revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #138 - Novembro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Competências do Coach e seu Impacto nas Mudanças do Coachee (última versão)

“Até hoje não existem estudos publicados sobre  as competências de coaches efetivos, isto é, as que levam o cliente a aprender e mudar”

Boyatzis et al. (2022)


O coaching tem apresentado um crescimento significativo nas últimas décadas em função da elevada demanda no meio empresarial.

Entretanto, aspectos relevantes a respeito desta atividade continuam sendo pouco considerados, como é o caso das competências de um coach que seriam essenciais para estimular e gerar mudanças significativas no coachee resultantes de um processo de coaching.

Blumberg (2016), em sua tese de doutoramento, desenvolveu um modelo de 8 áreas de competência e 63 comportamentos específicos.

As áreas identificadas, com base em entrevistas foram as seguintes:

1 - Administra os relacionamentos entre coach e a organização cliente considerando-se que envolvem três partes: coachee, seu gestor e alguém da área de RH. Tal tarefa assegura o envolvimento do gestor e do RH no processo de modo a apoiar o coachee no alcance das metas do coaching.

* Comportamentos identificados nesta área: Estabelece o propósito e os resultados esperados, verifica se o coaching é compatível com a cultura organizacional, estabelece a confidencialidade com gestor e RH, envolve ambos no processo   de coaching, administra as expectativas sobre os resultados do coaching.

2 - Constrói o rapport e estabelece um relacionamento seguro e confiável  com o coachee contribuindo para elevar sua autoestima e avançar no processo de coaching.

* Comportamentos identificados nesta área:  Estabelece as condições de confidencialidade, inicia com questões de interesse do coachee, considera a linguagem corporal, questionamento, contato visual, empatia, etc.

para criar um relacionamento positivo com o coachee, mantem-se objetivo e direto durante o processo, demonstra confiabilidade nos compromissos com o coachee, considerando este como responsável por seus atos, é otimista, respeita o coachee ressaltando suas forças e possibilidades, alinha as metas do coachee com as da organização, desafia o coachee a ser honesto e direto durante o processo de coaching

3 - Usa sua compreensão e experiência para uma interação produtiva.  Tal condição permite que o coach entenda o funcionamento da organização.

* Comportamentos identificados nesta área: Conhece e aplica os conceitos empresariais e aplica-os no processo, partilha casos de sua experiência com os coachees, utiliza seu conhecimento para gerar planos de ação viáveis no contexto empresarial, partilha seus próprios sucessos e limitações, usa casos e histórias passadas para estimular o coachee numa determinada situação, compreende o comportamento organizacional e o utiliza para estimular o coachee a agir de forma compatível com o contexto.

4 - Integra a diversidade de informações numa interação desenvolvimentista. Os coaches entrevistados informaram que além da escuta ativa, há a observação do comportamento do coachee, o ouvir as pessoas que interagem com o coachee e o prestar atenção nas próprias intuições a respeito do coachee.

* Comportamentos identificados nesta área:  Coleta dados de diferentes fontes para entender o coachee e suas metas no trabalho, testa o que diz o coachee, nota as inconsistências entre linguagem corporal e verbal bem como as palavras, ritmo, tom e volume de voz da fala do coachee, observa  os padrões comportamentais do coachee, percebe quando este desconsidera questões importantes e o questiona, sintetiza dados e ressalta pontos para beneficia-lo, utiliza metáforas para esclarecer certas situações.

5 - Coleta informações via entrevistas com o superior hierárquico, colegas e subordinados do coachee e compartilha com ele os aspectos relevantes para o processo de coaching.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade, Equidade e Inclusão

Uau.... Que desafio foi reunir este seleto grupo tão especial em tempo tão curto. Este tema é mais do que oportuno e necessário, visto que uma das características mais marcantes de nossas sociedades é a desigualdade. São tantos os chamados grupos minoritários, que, não por acaso estão destituídos de poder ou voz, que as crises que pipocam em nossas sociedades são um claro... leia mais

8 minutos

Apresentação do Dossiê - Inteligência Artificial

Bem-vindos ao dossiê sobre Inteligência Artificial! Gostaria muito de agradecer ao Luciano Lannes por me dar a oportunidade de organizar meu terceiro dossiê deste ano, depois de Construindo sua Marca Pessoa (RCB #132) e ICW 2024 (RCB #135). Os 3 dossiês refletem três áreas de interesse que me cativam: marketing, coaching e tecnologia. Fico muito feliz com cada autor que aceitou... leia mais

6 minutos

Apresentação do dossiê - Interseção entre Tecnologia e Humanidade

Oi, sou a Juliana. Hoje chamo você para uma conversa sobre tecnologia e humanidade. O convite para organizar essa conversa e fazer a curadoria dos textos deste dossiê surgiu em uma conversa que eu tive com o Luciano, o editor da revista, quando contei sobre um tema que tem me incomodado nos últimos anos: É sobre como temos deixado a tecnologia dominar e moldar o nosso comportamento, estilo... leia mais

4 minutos

ICW 2024: Inove, Impulsione, Celebre!

É uma grande honra organizar este dossiê sobre a International Coaching Week, a maior celebração do coaching e desenvolvimento humano do mundo, cujo tema em 2024 foi “Inove, Impulsione, Celebre!”. A International Coaching Federation – Capítulo Brasil organizou 20 eventos gratuitos para a ICW2024, numa ação conjunta de diversos voluntários, que convidaram speakers nacionais e... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 134 - IDG - parte 2

Olá caríssimos leitores e leitoras, mais uma edição, e trazemos a segunda parte do dossiê sobre os IDGs. Os interesses imediatistas estão levando pessoas, organizações, o meio ambiente, enfim, o mundo para o buraco. Parece que até a natureza cansou da negação humana da associação entre mudanças climáticas e fatores antropogênicos, produzindo uma série de eventos... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium