virtudes, para que sejam desenvolvidas nos alunos competências não somente acadêmicas, mas também competências para a vida.
Mas o que seriam forças de caráter e virtude? Martin Seligman e Chistopher Peterson, fizeram um amplo estudo sobre as emoções positivas comuns à espécie, relacionadas a felicidade, bem-estar e resiliência e chegaram a 24 forças de caráter e virtudes, que acreditam terem contribuído para a evolução da espécie e que, portanto, estão presentes em todos nós. A partir disso, Seligman desenvolveu um modelo de bem-estar, conhecido pelo acrônimo PERMA, que ensina sobre a importância de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado/propósito e realizações. Segundo Seligman, o bem-estar depende do exercício de todas essas variáveis simultaneamente e intencionalmente, o que deve contribuir para o florescimento. A Educação Positiva se baseia nessa premissa para desenvolver o bem-estar na comunidade escolar, começando pelas lideranças, professores e colaboradores, até chegar aos alunos e suas famílias, para então alcançar um estágio de Ecossistema do bem-estar na comunidade escolar.