revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #28 - Setembro 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 28

Nosso coach João nos traz uma situação interessante, que pode ter acontecido ou acontecer com você:
-Tenho uma cliente, muito engajada e motivada que, em um de nossos encontros, abordou um assunto complexo e profundo pra ela. Ao final do encontro disse que minhas perguntas foram profundas, certeiras, que trouxeram grandes insights e que aquela fora a sessão mais produtiva que tivemos. Disse ainda que saía com uma enorme energia de transformação, ação, etc. Depois disso, começou a remarcar as reuniões, pediu um tempo para voltar a marcar a próxima, dando as mais variadas desculpas. De tempos em tempos eu fazia um contato, mas ouvia um “ainda não”. Outro dia, ela finalmente envia um Whatsapp dizendo que deseja encerrar o processo. Minha cliente deve estar fugindo de coisas que não quer enfrentar. Como devo agir neste caso?

Se perguntamos a alguém “você quer ser feliz, ganhar dinheiro, ter saúde?”, acredito que em 100% das respostas ouviremos um “sim” sem pestanejar! Se acrescentarmos um olhar profundo, e um “você realmente quer?”, talvez a taxa comece a cair. Por vezes temos lealdades inconscientes com padrões que passam despercebidos, que muitas vezes constroem nossa realidade. Por exemplo, algumas pessoas melhoram de vida um pouco além de sua família de origem. Se por alguma razão mudam de classe social mais radicalmente, como ao ganhar na loteria, tornar-se artista ou atleta famoso, vemos que de algum jeito muitas destas pessoas literalmente queimam este dinheiro e no fim retornam para sua situação financeira de origem. Tal sorte, que por vezes optamos pelo mundo a nós conhecido, mesmo que não inteiramente satisfatório. Às vezes não há nada mais assustador que a estranheza, a sensação de desconjuntamento.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 142

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fui contratado por uma empresa para trabalhar com uma gerente comercial cujos resultados estão abaixo da meta. Ela está engajada no processo de coaching e busca formas de alcançar mais resultados para sua área. Entretanto, observo questões da empresa que, se não mudarem, tornam o alcance de objetivos da minha cliente praticamente impossível. Como... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 141

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: terminei a capacitação de coaching em uma renomada instituição. Tenho alguns clientes e quero continuar me desenvolvendo nesse ofício que me traz tanto significado e prazer. Pensei em me juntar a um grupo de mentoria ou de supervisão, mas estou em dúvida; qual a melhor opção para uma pessoa recém capacitada em coaching? Maria, em primeiro... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 140

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: acabo de conquistar a credencial ACC da ICF e tenho conduzido boas sessões de coaching junto a meus clientes, entretanto tenho dificuldade em encerrar os encontros. Muitas vezes me estendo mais do que o programado, pois acredito que a elaboração dos clientes sobre seus temas segue seu próprio tempo. Quando os clientes têm algum compromisso... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium