revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #44 - Janeiro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar

Nossa Coach Maria apresenta o seguinte caso:
Estou fazendo coaching com 5 jovens considerados de alto potencial em uma grande organização. Um dos clientes está buscando mudar de área na empresa e não havia mencionado sua intenção ao gestor. Quando o gestor descobriu que havia feito entrevistas em uma outra área, meu cliente disse que a coach dele – eu – o havia orientado a fazer entrevistas sem contar ao gestor. Quando ele me contou isso, no final da sessão de coaching, fiquei furiosa, mas me controlei e disse que trataríamos desse assunto em nosso próximo encontro. Qual a melhor maneira de lidar com esse cliente mentiroso?

Oi Maria, vejo que este tema parece ser muito importante para você porque raras vezes vi um coach qualificar seu cliente como “mentiroso”. A raiva que você sente talvez signifique que você pode ter se sentido desrespeitada profissionalmente ou até decepcionada, percebendo que seu profissionalismo não foi correspondido pelo cliente. Podemos lidar com este seu tema sob 3 distintas perspectivas interdependentes: uma questão de fronteiras que não foram respeitadas; o tema do entendimento sobre os papéis exercidos por cliente e coach em um processo de coaching; e possibilidades de ação para você frente a este cliente na próxima sessão.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 138

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: tenho uma confissão a fazer! Tenho clientes preferidos, com os quais adoro interagir nas sessões de coaching e outros clientes acho super entediantes. Antes das sessões de coaching com os clientes que gosto, fico animado e sinto que me dedico mais. Já com os coachees chatos, percebo que olho no relógio com a esperança de que a sessão esteja... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 137

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou angustiada com o que tenho visto nas organizações nas quais conduzo processos de coaching executivo! As culturas dessas empresas são cruéis: máquinas de moer gente e fábricas de burnout. As demandas das empresas patrocinadoras são por produtividade e sou contratada para cuidar da “saúde mental” de meus clientes. É como enxugar gelo. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 136

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: iniciei um processo de coaching executivo com o diretor de uma empresa de tecnologia há mais de 8 meses. Na ocasião realizamos um encontro na presença da líder dele onde ficou acordado entre nós três que o objetivo do programa de coaching seria relacionamento com stakeholders, com foco em diplomacia. O tempo passou, a líder dele saiu da empresa,... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 135

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: acabo de fechar um processo de coaching executivo em um renomado escritório de advocacia. Embora tenha trabalhado bastante tempo na área de marketing de uma grande empresa multinacional, estou insegura: será que vou conseguir me conectar com esse cliente que está prestes a se tornar sócio do escritório? Cara Maria, sua pergunta sobre a... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium