revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #68 - Janeiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Aceleradora Mundial de Educação Positiva WPEA - World Positive Education Accelerator

A Educação Positiva une a ciência da psicologia positiva e disciplinas relacionadas com o estudo das inovações mais promissoras no campo da educação voltadas à excelência acadêmica e ao florescimento humano. Seu propósito é proporcionar às pessoas - estudantes, professores, sistemas escolares e parceiros comunitários - meios consistentes de desenvolvimento de habilidades e ferramentas de bem-estar para que contribuam para o florescimento individual e coletivo, de forma a apoiar e fortalecer a aprendizagem.

Sólidas pesquisas científicas demonstram que o caráter e o bem-estar são maleáveis. São, de fato, habilidades que podem ser desenvolvidas através da aprendizagem e práticas apropriadas. A Psicologia Positiva dedica-se justamente a estudar o que dá vida e promove o florescimento humano, objetivando ampliar o conhecimento científico sobre a felicidade e como cultivá-la. A essência da Educação Positiva constitui na aprendizagem das forças pessoais e coletivas nos ambientes educacionais, com intuito de promoção da capacidade de construção de resiliência e melhor desempenho acadêmico. Seu propósito mais amplo consiste em se criar um Ecossistema do bem-estar envolvendo toda a comunidade escolar. Enfatiza assim a importância de, além da aprendizagem acadêmica, adaptar a escola e seu currículo para a aprendizagem das forças de caráter e virtudes, para que sejam desenvolvidas nos alunos competências não somente acadêmicas, mas também competências para a vida.

Mas o que seriam forças de caráter e virtude? Martin Seligman e Chistopher Peterson, fizeram um amplo estudo sobre as emoções positivas comuns à espécie, relacionadas a felicidade, bem-estar e resiliência e chegaram a 24 forças de caráter e virtudes, que acreditam terem contribuído para a evolução da espécie e que, portanto, estão presentes em todos nós. A partir disso, Seligman desenvolveu um modelo de bem-estar, conhecido pelo acrônimo PERMA, que ensina sobre a importância de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado/propósito e realizações. Segundo Seligman, o bem-estar depende do exercício de todas essas variáveis simultaneamente e intencionalmente, o que deve contribuir para o florescimento. A Educação Positiva se baseia nessa premissa para desenvolver o bem-estar na comunidade escolar, começando pelas lideranças, professores e colaboradores, até chegar aos alunos e suas famílias, para então alcançar um estágio de Ecossistema do bem-estar na comunidade escolar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium