Nossa coach Maria nos traz a seguinte questão:
Sinto-me extremamente atraída fisicamente por um coachee e percebo que ele também está atraído por mim. Noto uma excitação sexual clara e forte por ele, e nem me ocorre abandonar minha família e quebrar laços, trata-se de atração sexual pura e simples. Estou muito preocupada que esta situação ponha a perder todo o trabalho que já realizamos no processo de coaching, mas ao mesmo tempo confesso que tenho medo de não ter a oportunidade de estar com um “pedaço” destes novamente. O que fazer?
Maria, é importante esclarecer que interações sexuais ou românticas são inapropriadas nas relações de coaching. Para ser mais explícita, cito o que diz o código de ética de duas reconhecidas organizações de coaching. A International Coaching Federation (ICF, 2015) explicita em seu código de ética que o coach se compromete a:
“Evitar qualquer relação sexual ou romântica com os clientes atuais ou patrocinadora (s) ou estudantes, mentorados ou supervisionados. Além disso, estarei alerta para a possibilidade de qualquer intimidade sexual potencial entre as partes, incluindo o meu pessoal de apoio e/ou assistentes e tomar as medidas adequadas para resolver o problema ou cancelar o relacionamento, a fim de proporcionar um ambiente seguro em geral.”