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Edição #140 - Janeiro 2025

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O Coaching Executivo é Mensurável?

Nem tudo que relevante para a experi ncia humana do coaching pode ser realmente mensur vel J A Tooth et al O Coaching Executivo CE nbsp uma interven o atrav s da qual um coach externo profissional apoia um executivo nbsp no contexto organizacional emergiu na d cada dos noventa Seu r pido crescimento entretanto n o foi acompanhado pela realiza o de nbsp estudos rigorosos investiga es sistem ticas e levantamentos que indiquem nbsp com clareza o que determina sua efic cia O que se observa uma variabilidade tal de resultados obtidos atrav s de diferentes metodologias de coleta de dados de temas investigados bem como do n mero limitado de participantes fatores estes que inviabilizam an lises comparativas entre as in meras informa es nbsp dispon veis Na ltima d cada entretanto foram publicados alguns estudos que documentam a variabilidade dos resultados j que CE uma interven o sob medida que atende os objetivos dos coachees das organiza es e das circunst ncias espec ficas de cada caso nbsp nbsp nbsp Como j ressaltavam Tooth et al Coaches precisariam conhecer e compreender os limites dos instrumentos utilizados na mensura o das interven es de CE pois consideram que este instrumental por sua pr pria natureza n o inteiramente objetivo Lembram tamb m que as respostas dos clientes aos levantamentos sobre avalia o envolvem aspectos subjetivos sujeitos a interpreta es ou seja nenhum instrumento inteiramente confi vel embora os stakeholders-chave gostariam muito que o fossem MacKie realizou um estudo sobre o feedback m ltiplo como forma de mensurar nbsp a efetividade do CE Os resultados indicaram que embora haja uma evid ncia crescente da efetividade do CE nas organiza es o seu impacto n o parece claro Segundo o autor o feedback m ltiplo disponibiliza nbsp uma oportunidade nbsp de ampliar a avalia o do CE para al m da autoavalia o e nbsp mensurar seu impacto a n vel da organiza o Acrescenta ainda que mensura es m ltiplas com base em conceitos v lidos de lideran a oportunizam o acompanhamento nbsp do impacto do coaching executivo e de seus efeitos em cascata na organiza o p Conclui que sua investiga o confirma que a autoavalia o nem sempre sens vel mudan a pois esta percebida diferentemente na organiza o com diferentes stakeholders nbsp reportando diferentes percep es Confirma pois a necessidade das investiga es sobre resultados focando para al m da autoavalia o e incluindo terceiros que percebam nbsp a mudan a Osatuke et al p ressaltam que falta evidencia sistem tica para apoiar objetivamente os benef cios do CE Ao contr rio do posicionamento de muitos estudiosos do tema avalia o mensura o de resultados os autores consideram que os participantes do coaching s o tipicamente capazes de avaliar seu progresso isto resultados intermedi rios e finais com mais confiabilidade nbsp e validade do que os nbsp seus coaches p Tal tema tem estimulado posicionamentos diversos e pol mica entre os especialistas pois nem todos concordam com esta afirmativa Segundo os autores a avalia o mensura o das interven es de CE apresenta os seguintes desafios Definir o foco da interven o do CE Tal foco definido pelo coach e pelo executivo coachee de forma colaborativa e de acordo com as necessidades preferencias e resultados a serem alcan ados podendo ser revistos no decorrer do processo o que implica flexibilidade e abertura para mudan a do foco nbsp Definir como realizar a interven o O processo atrav s do qual o coach orienta a interven o depende tamb m do contexto Trata-se do como isto de que forma alcan ar os resultados numa interven o de CE Fatores contextuais tais como n vel de experi ncia do coachee expertise do coach clima organizacional e outros tendem a influenciar as diferentes abordagens do coach para alcan ar um mesmo objetivo com diferentes clientes Escolha das medidas As medidas devem ser adequadas interven o e definidas a priori ou seja com base no que se espera que mude a n vel de indiv duo da organiza o e do contexto Segundo os autores uma das barreiras encontradas na mensura o do impacto a utiliza o de medidas indiretas tradicionais tais como feedback de m ltiplas fontes dados sobre clima organizacional m tricas de desempenho e ROI Afirmam eles que o impacto direto do coaching n o se prop e a ir al m do cliente Consideram que CE voltado para desenvolvimento pessoal e profissional do coachee e os ganhos deste desenvolvimento poder o ser expressos atrav s de mudan as de posicionamento mindsets que tenham um impacto nos resultados finais da empresa Ressaltam ainda nas suas conclus es nbsp que qualquer medida nbsp escolhida por um pesquisador nbsp para avaliar o impacto do coaching deveria considerar a percep o do pr prio cliente em rela o ao progresso relacionado s dificuldades inicialmente apresentadas Osatuke p Athanasopoulou A e Dopson S enfatizam que o rigor metodol gico t o importante quanto a sensibilidade para...
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