Se voc quiser um ano de prosperidade cultive gr os Se voc quer anos de prosperidade cultive rvores Se voc quer anos de prosperidade cultive pessoas Prov rbio Chin s Voc abre seu Linkedin e decide aceitar os pedidos de conex o que ali aparecem Para sua surpresa minutos depois recebe uma mensagem de um destes novos contatos vendendo seus servi os Esta pessoa acredita que por terem se conectado online existe abertura suficiente para uma venda Sem antes estabelecer proximidade construir uma liga o ou ganhar sua confian a A sabedoria chinesa nos d a letra Pessoas s o o maior bem de nossa carreira independentemente da rea em que atuamos Construir tais rela es est muito al m de um like ou conex o nas redes preciso tempo e qualidade de cultivo fundamental gerar valor Este o Capital Relacional segundo a defini o de Greg rio Mart n de Castro Ph D na Universidade de Madrid o conjunto de conhecimentos que se incorporam na organiza o fruto do valor agregado pelos processos de relacionamento que mant m com os p blicos de interesse e com a sociedade em geral Vivemos em uma era de rela es N o toa o prefixo co que denota companhia tem aparecido constantemente para n s Hoje tudo co-laborativo co-criado co-digirido O investimento concreto em relacionamentos que mais tarde lhe trar o abertura de oportunidades algo a que cada profissional deve dedicar parte de seu tempo E a comunica o de uma identidade coerente por meio do personal branding um dos primeiros passos Afinal quando transmitimos quem somos de forma aut ntica geramos interesse e confian a comunicando nossos principais atributos inova o comprometimento seriedade criatividade ou quais forem outros elementos importantes na sua rea espec fica de atua o Uma marca pessoal de sucesso medida pelo impacto que ela gera Antes de tudo pelo valor que ela agrega E tamb m por sua relev ncia em seu nicho a reputa o constru da ao longo dos anos o prest gio que leva seu nome nbsp E n o existe identidade sem uma gest o adequada de seus relacionamentos Dos mais recentes aos que mantemos ao longo do tempo Uma rede saud vel se transforma em uma rede de confian a baseada na reciprocidade Sempre digo que pessoas compram pessoas Somente iremos adquirir servi os ou produtos se a pessoa com quem estivermos lidando gerar um sentimento de confian a em n s Somos seres sociais por natureza nos compreender fazendo parte de algo maior que n s mesmos nos traz seguran a Devemos sempre considerar os sentimentos que despertamos ao nos comunicarmos e ao nos relacionarmos Quem sou Como sou visto O...