Falar de sua marca pessoal parece simples, não é? Mas eu pergunto: Como você apresenta sua proposta de valor e como os seus principais diferenciais competitivos são percebidos?
Em um mercado de intensa competitividade, onde todos se vendem a todo momento, precisamos comunicar de forma assertiva a nossa proposta de valor e deixar claro o que nos diferencia dos concorrentes.
Pense em um jogo de xadrez: cada player tem direito a 16 peças e, em uma partida, existem cerca de 170 quatrilhões de possibilidades de jogadas. Então, em um mundo com mais de 7.6 bilhões de pessoas, o que te faz acreditar que é preciso ser igual a algo ou a alguém?
Imagine agora a quantidade de possibilidades existentes em cada mente criativa deste mundo; e como isso implica diretamente em sua capacidade de detectar uma “estrutura-chave” para tornar-se referência em sua área de atuação.
Philip Kotler, o pai do marketing, cita de forma contundente a necessidade de evitar a armadilha do commodity. Devemos partir da premissa de que é possível diferenciar-se em tudo, avaliando as diversas formas disponíveis dentro da sua personalidade e essência para construção de uma proposta de valor irresistível.
Você está se perguntando neste momento: “O que é uma proposta de valor irresistível?”. Bom, mantenha-se atento e saberá como elaborar a sua.
Existem mais maneiras para criar uma proposta de valor, entre elas, basta responder a três questionamentos:
1. Qual o problema que estou disposto a resolver para o cliente?
2. Que necessidade preciso satisfazer?
3. Qual o conjunto de serviços que irei oferecer para o cliente?
Vale a pena lembrar que a proposta de valor é entendida pelo cliente, mas transmitida por você, seja através da segurança técnica, comunicação, forma como se relaciona, velocidade, preço e diversas outras formas de diferenciação.