“Até hoje não existem estudos publicados sobre as competências de coaches efetivos, isto é, as que levam o cliente a aprender e mudar”
Boyatzis et al. (2022)
O coaching tem apresentado um crescimento significativo nas últimas décadas em função da elevada demanda no meio empresarial.
Entretanto, aspectos relevantes a respeito desta atividade continuam sendo pouco considerados, como é o caso das competências de um coach que seriam essenciais para estimular e gerar mudanças significativas no coachee resultantes de um processo de coaching.
Blumberg (2016), em sua tese de doutoramento, desenvolveu um modelo de 8 áreas de competência e 63 comportamentos específicos.
As áreas identificadas, com base em entrevistas foram as seguintes:
1 - Administra os relacionamentos entre coach e a organização cliente considerando-se que envolvem três partes: coachee, seu gestor e alguém da área de RH. Tal tarefa assegura o envolvimento do gestor e do RH no processo de modo a apoiar o coachee no alcance das metas do coaching.
* Comportamentos identificados nesta área: Estabelece o propósito e os resultados esperados, verifica se o coaching é compatível com a cultura organizacional, estabelece a confidencialidade com gestor e RH, envolve ambos no processo de coaching, administra as expectativas sobre os resultados do coaching.
2 - Constrói o rapport e estabelece um relacionamento seguro e confiável com o coachee contribuindo para elevar sua autoestima e avançar no processo de coaching.
* Comportamentos identificados nesta área: Estabelece as condições de confidencialidade, inicia com questões de interesse do coachee, considera a linguagem corporal, questionamento, contato visual, empatia, etc.
para criar um relacionamento positivo com o coachee, mantem-se objetivo e direto durante o processo, demonstra confiabilidade nos compromissos com o coachee, considerando este como responsável por seus atos, é otimista, respeita o coachee ressaltando suas forças e possibilidades, alinha as metas do coachee com as da organização, desafia o coachee a ser honesto e direto durante o processo de coaching
3 - Usa sua compreensão e experiência para uma interação produtiva. Tal condição permite que o coach entenda o funcionamento da organização.
* Comportamentos identificados nesta área: Conhece e aplica os conceitos empresariais e aplica-os no processo, partilha casos de sua experiência com os coachees, utiliza seu conhecimento para gerar planos de ação viáveis no contexto empresarial, partilha seus próprios sucessos e limitações, usa casos e histórias passadas para estimular o coachee numa determinada situação, compreende o comportamento organizacional e o utiliza para estimular o coachee a agir de forma compatível com o contexto.
4 - Integra a diversidade de informações numa interação desenvolvimentista. Os coaches entrevistados informaram que além da escuta ativa, há a observação do comportamento do coachee, o ouvir as pessoas que interagem com o coachee e o prestar atenção nas próprias intuições a respeito do coachee.
* Comportamentos identificados nesta área: Coleta dados de diferentes fontes para entender o coachee e suas metas no trabalho, testa o que diz o coachee, nota as inconsistências entre linguagem corporal e verbal bem como as palavras, ritmo, tom e volume de voz da fala do coachee, observa os padrões comportamentais do coachee, percebe quando este desconsidera questões importantes e o questiona, sintetiza dados e ressalta pontos para beneficia-lo, utiliza metáforas para esclarecer certas situações.
5 - Coleta informações via entrevistas com o superior hierárquico, colegas e subordinados do coachee e compartilha com ele os aspectos relevantes para o processo de coaching.