revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #68 - Janeiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aceleradora Mundial de Educação Positiva WPEA - World Positive Education Accelerator

A Educação Positiva une a ciência da psicologia positiva e disciplinas relacionadas com o estudo das inovações mais promissoras no campo da educação voltadas à excelência acadêmica e ao florescimento humano. Seu propósito é proporcionar às pessoas - estudantes, professores, sistemas escolares e parceiros comunitários - meios consistentes de desenvolvimento de habilidades e ferramentas de bem-estar para que contribuam para o florescimento individual e coletivo, de forma a apoiar e fortalecer a aprendizagem.

Sólidas pesquisas científicas demonstram que o caráter e o bem-estar são maleáveis. São, de fato, habilidades que podem ser desenvolvidas através da aprendizagem e práticas apropriadas. A Psicologia Positiva dedica-se justamente a estudar o que dá vida e promove o florescimento humano, objetivando ampliar o conhecimento científico sobre a felicidade e como cultivá-la. A essência da Educação Positiva constitui na aprendizagem das forças pessoais e coletivas nos ambientes educacionais, com intuito de promoção da capacidade de construção de resiliência e melhor desempenho acadêmico. Seu propósito mais amplo consiste em se criar um Ecossistema do bem-estar envolvendo toda a comunidade escolar. Enfatiza assim a importância de, além da aprendizagem acadêmica, adaptar a escola e seu currículo para a aprendizagem das forças de caráter e virtudes, para que sejam desenvolvidas nos alunos competências não somente acadêmicas, mas também competências para a vida.

Mas o que seriam forças de caráter e virtude? Martin Seligman e Chistopher Peterson, fizeram um amplo estudo sobre as emoções positivas comuns à espécie, relacionadas a felicidade, bem-estar e resiliência e chegaram a 24 forças de caráter e virtudes, que acreditam terem contribuído para a evolução da espécie e que, portanto, estão presentes em todos nós. A partir disso, Seligman desenvolveu um modelo de bem-estar, conhecido pelo acrônimo PERMA, que ensina sobre a importância de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado/propósito e realizações. Segundo Seligman, o bem-estar depende do exercício de todas essas variáveis simultaneamente e intencionalmente, o que deve contribuir para o florescimento. A Educação Positiva se baseia nessa premissa para desenvolver o bem-estar na comunidade escolar, começando pelas lideranças, professores e colaboradores, até chegar aos alunos e suas famílias, para então alcançar um estágio de Ecossistema do bem-estar na comunidade escolar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium