Nossa Coach Maria apresenta o seguinte caso:
Estou fazendo coaching com 5 jovens considerados de alto potencial em uma grande organização. Um dos clientes está buscando mudar de área na empresa e não havia mencionado sua intenção ao gestor. Quando o gestor descobriu que havia feito entrevistas em uma outra área, meu cliente disse que a coach dele – eu – o havia orientado a fazer entrevistas sem contar ao gestor. Quando ele me contou isso, no final da sessão de coaching, fiquei furiosa, mas me controlei e disse que trataríamos desse assunto em nosso próximo encontro. Qual a melhor maneira de lidar com esse cliente mentiroso?
Oi Maria, vejo que este tema parece ser muito importante para você porque raras vezes vi um coach qualificar seu cliente como “mentiroso”. A raiva que você sente talvez signifique que você pode ter se sentido desrespeitada profissionalmente ou até decepcionada, percebendo que seu profissionalismo não foi correspondido pelo cliente. Podemos lidar com este seu tema sob 3 distintas perspectivas interdependentes: uma questão de fronteiras que não foram respeitadas; o tema do entendimento sobre os papéis exercidos por cliente e coach em um processo de coaching; e possibilidades de ação para você frente a este cliente na próxima sessão.